sábado, janeiro 06, 2007

Paulistão 2007

___________________________________________________________
Henrique Moretti

São Paulo

O Campeonato Paulista começa no próximo dia 17 com uma grande incógnita pairando sobre três dos quatro clubes grandes do estado. A exceção é o São Paulo, clube bem administrado e maior vencedor do estado nos dois últimos anos, que mantém o técnico Muricy e, apesar de perder jogadores importantes como Mineiro, Danilo e Fabão, reforçou-se convincentemente com Hugo e Jadílson. Ainda foi trazido o atacante Borges. O principal objetivo do clube em 2007 é o tetra da Libertadores.

Dos outros gigantes, o Corinthians, se realmente mantiver Nilmar, tem uma boa equipe, mesmo tendo contratado jogadores de qualidade duvidosa, como Gustavo, Daniel, Jaílson e Arce. O maior problema do alvinegro continua sendo o extra-campo, em que o racha com a MSI interfere diretamente dentro das quatro linhas.

O Santos é um dos times que realizou pior mercado até agora, ao perder 10 jogadores (alguns deles importantes, como Reinaldo e Luiz Alberto) e contratar apenas três, os zagueiros Antônio Carlos e Adaílton, além do volante Rodrigo Souto. Trabalho duro à vista para Luxemburgo, que pretende conquistar sua primeira Libertadores; à torcida santista, resta torcer para que ele não contrate novamente “o time inteiro” do Iraty.

Quanto ao Palmeiras, nada pode se afirmar com precisão, já que o início de 2007 alviverde é cheio de apostas, começando com o técnico Caio Jr., ex-Paraná. Contratados, o volante Pierre e o zagueiro Edmílson parecem não estar à altura da grandeza do clube. Além deles, vieram Leandro e Martinez, envolvidos numa boa troca com Marcinho, que não estava rendendo no Palestra Itália, e ainda o centroavante paraguaio Florentín, outro tiro no escuro. Para piorar, a briga pela presidência está fervendo, às portas da eleição.

Assim, com dois grandes focados na Libertadores, e os outros dois enfrentando problemas em suas diretorias, os times do interior podem se aproveitar, apesar de estarem longe de ostentar a força de outras épocas; nesse contexto, apresentam-se os 8 paulistas da Segundona, entre eles a Ponte Preta, que jogará a responsabilidade para seus garotos, comandados por Wanderlei Paiva; o Marília, o qual tem confiança no trio formado por Fabiano Gadelha, Wellington Amorim e Basílio; o Paulista, de Vágner Mancini, que quase conseguiu ascender à Primeirona no ano passado e espera repetir boas campanhas na nova temporada; o São Caetano, rebaixado no último Brasileirão, que tem de volta Sílvio Luiz e Somália para tentar reerguer-se.

Fora da segunda divisão nacional, o Noroeste continua com Paulo Comelli no comando da equipe e, presidido pelo empresário Damião Garcia, tem bom elenco a fim de ser pela segunda vez consecutiva a melhor equipe do interior no Paulistão; enfim, os recém-promovidos Barueri, Guaratinguetá, Sertãozinho e Rio Claro, todos estreantes na Série A-1, são outros destaques do estadual mais forte do país.

Nenhum comentário: