sexta-feira, maio 25, 2007

Santos, Grêmio, Cúcuta e Boca disputam as semifinais da Libertadores

___________________________________________________________
Henrique Moretti

A Taça Libertadores da América chega à fase semifinal com uma grande surpresa colombiana, um supercampeão argentino e duas tradicionais equipes brasileiras.

A surpresa diz respeito ao Cúcuta Deportivo, que fez cair mais um favorito, o Nacional, tri-campeão da competição. Os cafeteros se aproveitaram da vantagem obtida na partida de ida, quando venceram por 2 a 0, para se classificar. No jogo da última terça-feira, no Centenário, os uruguaios estiveram na frente do placar por duas vezes, mas não conseguiram sair de um empate por 2 a 2. O último gol foi marcado por Pajoy, já nos acréscimos.

Agora o Cúcuta, para continuar sonhando em ser o terceiro time colombiano campeão da Libertadores, precisa bater o pentacampeão Boca Juniors, que foi buscar sua vaga no estádio Defensores del Chaco. Enfrentando a boa equipe do Libertad, o Boca conseguiu reverter a vantagem dos paraguaios, que haviam conquistado um bom empate por 1 a 1 na Bombonera. A classificação foi garantida com gols de Riquelme, em grande jogada individual, e de Palacio, após cobrança de escanteio.

O novo regulamento da competição, que não permite duas equipes de um mesmo país na finalíssima, acabou antecipando um confronto brasileiro para as semifinais. O Grêmio conseguiu mais uma de suas façanhas na quarta-feira, ao repetir, em Porto Alegre, o placar da primeira partida frente ao Defensor: 2 a 0.Sem Diego Souza, expulso em Montevidéu, e Lucas, ainda no departamento médico, o Tricolor gaúcho sufocou os uruguaios desde o início da partida, construindo o placar já no primeiro tempo, com gols do meia Tcheco e do zagueiro Teco. Na segunda etapa, a equipe desperdiçou boas chances de marcar e perdeu Amoroso, expulso após agressão. O uruguaio Pereira ainda carimbou o travessão de Saja antes de a decisão seguir rumo aos pênaltis, em que os gremistas se aproveitaram de dois erros do Defensor para vencer por 4 a 2.

O adversário dos gaúchos, o Santos, teve dificuldades para passar pelo time reserva do América, que, assim como no empate sem gols da partida de ida, focava suas atenções na fase decisiva do Campeonato Mexicano. Contando com apenas 3 suplentes, o América segurou a pressão inicial santista e marcou em contra-ataque, por meio do argentino Bilos. O time da Vila Belmiro veio para o segundo tempo com três atacantes, e a mudança deu resultado, com a virada acontecendo em 26 minutos. Marcaram Jonas, que havia errado no gol mexicano, e Rodrigo Souto, que anotou pela primeira vez com a camisa alvinegra.

Os confrontos semifinais da Libertadores ocorrem nos próximos dias 30 e 31 de maio. As partidas de ida serão em Porto Alegre, no Olímpico Monumental, e em Cúcuta, no Genereal Santander.

terça-feira, maio 22, 2007

Quem segura Casey Stoner?

___________________________________________________________
Henrique Moretti

No último fim de semana ocorreu a quinta etapa da temporada 2007 de MotoGP. Na corrida disputada em Le Mans, na França, melhor para o australiano Chris Vermeulen, da Suzuki, que conseguiu a primeira vitória na carreira – e a primeira da equipe desde 2001. Entretanto, vencedor mesmo foi outro australiano, Casey Stoner, da Ducati Marlboro, atual líder do campeonato que terminou em terceiro lugar, em boa prova de recuperação.

Stoner é a grande surpresa do campeonato. Oitavo lugar no ano passado, quando estreava na MotoGP guiando uma LCR Honda, o piloto de 21 anos resolveu apostar para 2007 na ascendente Ducati, escuderia que sempre contou com um ótimo motor, mas de baixa confiabilidade. E deu certo. A equipe continua em evolução e Stoner venceu três das cinco primeiras corridas deste ano, liderando o campeonato com 21 pontos de vantagem para o supercampeão italiano Valentino Rossi.

O atual campeão da principal categoria do motociclismo mundial é o norte-americano Nicky Hayden, que vive mau momento e é apenas o 11º colocado da tabela. Na pista escorregadia de Le Mans, o garoto de Kentucky perdeu o controle de sua Repsol Honda nas voltas finais, quando detinha a quarta colocação. Os atuais resultados de Hayden dão ainda mais desconfiança à conquista de 2006, que pareceu ser fruto da irregularidade da Yamaha de Rossi e do incrível erro do italiano na última corrida, quando ele caiu na pista seca de Valencia, perdendo assim a vantagem de 8 pontos que ostentava até então.

Nesta temporada, o problema de Rossi são os pneus Michelin, que vêm mostrando um rendimento bem inferior aos Bridgestone usados por Stoner. Com o temporal despejado no GP da França, a diferença entre os dois aumentou ainda mais, e o italiano nada pôde fazer senão terminar num modesto sexto lugar. O brasileiro Alexandre Barros, da equipe secundária da Ducati (a Pramac d’antin), vinha bem enquanto o traçado esteve seco, porém também perdeu rendimento na chuva e acabou abandonando a corrida.


foto: www.caseystoner.com.au