sexta-feira, julho 27, 2007

Palmeiras e Juventude se enfrentam com objetivos distintos

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Vencer e reembalar no Campeonato Brasileiro. Esses são os objetivos do Palmeiras para o duelo contra o Juventude, neste domingo, no estádio Alfredo Jaconi. Depois de ver sua invencibilidade de cinco jogos quebrada no último fim de semana, na derrota diante do Paraná, o Verdão conseguiu uma excelente vitória na quarta-feira, ao vencer o Vasco da Gama de virada por 3 a 2,. Agora, se prepara para encarar a equipe da serra gaúcha, apenas décima-sétima na classificação e afundada na zona do rebaixamento. Ocupando a outra ponta da tabela, o clube paulista está em sexto lugar e tem novamente a chance de ingressar no grupo dos quatro primeiros, que vão disputar a Taça Libertadores do ano que vem.

Na Academia de Futebol, o clima é de alívio após o suado triunfo contra os cariocas, e os holofotes se viraram novamente para o atacante Luiz Henrique. Ele marcou o gol que decidiu o confronto nos minutos finais, assim como havia feito em sua estréia, no 1 a 0 diante do Náutico.

Para enfrentar o Juventude, em partida válida pela décima-quinta rodada do Brasileirão, Caio Júnior tem desfalques importantes. Além do reserva Makelele, expulso no meio de semana, o técnico não vai contar com Valdivia e Edmundo, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Rodrigão, que não teve uma boa estréia diante do Paraná, será poupado, a fim de melhorar sua condição física. Mesmo com os problemas, Caio Júnior não está tão preocupado quanto ficaria em outras ocasiões, já que hoje o Palmeiras tem a disposição um plantel grande e com opções variadas. Desse modo, o novo talismã Luiz Henrique deve entrar na vaga do Animal para formar o ataque com Max, enquanto o meia Deyvid ocupará a posição do Mago, com Caio ficando no banco de reservas. Na zaga, Dininho retorna de suspensão e retoma o lugar que foi do jovem David na partida contra o Vasco.

Pelos lados do Juventude, novidades na comissão técnica. O treinador Flávio Campos abandonou o posto após a derrota para o Botafogo, na última quinta, por 3 a 1. Assim, o coordenador técnico Valteir Franco, que já dirigiu a equipe de forma interina em outras oportunidades, assume o cargo contra o Palmeiras até que um substituto seja anunciado.

Para tentar afastar do clube o fantasma do rebaixamento, a diretoria gaúcha se mexeu e trouxe dois reforços para a seqüência da competição. O primeiro deles é o zagueiro Régis, aquele mesmo revelado no Internacional e que teve passagens por São Paulo e Fluminense. Ele estava no Viborg, da Dinamarca. O outro é o volante uruguaio Marco Vanzini, capitão e ídolo do Nacional, de Montevidéu. Os jogadores, como vieram do futebol estrangeiro, só poderão estrear no início de agosto.

terça-feira, julho 24, 2007

Zebras na Alemanha

___________________________________________________________
Henrique Moretti

A temporada 2006/2007 do Campeonato Alemão foi absolutamente sensacional. Disputada até a última rodada, a competição contou com várias trocas na liderança da tabela e uma grande surpresa levantando a taça. No fim, melhor para o Stuttgart, que, com uma virada sobre o Energie Cottbus na última rodada, conquistou a terceira Bundesliga de sua história. Para encerrar com um jejum de 15 anos sem títulos do Campeonato Nacional, a equipe do sudoeste alemão teve de superar os poderosos Bayern de Munique, Werder Bremen e Schalke 04. Sem precisar se dividir entre Liga e competição européia, como seus grandes rivais, o Stuttgart teve na revelação Mário Gómez seu grande nome. Filho de espanhóis e autor de 14 gols na competição, Gómez apresentou grande evolução e garantiu vaga cativa nas últimas convocações da Seleção Alemã. Outros destaques da equipe dirigida por Armin Veh foram o volante mexicano Pavel Pardo, o meia Hitzlsperger e o atacante brasileiro Cacau.

O Bayern, detentor de 6 dos últimos 10 Nacionais, encarou um ano muito irregular, que incluiu troca de técnico (saiu Feliz Magath e entrou Ottmar Hitzfeld) e acabou culminando na não-classificação à Copa dos Campeões da Europa após 10 anos consecutivos. O Werder, equipe dos brasileiros Diego e Naldo, liderou quase toda a primeira metade do campeonato dando show e perdeu o rumo no fim, muito em função de problemas pessoais do artilheiro Miroslav Klose. Já o Schalke, time de Lincoln e Kuranyi, teve a Bundesliga em suas mãos até a penúltima rodada, quando a derrota por 2 a 0 para o Borussia Dortmund deu a liderança, e posteriormente o título, ao Stuttgart.

Schalke e Bremen garantiram vaga na próxima Copa dos Campeões, enquanto o Bayern de Munique terá de se contentar apenas com a Copa da Uefa, junto a Leverkusen e Nuremberg. Alemania Aachen, Mainz 05 e Borussia Mönchengladbach vão disputar a segunda divisão. A artilharia ficou com o grego Gekas, do, autor de 20 gols, que levou o pequeno Bochum a um honroso oitavo lugar na classificação.

Na Copa da Alemanha, nova surpresa. O sexto colocado da Bundesliga Nuremberg levantou o quarto caneco de sua história. Na finalíssima, disputada em jogo único no Estádio Olímpico de Berlim, a equipe da Baviera bateu o Sttugart, que buscava uma inédita dobradinha entre Liga e Copa, por 3 a 2. O herói da conquista foi o dinamarquês Christiansen, autor do terceiro gol, que veio apenas na prorrogação, quando a decisão parecia seguir rumo aos pênaltis. Logo após o apito final, duzentas mil pessoas invadiram a praça central de Nuremberg para comemorar o título, que coroou a temporada do tradicional clube, nove vezes campeão da Bundesliga e que passava por maus bocados: sua última taça havia sido conquistada no longínquo ano de 1968.