sexta-feira, abril 21, 2006

Previsões/ Raio-X para 2006 (Parte 2)

___________________________________________________________
Guilherme Ferreira Ceciliano

2ª parte do "resumão" das equipes do Campeonato Brasileiro:


Juventude ( Hélio dos Anjos/ 4-4-2)
Chances no Brasileirão: Lutando contra o rebaixamento
O Juventude já fez boas campanhas em campeonatos brasileiros. Mas esse ano nada indica que isso deva se repetir. O técnico Hélio dos Anjos é acostumado à escola nordestina de futebol e por isso terá dificuldades em implantar seu estilo à escola gaúcha, muito semelhante a da Argentina. O alviverde da serra que se cuide, caso contrário fará o clássico gaúcho ano que vem contra o rival Caxias na Série B.
Destaques: Zé Rodolpho, Éder Ceccon
Promessas: Não apresenta


***** São Paulo (Muricy Ramalho/ 3-5-2)
Chances no Brasileirão: Brigando pelo título
O campeão mundial vem sendo o melhor time do Brasil. Marca pressão, sabe se defender como poucos e tem muita qualidade no ataque, ainda mais agora que anunciou o selecionável Ricardo Oliveira. Se ele conseguir se recuperar rápido da lesão deve deixar o Tricolor Paulista um time perigosíssimo para quem o enfrente. Resta apenas o treinador Muricy Ramalho adotar um rodízio (tendo um vista o ótimo banco de reservas) para preservar alguns titulares importantes.
> Rogério Ceni, Júnior, Lugano, Mineiro, Ricardo Oliveira
>> Denílson, Thiago Ribeiro e Hernanes


***** Internacional (Abel Braga/ 4-4-2)
Chances no Brasileirão: Brigando pela Libertadores
O vice-campeão brasileiro se reforçou bem com a chegada de Fabiano Eller, Rubens Cardoso e Adriano Gabiru e ainda renovou com Jorge Wagner. Assim, o elenco está mais forte do que no ano passado, mas o time perdeu uma peça importante: Muricy Ramalho. O melhor treinador de 2005 rumou para o São Paulo e deixou o comando do time para Abel Braga, que consegue armar grandes times, porém sem poder de decisão (vide as passagens de Abelão pelo Flamengo e Fluminense).
Destaques: Fabiano Eller, Tinga, Jorge Wágner, Mossoró, Rafael Sóbis, Élder Granja e Fernandão
Promessas: Chiquinho, Renan, Rentería


** Vasco (Renato Gaúcho/ 4-4-2)
Chances no Brasileirão: Na “zona morta” da tabela

Se Renato Gaúcho tivesse em mãos um time razoável, com certeza o levaria para a Sul-Americana. Porém o time do Vasco é muito limitado tecnicamente, apesar de ser voluntarioso. O ex-bad boy de Fluminense e Grêmio se revelou um técnico durão e motivador e hoje o Vasco é um time guerreiro em campo e com isso não deve correr riscos de rebaixamento, pelo menos até o fim do primeiro turno.
Destques: Edílson, Morais, Ramóm e Ygor
Promessas: Ernani


* Figueirense (Adílson Batista/ 4-4-2)
Chances no Brasileirão: Lutando contra o rebaixamento
O Figueirense perdeu, ao longo dos anos que esteve na primeira divisão, seus principais jogadores: Marcinho Guerreiro, Bilu, Selmir, Michel Bastos, Edmundo, Sérgio Manoel e Cléber. Com um elenco campeão catarinense e todo reformulado em relação ao ano passado o time terá que provar seu valor ao longo da competição. Dentro de campo, destaque para o atacante Schwenk, ex-Cruzeiro e Botafogo, que já salvou o alvinegro carioca da 2ª divisão em 2004.
Desyaques: Edson Bastos, Schwenk
Promessas: Vinícius Fininho


Legenda:
{avaliação - de uma a cinco estrelas} Time (Treinador / esquema)

quinta-feira, abril 20, 2006

Previsões/ Raio-X para 2006 (Parte 1)

___________________________________________________________
Guilherme Ferreira Ceciliano


Início de campeonato Brasileiro, várias esperanças em campo. O que se esperar dos 20 times que disputam a maior competição do futebol nacional nesse ano de 2006?
A resposta você encontra aqui, no Raio-X de todas equipes
.
1a parte:

**** Grêmio (Mano Menezes/ 4-5-1)
Chances no Brasileirão: Sul-Americana para cima

Falta ao time gaúcho apenas um homem-gol. Tem "o novo Tite" no banco de reservas, que armou um ótimo setor defensivo. Na articulação, destaque para o bom passador Tcheco e o excelente centralizador Lucas. Ainda pretende contratar os bons laterais Lúcio, do Palmeiras, ou Fábio Santos, do São Paulo, para dar mais técnica para a zaga. Hugo, ex-Corinthians, já chegou para melhorar as jogadas ofensivas junto com Rafinha, ex-Portuguesa, São Paulo e Santo André.

Destaques: Galatto, Patrício, Marcelo Oliveira, Herrera, Hugo e Tcheco

Promessas: Lucas, Rafinha e Bruno Coutinho


* Ponte Preta (Osvaldo Alvarez/ 4-4-2)
Chances no Brasileirão: Lutando para não cair
A tônica da equipe campineira nos últimos anos é sempre essa: começa o campeonato entre os primeiros, e termina à beira da degola. Tem sido assim nos últimos campeonatos. E ao que tudo indica, dessa vez não vai ser diferente. A única diferença é que agora caem quatro e só há 20 times na série A.
Destaques: Jean, Luciano Baiano, Luís Mário
Promessas: Não tem


**** Fluminense (Oswaldo Oliveira/ 3-5-2)
Chances no Brasileirão: Lutando pela Sul-Americana
Se Oswaldinho conseguir dar um padrão ao time, conseguirá bons resultados. Individualmente a equipe é muito bae e já conta com uma zaga segura (Thiago Silva e Thiago Gosling), mas não vai chegar a lugar algum na competição se não se arrumar rápido. Conta com os ótimos garotos Lenny e Arouca junto com os experientes Rogério e Petkovic.
Destaques: Petkovic, Rogério, Roger, Tuta e Diego
Promessas: Lenny e Arouca

*** São Caetano (Nelsinho Baptista/ 4-4-2)
Chances no Brasileirão: Sul-Americana
Nelsinho Baptista tem o apoio da diretoria e usou o Paulistão como laboratório para o time que se forma para o Brasileirão. Deve ser o São Caetano surpreendente dos últimos tempos porque se arma bem, tem jogadores experientes (como Ânderson Lima e Paulo Miranda) e, principalmente, tem tranqüilidade para administrar eventuais resultados ruins por não ter torcida representativa.
Destaques: Gustavo, Triguinho, Fabiano Gadelha, Paulo Miranda e Ânderson Lima
Promessas: Élton, Leandro Lima, Marcelinho


*** Botafogo (Carlos Roberto/ 4-4-2)
Chances no Brasileirão: Sul-Americana
O melhor dos times cariocas no estadual deve estar entre os dez primeiros ao final do primeiro turno. Isso porque consegue aliar a defesa regular (praticamente a mesma do último campeonato) com um ataque com mais opções. Dodô vem em boa fase, Reinaldo é um atacante interessante e no banco o time possui as promessas Felipe Adão (parente de Cláudio Adão) e Ricardinho. Na armação de jogadas o time perdeu o bom Lúcio Flávio por contusão e contratou Thiago. Porém, o titular no meio deve ser Joílson (e não Jonílson, volante ex-Bota agora no Cruzeiro), que tem se apresentado de forma regular.
Destaques: Dodô, Lúcio Flávio, Clayton, Scheidt, Zé Roberto e Ruy
Promessas: Lopes, Diguinho, Felipe Adão, Thiago e Rafael Tesser


Legenda:
{avaliação - de uma a cinco estrelas} Time (Treinador / esquema)

segunda-feira, abril 17, 2006

Um futebol de amadores

___________________________________________________________
Daniele Pechi

A vinda de Ricardo Oliveira para o São Paulo me trouxe uma dúvida: como um time brasileiro consegue trazer um jogador de tanto peso sem parcerias, com um orçamento equivalente ao de Corinthians ou Palmeiras, por exemplo?

Não importa com que intenções ele tenha vindo, mesmo que seja só para mostrar a Parreira que já está bem e merece ser convocado. Para isso, vai ter que comer a bola e mesmo com esse pouco tempo de contrato, Ricardo pode ser decisivo num (quem sabe) bi da Libertadores, que colocaria novamente o São Paulo no Mundial de Clubes da FIFA.

Enquanto isso, o Corinthians faz parcerias que tomam a administração, brincam de “entender de futebol” e quando se cansam deixam o clube cheio de dívidas. Foi assim com a Hicks Muse e o banco Excel...muita ingenuidade é acreditar que com a MSI tudo será diferente.

Seria perdoável se tantos erros não fossem da mesma administração. Porém, Alberto Dualib, nesses 13 anos de continuísmo fez tudo direitinho: modificou o estatuto (permitindo suas reeleições), conseguiu maioria absoluta entre os conselheiros e praticamente acabou com a oposição, o que garante sua permanência no poder até quando bem entender.

Não se pode esquecer também do escândalo, aliás, bem abafado, de sua neta, Carla Dualib, que trabalha no departamento de marketing do clube e exigiu sua parte do dinheiro russo da parceria do vovô.

É, depois da política, o nepotismo apareceu também no futebol. Se neste caso ele não é ilegal, é no mínimo imoral e deve ser combatido, mas se todo mundo já esqueceu do caso, também vou deixar pra lá! Assim como também vou esquecer que até hoje o Timão não tem um estádio e que este mesmo presidente está se tornando apenas uma figura representativa que caiu na própria armadilha. Com Kia no poder, o rei só reina. Para bom entendedor...

O Palmeiras também sofreu com Mustafá Contursi (12 anos de poder). Em 2002, a equipe caiu para a segunda divisão do Brasileiro, subiu no ano seguinte, mas continuou com a política do bom e barato. Em 2005 assumiu Afonso della Mônica, candidato da situação, que até agora também não ganhou títulos. O elenco do Verdão realmente precisa de mais reforços e as críticas públicas de Leão à diretoria são constantes.

O Santos, que passou muitos anos mal, não está de volta à cena graças ao bom trabalho da diretoria, não. Deu foi uma sorte enorme de ter tido uma safra tão boa em 2002, com Diego, Robinho, Elano, Renato, Paulo Almeida e Alex, todos vendidos para sanar dívidas.

Depois de tudo isso cheguei a uma resposta: o São Paulo faz o simples. Tem uma diretoria competente, que sabe negociar e que faz um ótimo trabalho de bastidores. O tricolor tem uma diretoria de profissionais, no sentido literal da palavra!

Se toda empresa precisa de profissionais qualificados para dar certo e crescer, porque no futebol isso não acontece?

É triste ter que assistir aos campeonatos europeus para poder ver os melhores jogadores brasileiros, que deveriam estar aqui, não fosse pela quantidade de amadores que trabalham no futebol nacional. Não ao continuísmo, profissionalização já! Parece até manifestação política, né? Mas por aqui os únicos profissionais têm sido os empresários dos atletas, que estão certos, fazendo o seu trabalho. Parecem que são os únicos a perceberem que o futebol pode gerar muito dinheiro, é só saber faze-lo.

Bom, por isso mesmo é que como o São Paulo, eu nado contra a corrente e ao invés de comemorar o início do Brasileirão, lamento! Lamento porque quero transparência no futebol, porque quero não precisar possuir TV a cabo para ter notícias dos brasileiros que brilham lá fora e deveriam estar aqui, nos gramados tupiniquins.