sexta-feira, janeiro 12, 2007

Beckham na América

___________________________________________________________
Henrique Moretti

O mercado de inverno europeu – que se encerra no fim de Janeiro – está mais movimentado que de costume nesta temporada, com contratações milionárias como as dos argentinos Gago e Higuaín pelo Real Madrid, que ainda trouxe o brasileiro Marcelo; houve ainda a chegada da revelação chilena Matías Fernández ao Villareal e o empréstimo de três meses conseguido pelo Manchester para ter o bom sueco Larsson, entre outras aquisições. Entretanto, o que mais chama a atenção não é uma assinatura de contrato, e sim o anúncio de que o meia David Beckham jogará nos Los Angeles Galaxy, da liga norte-americana, a partir de agosto, após o término de seu compromisso com o Real Madrid.

Sem espaço no clube merengue desde que o técnico Fabio Capello foi contratado, Beckham foi titular em apenas cinco partidas na Liga Espanhola, e procurou, segundo especulações, uma transferência para a Inter de Milão, pois agradava à sua esposa Victoria Adams a possiblidade de se viver na "capital da moda". Com a negativa do clube de San Siro, apareceu a oportunidade de jogar nos EUA, onde inclusive ele já possui uma escola de futebol. Na seleção inglesa o meia também não vinha obtendo sucesso, sendo que depois da eliminação frente a Portugal na Copa do Mundo nunca mais fora convocado.

Estima-se que o “Spyce Boy” receberá algo em torno de U$1 milhão por semana para jogar em Los Angeles, na soma de salários, acordos comercias e demais rendimentos. Mas a transferência não tem motivos financeiros, garante o jogador, e é explicada pelo grande desafio de alavancar o futebol nos Estados Unidos.

O inglês é a contratação de maior impacto da história da Major League Soccer, a liga de futebol americana, que já abrigou jogadores como Djorkaeff, Valderrama e Stoichkov, e "é o único indivíduo capaz de construir a 'ponte' entre o futebol nos Estados Unidos e no resto do mundo", conforme afirmou Timothy Leiweke, presidente da empresa proprietária do LA Galaxy.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Com gol no fim, Brasil sub-20 passa pelo Peru

___________________________________________________________
Henrique Moretti


Apresentando um futebol bem abaixo do esperado, a Seleção Brasileira sub-20 ganhou do Peru em sua segunda partida no Campeonato Sul-Americano, disputado no Paraguai.

A partida realizada na noite desta terça-feira foi apenas morna, que começou com o Brasil esboçando um bom início, em belo passe de Leandro Lima para o gremista Lucas, aniversariante do dia, abrir o placar. Após o gol, entretanto, a equipe se acomodou e permitiu o empate peruano, que veio com o meia Ismodes, em falha da zaga brasileira.

Na segunda etapa, assim como no jogo anterior, o técnico Nelson Rodrigues providenciou a entrada de Alexandre Pato, a fim de melhorar o ataque até então formado pelos inoperantes Edgar, do Joinvile, e Fabiano Oliveira, do Flamengo. Ainda assim, o escrete canarinho não melhorou, e só não sofreu o gol da virada porque o volante Roberto impediu-o sobre a marca do pênalti, em chute do mesmo Ismodes.

Com fracas atuações do lateral-direito Amaral e do meia Wilian, o Brasil não criava oportunidades, mas aos 45 minutos, quando a partida já se encaminhava para o empate, Carlinhos fez cruzamento despretensioso, a zaga peruana furou e a bola sobrou livre para o segundo gol de Lucas.

Ao conquistar mais três pontos na Chave A, os brasileiros praticamente já garantiram uma das três vagas para o hexagonal final: têm 6, contra 4 dos vice-líderes paraguaios; o Peru, que estreava na competição, fica com 0.

domingo, janeiro 07, 2007

Brasil estréia bem no Sul-Americano sub-20

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Mesmo com um primeiro tempo ruim, a Seleção Brasileira sub-20 bateu o Chile, neste domingo, em sua estréia no Campeonato Sul-Americano da categoria, realizado no Paraguai. A competição deste ano oferece duas vagas aos Jogos Olímpicos de Pequim, já que o Torneio Pré-Olímpico não será realizado, portanto é importantíssima ao projeto brasileiro de conquista do inédito ouro. Os quatro primeiros também se qualificam para o Mundial sub-20, a ser disputado no Canadá.

Dentro das quatro linhas, o Brasil teve um início ruim, sendo dominado pela equipe chilena e sofrendo o primeiro gol em grande jogada do volante Isla; na segunda etapa, porém, o técnico Nelson Rodrigues acertou o time, e com um grande segundo tempo de Leandro Lima (foto), do São Caetano, autor de dois gols em belas jogadas individuais, e de Alexandre Pato, do Internacional, que entrou no lugar de Edgar para anotar também por duas vezes - uma delas de letra. O atacante Sánchez ainda descontou para os chilenos.

O meia corintiano Wilian e o lateral-esquerdo santista Carlinhos também se destacaram, com duas assistências cada um. Chama a atenção que eles, tal qual Lima, Pato e a maioria dos atletas dessa seleção, já estrearam nos profissionais de seus respectivos times, mostrando a rápida ascensão das categorias de base, característica do futebol nacional moderno; ainda existem atletas brasileiros que com essa idade já estão no exterior, como Denílson, do Arsenal, e Marcelo, do Real Madrid, convocadas ao sub-20, mas não liberados pelas diretorias européias.

No Sul-Americano, o Brasil encontra-se no Grupo A, ao lado de Bolívia, Paraguai e Peru, além do próprio Chile. Os três primeiros de cada grupo classificam-se para o hexagonal final, que definirá as vagas.