sábado, junho 07, 2008

Zeballos: um paraguaio entre os astecas

___________________________________________________________
Henrique Moretti


A data é 2 de fevereiro de 2008. A partida, entre Cruz Azul e San Luis era válida pelo Clausura do Campeonato Mexicano e estava empatada por 0 x 0. É então que, aos 10min da segunda etapa, o técnico dos Cementeros, Sergio Markarián, lança mão de um atacante desconhecido para a torcida local. Um minuto depois de ter entrado, em sua primeira intervenção já na estréia, o jogador de 21 anos faz explodir o estádio Azul.

Difícil imaginar que um jogador possa ter uma estréia tão perfeita por uma equipe, mas a descrição foi exatamente o que aconteceu com Pablo Zeballos. Contratado no início deste ano do Sol de América, modesta equipe de Assunção, o paraguaio logo em sua primeira aparição mostrou porque é considerado uma das principais promessas para a Seleção Albirroja.

Para chegar a esse patamar, Zeballos precisou, primeiro, destacar-se como o artilheiro da segunda divisão do Paraguai (Intermedia), sagrando-se campeão da competição com o Sol de América. Em seguida, em uma transferência bastante curiosa, o atacante seguiu rumo ao Oriente Petrolero, da Bolívia, clube que defendeu por empréstimo de seis meses.

O tempo que morou no exterior parece ter feito bem ao jogador, que se adaptou rapidamente e continuou mostrando seu faro de goleador – balançou as redes 16 vezes em apenas 14 partidas. Finda a curta passagem na Bolívia, Zeballos retornou para se consolidar como ídolo do Sol de América. Vice-artilheiro da temporada paraguaia de 2007 com 14 gols, ele foi o principal fator para a permanência da equipe na primeira divisão.

A rápida ascensão do paraguaio o tornou um dos principais alvos do mercado ao fim do ano passado, chamando a atenção de equipes da Europa e da América Latina (especialmente a do River Plate que começava a ser montado pelo técnico Diego Simeone). Ao final, o Cruz Azul venceu a concorrência e assinou contrato válido até 2010 com a promessa.

Dentro de campo, o jogador vem correspondendo às expectativas e teve muitos motivos para comemorar seu 22º adversário, no último mês de março, visto que, desde que iniciou sua trajetória no México com raríssima felicidade, ele já se destaca como um dos homens de confiança do uruguaio Markarián.

A partir daquela partida, que terminou em uma vitória por 4 x 0 sobre o San Luis, o paraguaio participou de todos os outros 13 jogos disputados até aqui pelo Cruz Azul no Clausura. Para se firmar entre os 11 preferidos do técnico, o talento também contou com a sorte: o mexicano Miguel Sabah, principal goleador da equipe, acabou sofrendo uma suspensão de seis jogos da Liga Mexicana. A chance foi muito bem aproveitada por Zeballos, que somou mais três tentos para a sua coleção e outras nove partidas como titular.

Apesar dos bons números em se tratando de bola na rede, vale frisar que o jovem não é propriamente um jogador de área. Com 1,78m de altura, o atacante não se destaca pelo jogo aéreo e costuma procurar as laterais do campo, de onde inicia jogadas que podem terminar em assistências perfeitas para os companheiros de equipe. Assim, ele reúne características que o fazem atuar perfeitamente em qualquer posição do ataque.

Além de causar frisson no México, o atacante também foi recompensado na Seleção Paraguaia, em que recebeu sua primeira oportunidade no amistoso diante de Honduras, disputado em fevereiro passado e que terminou com um placar de 2 x 0 desfavorável à Albirroja. Na ocasião, o treinador Gerardo Martino preferiu conceder chances a jovens jogadores a escalar a equipe que atualmente lidera as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2010. Desse modo, atacantes como Roque Santa Cruz, Salvador Cabañas e Nelson Haedo Valdez foram poupados, fazendo com que sobrasse uma vaga para Zeballos.


confira o texto completo em http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=393