sexta-feira, outubro 14, 2005

RUMO A 2006: Eliminatórias - II

Depois de uma imensa maratona que durou três anos, e como já havia sido anunciado aqui no "Fanáticos por Copa", chegaram ao fim em todo o mundo as Eliminatórias para a Copa 2006 e 27 seleções estão classificadas. Restam 5 vagas que serão decididas nas repescagens.
Vamos à classificação final:

ÁFRICA:
Grupo 1: TOGO, de Adebayor, venceu Congo na última rodada e qualificou-se a seu primeiro mundial, eliminando a sensação Senegal.
Grupo 2: GANA vai à copa do mundo pela primeira vez. A equipe liderada por Essien eliminou a favorita África do Sul.
Grupo 3: Camarões tinha tudo nas mãos mas desperdiçou a chance, cedendo a vaga aos elefantes da COSTA DO MARFIM, de Drogba, que também são estreantes.
Grupo 4: ANGOLA é outra a debutar num mundial. Para isso, deixou pra trás as águias nigerianas.
Grupo 5: TUNÍSIA eliminou o Marrocos com um empate sofrido e é, dos africanos, a única veterana a participar.

AMÉRICA DO SUL: PARAGUAI e EQUADOR se juntaram a BRASIL e ARGENTINA, que já estavam classificados. A equipe equatoriana vai se firmando como a quarta força do continente, deixando pra trás equipes mais tradicionais como Chile, Colômbia e Uruguai, este último que ainda tenta a repescagem.

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL: Os classificados de 2002 MÉXICO, EUA e COSTA RICA são os mesmos para 2006. Trinidad e Tobago tenta debutar em mundiais eliminando o representante asiático na repescagem.

ÁSIA: JAPÃO, IRÃ, ARÁBIA SAUDITA e CORÉIA DO SUL já estavam garantidos há tempos. Bahrein venceu a repescagem local contra o Uzbequistão e agora tenta a vaga na copa em confronto contra o representante da CONCACAF.

EUROPA:
ALEMANHA classificada por ser o país-sede.
Grupo 1: A HOLANDA garantiu sua vaga, deixando a sua outrora carrasca República Tcheca apenas na repescagem.
Grupo 2: A UCRÂNIA de Shevchenko já estava garantida e as últimas rodadas serviram para definar a Turquia na repescagem, deixando gregos e dinamarqueses eliminados.
Grupo 3: PORTUGAL carimbou seu passaporte. A Eslováquia foi 2º e ainda tenta.
Grupo 4: A FRANÇA passou por sufoco mas está na copa. A surpresa Suiça vai à repescagem.
Grupo 5: A ITÁLIA está na Alemanha. Noruega tenta voltar ao mundial através da repescagem.
Grupo 6: INGLATERRA classificou-se em 1º lugar para o mundial. A POLÔNIA ainda entrou direto por ser um dos dois melhores segundos colocados.
Grupo 7: A SÉRVIA E MONTENEGRO surpreendeu a todos e volta a uma copa do mundo, deixando a forte Espanha no suadouro da repescagem.
Grupo 8: A CROÁCIA se classificou como líder e a SUÉCIA também se garantiu por ser um dos melhores segundos colocados.

OCEANIA: A Austrália mais uma vez venceu fácil as eliminatórias e é a representante do continente na repescagem contra o representante da CONMEBOL.
REPESCAGEM:
10 equipes brigam pelas 5 vagas restantes, em confrontos de ida e volta, nos dias 12 e 16 de Novembro, respectivamente.

EUROPA:
A sempre promessa Espanha reedita o confronto de oitavas-de-final da última copa contra a Eslováquia, vencido por ela nos pênaltis. Dessa vez, os eslovacos tentam mudar a história, mas os espanhóis são favoritos. A primeira partida é em Madri e a segunda em Bratislava.
A surpresa do último mundial Turquia suou muito para conseguir a segunda posição num grupo que tinha Ucrânia, Dinamarca e Grécia, e agora parte com tudo pra cima da Suiça, que não disputa copas desde 94 mas deu muito trabalho à França nessas eliminatórias. Os turcos decidem a vaga em casa e devem passsar.
A República Tcheca, agora sem Nedved, tenta o seu primeiro mundial desde que deixou de ser Checoslováquia e enfrenta a Noruega, histórica carrasca brasileira, de Solskjaer. Confronto duro mas o melhor futebol tcheco, jogando a partida de volta em casa, deve prevalecer.

AMÉRICA DO SUL/OCEANIA:
O bi-campeão mundial Uruguai reedita o confronto válido pela repescagem para a Copa de 2002 contra a Austrália. Esperando sair vencedores de novo, os uruguaios tentam abrir vantagem no primeiro jogo em Montevidéu para se garantir depois em Sidnei. Levam pequena vantagem por sua tradição, mas os australianos podem surpreender no talento de Keweel e com uma grande arma no banco de reservas, o treinador holandês Guus Hiddink, que levou à Coréia às semifinais quatro anos atrás.

CONCACAF/ÁSIA:
Os azarões e desconhecidos Bahrein e Trinidad e Tobago disputam mais uma vaga ao mundial. Os caribenhos apostam na força do ataque formado por Yorke, ex-goleador do Manchester United, enquanto os orientais têm sua força na defesa. O resultado é imprevisível, mas talvez Trinidad leve vantagem.

Assim, daqui a um mês todos vão conhecer as 32 seleções que brigarão pelo título mundial na Alemanha, e o "Fanáticos por Copa" não deixará nada passar despercebido, com a cobertura completa dessa reta final de eliminatórias, que tendem a ser muito emocionantes.