quinta-feira, setembro 29, 2005

Robert Scheidt é octa!

E o Brasil tem um octa-campeão mundial. O paulistano Robert Scheidt, de 32 anos, conquistou ontem em Fortaleza, Ceará, o Campeonato Mundial de Iatismo na Classe Laser pela oitava vez. Esse título se junta aos de Tenerife (Espanha/95), Cidade do Cabo (África do Sul/96), Algarrobo (Chile/97), Cancún (México/00), Cork (Irlanda/01) Cape Cod (EUA/02) e Bodrum (Turquia/04).

Robert é um fenômeno. Mesmo vivendo em um país que, via de regra, só tem olhos para o futebol e, no máximo, o automobilismo, consegue a proeza de tornar-se bem-sucedido no esporte amador. Scheidt merece um busto. Eleito já o melhor iatista do mundo e detentor de mais de 100 títulos na classe Laser. Que porta a bandeira brasileira nos quatro cantos do mundo com muito amor.

Um Robert que é dos melhores do mundo no que faz. Que porta a bandeira brasileira nos quatro cantos do mundo com muito amor. Um desbravador dos mares, consagradíssimo, respeitado e conhecido, mas que não peca pelo conformismo.

Um Robert sedento por desafios, como a controvertida mudança para a classe Star que será decidida no fim do ano. Um brasileiro com sangue alemão e que consegue esse ano realizar o sonho de vencer em seu solo, em sua pátria.

Um Robert. Não aquele que tem compulsão por aparecer, mas aquele que tem luz própria. Que aparece sozinho, sem querer, sem pedir.

Um Robert...Scheidt!

terça-feira, setembro 27, 2005

Futebol = Paixão

Por que o futebol é o que é? Pergunta difícil. Como explicar essa paixão que assola todos os cidadãos no mundo todo? O esporte mais praticado, o mais assistido, o mais popular.

O futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes. Uma boa definição, proveniente do jornalista Milton Neves. Quem vive sem futebol? O Brasil é o país deste esporte, onde todos estão envolvidos, direta ou indiretamente, querendo ou não querendo. Ele apaixona as pessoas e, de 4 em 4 anos, quando é realizada uma Copa do Mundo, essa paixão fica ainda mais evidente. Quem não pára tudo para ficar na frente da Tv torcendo para sua pátria? Ali, dentro de campo, 11 contra 11, mais, quem sabe, 60 mil pessoas no estádio e mais, quem sabe ainda, milhões de pessoas envolvidas através do aparelho televisor. Todos com os olhos voltados para o zagueiro botinudo, o volante brucutu, o centroavante desengonçado que às vezes se torna o herói. Mas voltadostambém pro goleiro milagroso, pro zagueiro talentoso, pro meia habilidoso, pro craque, esperando o momento de explosão de alegria, o chute, a falha, o drible, o gol.

Ah, o futebol! O mais importante dentre os menos importantes, o mais popular, o mais praticado, 11 contra 11 correndo atrás de uma bola...que seja. Ah, o futebol! Agradeço aos céus por te ter conhecido, rezo todos os dias para que nunca sejas esquecido.