sábado, novembro 19, 2005

Campeonato Brasileiro 2005 - 40ª rodada

______________________________________________________
Rubens Junior

Olá pessoal! Estou de volta, agora um pouco mais experiente, sendo que está já é minha segunda matéria. Como citei na rodada anterior, nosso campeonato podia pegar fogo e realmente pegou na última rodada, e promete incendiar de vez amanhã, principalmente no jogo entre Corinthians e Internacional no estádio do Pacaembu, que, como meu colega Guilherme antecipou, será a "final" do campeonato.

Bom, agora voltando a falar da 39ª rodada, tivemos resultados importantes, e surpreendentes.
O Flamengo mostrou que realmente não vai disputar a segundona ano que vem, e começa a sonhar com uma vaga na Sul-Americana. Já o Fortaleza, mesmo com a derrota luta por uma vaga nesta copa. Flamengo 3x0 Fortaleza.
No jogo dos sonhos, ou melhor, sonhadores, o Palmeiras venceu apertado a equipe do Juventude. Palmeiras 3x2 Juventude.
No fim da partida, o Colorado gaúcho bateu a equipe do Brasiliense, e conseguiu fazer a diferença cair para 3 pontos em relação ao líder Corinthians. Já a equipe de Vampeta e Marcelinho Carioca com a derrota está cada vez mais na segunda dívisão do ano de 2006. Internacional 1x0 Brasiliense.
O Goiás mostrou mais uma vez que não brinca em serviço no Serra Dourada e derrotou o São Paulo. Goiás 3x0 São Paulo.
Em um jogo fraco, Santos e Paraná empatam na Vila. As duas equipes apenas lutam para assegurar suas vagas na Sul-Americana. Santos 0x0 Paraná.
Juntem os pedaços! Isto mesmo o Figueirense, aliás, Edmundo destruiu a equipe do Vasco da Gama, mostrando que está vivo e não quer o rebaixamento de forma alguma. Em jogo que era esperado um fraco futebol, o Animal mostrou que, apesar da idade, sabe fazer gols e acabou guardando 3 vezes, e já chegou à marca de 14 gols no campeonato. Já a equipe carioca pensa em uma possível vaga na Sul-Americana. Figueirense 5x1 Vasco.
No jogo da noite, com um gol contra de Betão o São Caetano venceu o poderoso Corinthians, tentado assim fugir da forca e reduzindo a vantagem do Timão em relação ao vice-líder Internacional para apenas 3 pontos. Já a equipe paulistana pressionou o jogo inteiro, mas não conseguiu reverter o resultado. O campeonato na próxima rodada promete pegar fogo. Lembrando que o time do ABC foi a única equipe a vencer o Corinthians nos jogos de ida-e-volta do nacional. São Caetano 1x0 Corinthians.
Em jogo feio Coxa Branca vence a Macaca dentro de casa e ainda sonha em permanecer na primeirona. Coritiba 2x1 Ponte Preta.
O Galo mineiro, vai ao Rio e consegue uma importante vitória na luta contra o rebaixamento, já o Flu pode se complicar em relação a classificação para a Copa Libertadores. Fluminense 0x2 Atlético-MG.
No jogo dito como sem importância, o Furacão vence o Cruzeiro no Mineirão, e é mais um virtual clássificado para a Sul-Americana, assim como a equipe mineira. Cruzeiro 1x2 Atlético-PR.
Mais um que tenta fugir da forca, o Papão, faz seu dever de casa e vence. Paysandu 2x0 Botafogo.

Deixemos o passado de lado, e vamos ao que realmente interessa, a 40ª rodada:

A rodada começa no sábado, com o confronto entre São Paulo e Figueirense, onde a equipe paulista jogará com apenas 5 títulares. Já o Figueira vai com força total querendo escapar de vez da zona de perigo. Na mesma tarde, acontece a partida entre Juventude e Goiás, o time da Serra Gaúcha luta por uma vaga na Sul-Americana, já os Esmeraldinos querem manter seu lugar na Libertadores do ano que vem. Brasiliense e Santos encerram a rodada de sábado. O clube de Marcelinho Carioca, virtual rebaixado, tenta sonhar ainda, mas sabe que não será fácil.

No domingo a rodada continua e Paraná e Flamengo jogam no Pinheirão, o tricolor paranaense, quer definir sua ida à Sul-Americana do ano que vem, mas o Mengão embalado tenta esquecer de vez a zona da degola e ainda sonha com uma vaga na Copa.

Vasco e Paysandu fazem jogo complicado. O clube do cartola Eurico Miranda, que está na luta por uma vaga na Sul-Americana, quer enterrar de vez o Papão, que pode ver suas chances de permanecer na Primeirona irem por água baixo com uma derrota neste domingo.

Na Arena da Baixada, o Furacão enfrenta o São Caetano, que vem de vitória sobre o líder Corinthians. A equipe do Atlético-PR não deixa por menos, venceu o Cruzeiro em pleno Mineirão. A equipe do ABC Paulista ainda corre riscos de cair.

Desesperados, Atlético-MG e Coritiba podem estar realizando um clássico da Série B do ano que vem, as duas equipes que estão na zona da forca sonham em permanecer respirando na competição, e um empate seria algo terrível para ambos.

Pegando fogo! Isto mesmo, amanhã a tarde, o estádio do Pacaembu pegará fogo, no confronto entre Corinthians (atual líder do campeonato), e Internacional (vice-líder). Nesta sexta-feira (18/11), dirigentes trocaram provocações, assim colocando mais fogo no clássico. O vencedor desta partida pode sair o campeão brasileiro de 2005, mas tudo pode acontecer. Pois como meu colega Guilherme já disse, as equipes tem um conjunto muito equilibrado, e não é por menos que disputam o título nacional. Domingo 16h, imperdível, no Pacaembu, Corinthians e Internacional.

A Macaca pega o Palmeiras, jogo em que a equipe paulistana sonha com a Libertadores, já a Ponte entrou na zona de risco, e mesmo ainda lutando por uma vaga na Sul-Americana, corre perigo de rebaixamento.

Em confronto tricolor, o Fortaleza tenta uma vitória para continuar na luta pela Sul-Americana, já o Fluminense quer a vitória para ir à Libertadores.

Botafogo e Cruzeiro farão um jogo morno e só dependem de sí para permanecerem relacionados na zona de acesso à Sul-Americana.

Segunda divisão: O Santa Cruz-PE, vai a Porto Alegre enfretar o Grêmio, e busca uma vitória para confirmar a vaga na primeira dívisão do ano que vem; a equipe gaúcha precisa sair vencedora para poder jogar por apenas um empate na última rodada. No outro confronto tanto Portuguesa como Naútico-PE vivem um jogo de vida ou morte pois só a vitória interessa para ambos permanecerem vivos na competição. Neste sábado acontece os dois jogos, e a única equipe que pode confirmar seu acesso é o Santa, se vencer.

É isto, agora é só aguardar os resultados pois talvez já vamos poder descobrir o futuro campeão nacional, algum clube rebaixado e também, quem irá jogar a Série A no próximo ano.

Galera, quero agradecer a presença de todos em nosso blog e na comunidade no Orkut, estamos crescendo e com isso vocês também crescem, porque cada vez mais poderão continuar com tais informações. Então mais uma vez nos ajudem em nossa divulgação, que pretendemos retribuir com novas e essenciais notícias. Obrigado!

sexta-feira, novembro 18, 2005

Futebol Europeu: Emoção à vista!

______________________________________________________
Jackson de Paula

Primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade de estar participando do blog “Fanáticos por Copa”, é uma honra estar escrevendo para o mesmo.
Mas vamos ao que interessa!
Sábado (19) iremos apreciar um dos maiores clássicos do futebol mundial, se não for o maior na atualidade.
Real Madrid e Barcelona com certeza irão travar um grande duelo em pleno Santiago Bernabéu, e para apimentar o clássico espanhol muitas novidades surgiram nos últimos dias.
Começando pela equipe merengue; Iván Helguera, Zinedine Zidane, Júlio Baptista e Ronaldo voltam de contusão e estão liberados pelo departamento médico. Já o meia David Beckham sentiu dores musculares durante jogo-treino e virou dúvida para o clássico, dificultando assim a escalação dos “galácticos” pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.
Pelos lados do Barcelona, o técnico Frank Rijkaard recebeu um reforço, pois poderá contar com o lateral-direito Belletti, também recuperado de contusão; O holandês Mark van Bommel e Damià Abella são as baixas da equipe.
Reforços e contusões à parte, um duelo particular entre dois brasileiros pode abrilhantar ainda mais este grande confronto. Os jogadores em questão são Robinho (Real Madrid) e Ronaldinho Gaúcho (Barcelona); Donos de uma habilidade indiscutível, ambos podem decidir o clássico a qualquer momento, principalmente o camisa 10 da seleção brasileira, premiado mais uma vez pelo mundo da bola. O anúncio oficial só será feito no dia 28, mas segundo o jornal espanhol El Mundo Deportivo, Ronaldinho é o vencedor da Bola de Ouro européia do ano, prêmio cedido pela revista francesa France Football.
E para tumultuar ainda mais o ambiente do clássico, o atacante camaronês Samuel Eto’o (Barcelona) disse que a arbitragem favorece claramente os madrilenhos quando os jogos são realizados no Santiago Bernabéu, palco do duelo. Eto’o ganhou a fama de inimigo número um em Madri depois de diversas polêmicas com o clube da capital e para evitar maiores conseqüências, a diretoria catalã se prepara para “proteger” o camaronês no clássico.
Vanderlei Luxemburgo e Frank Rijkaard terão que armar muito bem suas equipes, ofensivamente e defensivamente, pois um erro pode ser fatal para qualquer um dos lados.
Enfim, desmarque qualquer compromisso para o horário do jogo, pois o clássico irá pegar fogo! Você não deve perder!

- Informações sobre o jogo
Transmissão: TV Bandeirantes (aberta) e ESPN (fechada) às 17h.

quinta-feira, novembro 17, 2005

RUMO A 2006: Eliminatórias

______________________________________________________
Henrique Moretti

Abro essa minha primeira coluna após as grandes mudanças no blog "Fanáticos por Copa" dando novamente as boas-vindas aos novos cronistas e falando da decisão das 5 últimas vagas para o Mundial 2006 nessa semana. Eram 27 seleções na Alemanha, agora já temos as 32.


Austrália
12/11 – Uruguai 1 x 0 Austrália
16/11 – Austrália 1 x 0 Uruguai

A equipe da Oceania volta a uma Copa do Mundo 32 anos depois de sua última participação, na mesma Alemanha de 1974. Para isso, segurou uma derrota pela contagem mínima em Montevidéu para revida-la em Sidnei, gol de Bresciano. Depois, contou com o apoio de 83 mil torcedores no Estádio Olímpico para fazer 4x2 nos pênaltis, conseguindo a tão sonhada revanche contra os uruguaios.


Trinidad e Tobago

12/11 – Trinidad e Tobago 1 x 1 Bahrein
16/11 – Bahrein 0 x 1 Trinidad e Tobago

No confronto de estreantes, a equipe caribenha conseguiu um fato histórico: será o país com o menos número de habitantes (apenas 1,3 mi) a participar de um Mundial. Festa na terra de Yorke, ex-Manchester, que conseguiu a classificação em plena Ásia, 1x0 gol de Lawrence.


Suíça
12/11 – Suíça 2 x 0 Turquia
16/11 – Turquia 4 x 2 Suiça

Os Suíços voltam a uma Copa depois 12 anos com uma nova geração comandada por Senderos e Vogel. Construiu uma bela vantagem em casa para depois em Istambul contar com a ajuda do zagueiro turco Alpay, que cometeu pênalti bobo logo no 1º minuto. Os otomanos ainda viraram, mas um gol de Streller acabou com o sonho.


República Tcheca

12/11 – Noruega 0 x 1 Rep. Tcheca
16/11 – Rep. Tcheca 1 x 0 Noruega

Contando com a volta de Nedved, os tchecos conseguem sua primeira qualificação a um Mundial depois de deixar de ser a antiga Tchecolosváquia. Chegar à Alemanha foi até tranqüilo, com dois 1x0, em casa e fora, gols de Smicer e Rosicky. Os noruegueses não conseguem voltar a uma competição desse porte.


Espanha
12/11 – Espanha 5 x 1 Eslováquia
16/11 – Eslováquia 1 x 1 Espanha

Enfrentando a equipe menos tradicional entre as das repescagens européias, os espanhóis não tiveram o menor problema para classificarem. Em dia de êxtase de Luis Garcia, que marcou 3 dos 5 gols da “Fúria”, a Espanha aproveitou para sacramentar sua sorte logo na primeira partida em Madrid. Depois foi só administrar no jogo de volta, num empate 1x1, gol de Villa.


Muitas seleções buscaram, apenas 32 conseguiram! Uma maratona que durou mais de 2 anos se encerrou nessa última quarta-feira. As Eliminatórias da Copa em todo o mundo, trouxeram alegria, emoção, choro, tristeza. Agora, essas 32 equipes já podem dizer: "Nos vemos na Alemanha em 2006!".
Eu digo: "Até o sorteio, dia 9 de Dezembro".

terça-feira, novembro 15, 2005

Campeonato Brasileiro 2005 - 39ª rodada

______________________________________________________
Rubens Junior

Meu Deus! Minha primeira matéria. Como falamos galera, começa agora a nova fase do blog Fanáticos por Copa. Como o Marcelo falou na comunidade do blog no Orkut, agora o Jackson, o Guilherme e eu Rubens faremos parte do blog, cada um postando sobre um assunto e com uma escala diária. Galera! Vou ao que interessa, falar sobre o futebol e minha parte e trazer a vocês todas as noticias sobre o nosso futebol nacional, e como o assunto agora é Campeonato Brasileiro é por ele que começo.

Nesta quarta-feira começa a 39ª rodada do nacional, rodada onde cabeças podem rolar e ajudar a melhor definir o campeão brasileiro do ano de 2005.

A rodada começa com o jogo entre Flamengo e Fortaleza, um jogo decisivo para ambas as equipes, o clube carioca com a vitória, poderá esquecer ainda mais o risco de disputar a segunda divisão do ano de 2006. Já se a equipe tricolor vencer o sonho de disputar a Copa Sul-Americana de 2006 pode vir a se tornar realidade, o empate seria um mal resultado para ambas, mas acredito que não vem a ser um placar injusto, já que as duas equipes lutam ainda por objetivos não definidos no campeonato.

Jogo dos sonhos, isto mesmo, Palmeiras e Juventude duelam também na quarta-feira no chamado em minha opinião de jogo dos sonhos, pois a equipe paulista sonha com a possível ida a Copa Libertadores da América de 2006, já o time da Serra Gaúcha sonha com a Copa Sul-Americana. Será um jogo disputado, mas com o Palmeiras como favorito.

Internacional e Brasiliense, muitos pensam que este jogo já tem um placar certo, uma vitória gaúcha, mas não será um jogo fácil. A equipe dos veteranos Marcelinho Carioca e Vampeta já mostrou que têm altos e baixos, pois ganhou do São Paulo no estádio Morumbi, onde todos sabem que não é tarefa fácil, mas já sofreu derrotas vergonhosas na sua casa, um clube que não se pode julgar antes de vê-lo jogar, lembrando que o mesmo Brasiliense luta desesperadamente para fugir do rebaixamento. Já o Inter que está praticamente na Copa Libertadores, ainda sonha com o título, e se vê na obrigação de vencer este jogo no estádio Beira-Rio, se quiser ainda sonhar com este título. O jogo será disputado, mas com a equipe colorada no ataque os 90 minutos se quiser uma vitória. Internacional favorito em meio aos números, mas pode ser surpreendido se não tomar cuidado.

Este jogo entre Goiás e São Paulo pode ser um jogo fácil, basta o time goiano impor seu ritmo desde o começo da partida, mesmo a equipe paulista estando na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, parece não estar muito preocupada com isso, pois ainda tem de disputar o Mundial da FIFA no final deste ano e como atual campeão da América, tem vaga já garantida na Libertadores do próximo ano. O clube esmeraldino como nada tem a ver com isso, luta por uma vaga na Copa Libertadores da América e deverá pressionar a o tricolor até conseguir estabelecer um resultado que lhe seja positivo. Goiás grande favorito, não pelo elenco, mas sim pelos objetivos que busca no campeonato.

Um jogo da Copa Sul-Americana do próximo ano. Santos e Paraná só dependem deles próprios de assegurarem a vaga nesta competição. Um jogo onde um empate não será novidade, apesar das duas ultimas rodadas onde o Santos foi goleado, a equipe da Vila pode ter certa vantagem.

Figueirense e Vasco travam um duelo onde não há favorito, pois as duas equipes tem um elenco muito fraco, apesar de contarem com dois monstros do futebol, Edmundo no Figueira, e Romário no clube carioca, time que se livrou do rebaixamento começou a sonhar com uma vaga na Sul-Americana, já a equipe catarinense corre sérios risco de rebaixamento. Vencedor será a equipe que apresentar um futebol regular, pois muito dificil esperar um bom futebol de equipes como estas, é uma pena falar isto, mas é a realidade.

São Caetano e Corinthians, o jogo da noite. O Corinthians virtual campeão brasileiro de 2005, sabe que não terá um jogo nada fácil na noite de quarta-feira, mesmo tendo todo o seu favoritismo irá jogar desfalcado e o pior, jogará contra o Azulão no estádio do Anacleto Campenella e mesmo sempre sendo muito complicado enfrentar a equipe do ABC, na atual situação tende ser ainda mais complicado, pois o clube do interior entrou na luta para não ser rebaixado e promete ir com tudo pra cima do time paulistano. Mas como todos sabem o Timão tem todo seu favoritismo e tenta confirmar ainda mais isto com uma vitoria e com isso assegurar cada vez mais o titulo nacional de 2005. Um jogo realmente disputado, Corinthians como favorito, mas pode não ser o vencedor.

Coritiba e Ponte Preta abrem a continuação da 39ª rodada na quinta-feira! Um jogo dificil, o Coxa Branca tem apresentado um futebol de segunda divisão e está merecendo o rebaixamento, a Ponte caiu e muito de rendimento em relação ao primeiro turno e merece a posição na tabela, apesar de ainda sonhar com uma vaga na Sul-Americana. Favorito será quem errar menos.

Um jogo interessante, Fluminense e Atlético-MG. O tricolor que na ultima rodada abandonou de vez a briga pelo titulo nacional agora procura ao menos assegurar sua vaga à Libertadores. Já o Galo, bom dificil apresentar argumentos que defendem o bom futebol do clube, apesar de ter vencido a ultima rodada, mostra que seu fraco futebol realmente merece um ano na segunda divisão. A equipe carioca favoritíssima, mas o Atlético-MG pode vir a surpreender, dificil, mas não impossível.

Cruzeiro e Atlético-PR, um jogo relativo, pode ser apresentado um ótimo futebol na partida, mas sem muitos objetivos, pois ambas equipes já praticamente estão na Sul-Americana de 2006. Bonito jogo, pena que não trará grandes emoções.

E para encerrar a rodada Paysandu e Botafogo. Papão outro virtual rebaixado assim como Atlético-MG e Brasiliense, lutará com todas as forças para tentar ainda se livrar da forca, e irá usar o fator campo para buscar a vitória. Já o time carioca quer segurar de vez a sua vaga na Sul-Americana. Um jogo complicado para as duas equipes.

Bom é isso, jogos de vida ou morte nesta rodada. Vamos esperar pra ver, galera! Este foi meu primeiro post, espero estar sempre melhorando. E por favor dependemos de vocês para continuarmos escrevendo, pois como sabem, são nossa melhor fonte de propaganda. Valeu até sábado!