quinta-feira, junho 21, 2007

Riquelme, o Boca e o Grêmio

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Mesmo sem ser brilhante, o Club Atlético Boca Juniors é, pela sexta vez, o grande campeão da Libertadores da América. Agora, em número de títulos na competição, o Boca só está atrás do rival Independiente, que tem uma conquista a mais. Contando com a inspiração do meia Juan Roman Riquelme, este sim, com lampejos de brilhantismos, a equipe xeneize aplicou, no placar agregado, 5 a 0 sobre o Grêmio. Em todos os gols, direta ou indiretamente, houve a participação do camisa 10, fazendo parecer bem investidos os cerca de 2 milhões de dólares que a diretoria argentina gastou para trazê-lo por esses 6 últimos meses.

No jogo da última quarta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, a equipe gaúcha não pôs em prática, em nenhum momento, a pressão que se esperava dela. Por sua vez, o Boca soube cadenciar o jogo e levar a partida de forma morna, tendo sua meta ameaçada por duas vezes, com Diego Souza e Schiavi, que acertaram a trave do goleiro Caranta.

Os argentinos souberam também decidir a partida. Aos 23 minutos do segundo tempo, Riquelme aprontou das suas em lance que parecia despretensioso, acertando um tirombaço do bico da grande área no ângulo de Saja, que nada pôde fazer. Com o Grêmio já atordoado, e indo à frente de maneira desordenada, o meia ainda aproveitou para fazer o segundo. Aos 36 minutos, ele puxou contra-ataque e serviu Palacio, que chutou. Saja defendeu com o pé e a bola sobrou para o jogador vinculado ao Villarreal, que apenas completou para o gol livre. Em seguida, os argentinos ainda tiveram a chance de repetir o placar de La Bombonera, quando o ex-boquense Schiavi agarrou Palermo acintosamente na grande área. Pênalti que o próprio atacante bateu, e perdeu, chutando pra fora.

Ao fim, palmas para a torcida gremista, que não deixou de apoiar o time durante os 90 minutos, inclusive após o término da partida, reconhecendo os esforços da equipe, que há dois anos começava sua caminhada na Série B do Brasileirão. Pelo lado azul e ouro, o Boca ultrapassou o Milan, seu possível adversário no Mundial de Clubes do fim do ano, sendo agora o maior detentor de títulos internacionais no planeta. Quanto a Riquelme, ele aceitou convite para voltar a defender a seleção Argentina e vai disputar a Copa América, voltando, posteriormente, ao futebol europeu.


foto: UOL