quinta-feira, novembro 03, 2005

RUMO A 2006: Ucrânia

Desde a separação da antiga União Soviética, em 1991, e a conseqüente transformação em país independente, a Ucrânia busca a vaga numa Copa do Mundo. Bateu na trave nas elimiatórias de 1998 e 2002, perdendo na repescagem para Corácia e Alemanha, respectivamente, mas o momento chegou. Os ucranianos finalmente estão num mundial!
A conquista da liderança no grupo mais equilibrado das eliminatórias européias, com a campeã européia e eliminada da copa Grécia, a surpresa da Coréia e Japão Turquia, e a sempre competente Dinamarca, de boa campanha na Euro-2004, dá um grande respaldo à equipe, que classificou-se antecipadamente, sendo a primeira seleção da Europa a conseguir tal feito.
O grosso do time está no ataque, com o sensacional centroavante do Milan Andriy Shevchenko e o bom Andrei Voronin, do Leverkusen. A base restante é formada por jogadores do Dínamo de Kiev e Shaktar Donetski, equipes de tradição no cenário internacional e que sempre participam da fase final da Uefa Champions League. Um exemplo é o conhecido atacante Andriy Vorobei.
Assim, o ex-jogador e agora técnico Oleg Blokhin leva a seleção a sua primeira Copa do Mundo, marca histórica que na verdade é duvidosa, já que os ucranianos formaram por muito tempo boa parte da base russa nas competições. Que seja, primeiro mundial ou não, a Ucrânia concentra suas esperanças em Shevchenko e, se ele estiver inspirado, pode até conseguir mais do que uma classificação à segunda fase. É no que a esperançosa torcida acredita.

FICHA TÉCNICA
Fundação: 1991
Afiliação à FIFA: 1992
Participações em Mundiais: Nunca participou
Campanha nas Eliminatórias: 1º colocada do Grupo 2 da Zona Européia
Títulos Continentais: Nenhum
Ranking FIFA: 39º
Time-base: Shovkovski, Nesmachny, Fedorov, Tymoshyuk, Yezerski; Rusol, Gusin, Rotan, Shyshcenko (Vorobei); Voronin e Shevchenko
Técnico: Oleg Blokhin
Principal Estrela: Andriy Shevchenko (Milan)
Formação: 4-4-2
Avaliação: ** (Briga para chegar à Segunda Fase)