sábado, novembro 26, 2005

Campeonato Brasileiro 2005 - 41ª rodada/Segundona: As Finais!

______________________________________________________
Rubens Junior/Pedro Galindo

E aí galera, estou novamente aqui. Hoje venho falar sobre mais uma rodada decisiva do campeonato nacional, isso vale para a primeira e a segunda dívisão.
No sábado acontece a última rodada e decisiva da Segundona. Para este comentário contamos com a presença de novo companheiro, o Pedro Galindo, que escreveu uma matéria sobre esta decisão.

O quadrangular está altamente competitivo: Grêmio na liderança, invicto e com 9 pontos, O Tricolor pernambucano, o Santa Cruz, vem logo atrás, com 7 pontos, seguido de Náutico (6 pontos) e da Lusa, que tem 5 pontos. Todos só dependem de si mesmo para alcançar a promoção, com exceção da Portuguesa, que precisa vencer seu jogo caso o Timbu também vença.
As decisões ocorrerão todas em Recife. O alvirrubro enfrenta o tricolor gaúcho, nos Aflitos, com o time praticamente completo, à exceção do zagueiro Marcelo Ramos, um dos destaques da equipe no campeonato. Quem o substitui é Tuca. O treinador alvirrubro Roberto Cavalo ainda espera contar com o lateral Ademar, que se recupera de uma lesão. O Grêmio conta com o time completo para a partida. Já o Santa joga contra a Portuguesa, no Arruda, com todos os jogadores à disposição do técnico Givanildo Oliveira. O time paulista não contará com o lateral Maurício, que está lesionado. Os jogadores Rafael Toledo e Rodrigo Pontes, que foram julgados pelo STJD, foram absolvidos.
O jogo mais parelho parece ser nos Aflitos, entre Náutico e Grêmio. Só a vitória ajuda o time pernambucano, e a equipe conta ainda com uma responsabilidade enorme: faz boas campanhas na série B há vários anos – com algumas exceções – e nunca consegue o acesso, ou como dizem, “morre na praia”. No estádio tricolor, não é possível ver muita chance da Portuguesa sair com uma vitória: o Santinha está quase atingindo a incrível marca de um ano e meio sem derrotas em casa. O consenso geral é que o tricolor tem muita chance de sair de campo com a vaga na série A de 2006 garantida.


Agora, já voltando para a Primeira Divisão, eu, Rubens, volto a comentar. Neste domingo em rodada única, a Série A pode conhecer seu novo campeão, e alguns clubes podem estar dando adeus à elite nacional.
Santos e Botafogo duas equipes sem muito o que fazer no nacional, e virtualmente classificados para a Sul-Americana, podem vir a fazer um jogo fraco.
O Palmeiras vai a Porto Alegre, e luta por uma vaga na Libertadores. Já o Internacional, único clube que ainda pode alcançar o líder Corinthians e já classificado para a competição, sonha com uma vitória para continuar na caminhada buscando à ponta da tabela. Um jogo onde tudo pode acontecer.

Paraná e Cruzeiro, já classificados para a Copa Sul-Americana, jogam no Pinheirão, e não prometem um jogo muito brigado.

Em situações complicadas São Caetano e Coritiba jogam no ABC, as equipes que lutam para permanecer na Primeirona, e só a vitória interessa. Com uma derrota do Coxa e uma vitória do Figueirense no duelo contra o Brasiliense, o time de Curitiba já estará rebaixado.

Fortaleza e São Paulo se enfrentam e a vaga na Sul-Americana é o interesse: um jogo díficil.

O Goiás vai a o Rio e busca uma vitória para selar sua classificação à Libertadores; já o Flamengo, embalado por 7 jogos sem saber o que é derrota, deixou de lado os ríscos de ser rebaixado e agora luta por uma vaga na Sul-Americana.

O Furacão vai com tudo pra cima do Paysandu. Com uma vitória do Atlético-PR o Papão estará rebaixado.

O Flu enfrenta ao Juventude no Rio de Janeiro e quer uma vitória para se manter na zona de classificação para a Libertadores 2006. A equipe da Serra gaúcha ainda sonha com a Sul-Americana: só a vitória interessa.

O Atlético-MG enfrenta o Vasco e uma possível vitória da equipe mineira a deixa ainda sonhando em se livrar da forca. Agora, se o resultado for posíitivo para a equipe carioca, o Galo literalmente vai para a panela, assim sendo rebaixado.
Depois de muitas polêmicas no meio de semana, Corinthians e Ponte se enfrentarão no estádio do Morumbi. A Ponte Preta, depois de demitir o técnico Estevam Soares, e anunciar jogar com a equipe reserva no clássico, voltou atrás em relação à escalação e agora vai com força máxima para cima do Timão. Já o Corinthians líder da competição, e já podendo ser campeão nesta rodada (com uma possível vitória e um tropeço da equipe do Internacional), vive um inferno astral nos bastidores, mas mesmo assim promete jogar e dar alegria ao seu torcedor.

Em mais um jogo de desesperados, o Figueirense de Edmundo, vai à capítal do pais enfretar o Brasiliense. Com a vitória, o Figueira enterra o time de Marcelinho, mas se a derrota vir a acontecer, a equipe catarinense, pode se prejudicar e muito, até mesmo voltando à zona da morte.

Galera, mais uma vez venho agradecer vocês que fazem o blog seguir na luta, e hoje também, agradeço ao amigo Pedro, que colaborou com está matéria sobre a segunda dívisão. Muito obrigado a todos, e continuem nos visitando e divulgando o blog pois precisamos e muito disto.

sexta-feira, novembro 25, 2005

Futebol Europeu: Real Madrid, a bomba-relógio...

______________________________________________________
Jackson de Paula

Depois da derrota por 3 a 0 diante do seu arqui-rival Barcelona no clássico espanhol, o Real Madrid se transformou em uma verdadeira bomba-relógio.
Pois bem, a chance de se redimir diante da torcida seria através da Copa dos Campeões e mais uma vez a equipe madrilenha decepcionou; Um empate amargo com o Lyon em 1 a 1.
Apesar da classificação à próxima fase e a 4ª posição no Nacional, torcedores e dirigentes estão insatisfeitos com a atual situação em que vive o clube.
Luxemburgo e seu “pupilo” Robinho foram vaiados durante o confronto com o Lyon e a competência do técnico brasileiro está sendo colocada em xeque a cada partida.
É visível que o treinador tem um currículo recheado de títulos, dentre eles as 5 conquistas do Campeonato Brasileiro em 12 participações como técnico, média de quase 1 título a cada 2 edições. Porém Vanderlei ainda não decolou na atual conjuntura, dizem as más línguas que uma derrota no próximo confronto pelo Nacional, diante da Real Sociedad, pode ser o ponto final da sua passagem por Madri. Os indícios são fortes, diários espanhóis como As e Marca já anunciam uma possível queda do técnico brasileiro.
Em sua versão on-line, o As publicou a seguinte manchete: “Luxa, em alerta”; Já o Marca diz: “O Bernabéu explode contra Luxemburgo”. E vai além, promovendo uma enquete para o suposto substituto de Vanderlei Luxemburgo. O favorito da torcida merengue seria Vicente Del Bosque, que já comandou a equipe de Madri.
Realmente Luxa está com a corda no pescoço...
O futuro dele no Real Madrid? Quem viver, verá!

Confira abaixo os principais jogos dos campeonatos europeus:

- Campeonato Alemão

26/11/2005 (sáb) - Bayer Leverkusen x Hamburgo
26/11/2005 (sáb) - Bayern Munique x Mainz 05
26/11/2005 (sáb) - Schalke 04 x Werder Bremen

- Campeonato Espanhol

27/11/2005 (dom) - Osasuna x Alavés
27/11/2005 (dom) - Real Sociedad x Real Madrid
27/11/2005 (dom) - Barcelona x Racing Santander

- Campeonato Inglês

26/11/2005 (sáb) - Arsenal x Blackburn
26/11/2005 (sáb) - Man. City x Liverpool
26/11/2005 (sáb) - Portsmouth x Chelsea
27/11/2005 (dom) - West Ham x Man. United

- Campeonato Italiano

26/11/2005 (sáb) - Milan x Lecce
27/11/2005 (dom) - Juventus x Treviso
27/11/2005 (dom) - Messina x Internazionale
27/11/2005 (dom) - Roma x Fiorentina

quarta-feira, novembro 23, 2005

O Futebol Grego

______________________________________________________
Christian Avgoustopoulos

Olá amigos do "Fanáticos por Copa"! Sou Christian Avgoustopoulos e essa é minha 1ª coluna no blog. Confesso que uma certa ansiedade tem batido em mim até o dia em que este texto for lido por voces.

Bom, inicio minha "carreira bloguistica" falando sobre o futebol na terra dos Deuses, o futebol grego.

Quando falamos em Grécia, podemos associar vários fatores e termos que fazem parte de nosso cotidiano, como por exemplo, política, filosofia, matemática, arte, arquitetura, turismo, olimpíadas...enfim, diversos tópicos que tiveram uma contribuição dos gregos para sua formação e evolução ao longo da história.

Mas quando o assunto é futebol, imagino que seja difícil para todos associarem o esporte bretão com os gregos, e mais difícil ainda devia ter sido antes da Conquista da UEFA Euro 2004.

De fato, o esporte popular da Grécia não era o futebol, e sim o basquete, onde a seleção grega é uma das favoritas aos títulos, e tem grande tradição com seus clubes. Panathinaikos e Olympiakos já venceram a liga européia de basquete de clubes, assim como a seleção nacional, atual campeã européia. Atualmente, pode-se dizer que os 2 esportes se equivalem na preferencia nacional.

Antes da conquista da Euro, os gregos jamais haviam ganho uma partida em fases finais de torneios (Copas e Eurocopas), tendo apenas 1 participação em cada uma, sendo uma na Eurocopa de 1980, e uma na Copa do Mundo de 1994, onde a seleção Grega decepcionou. Havia sido a primeira classificada européia para a Copa nos EUA, mas após um fraco planejamento e até mesmo um descaso por parte da comissão técnica e dos atletas do técnico Alketas Panagoulias levaram a Grécia a uma campanha infeliz.

Porém, se a seleção não havia atingido muita tradição, seus clubes deram um destaque um pouco maior para o futebol helênico no cenário europeu, principalmente por intermédio do Panathinaikos FC. O time verde e branco de Atenas, comandado por nada menos que o lendário Ferenc Puskas, conseguiu a façanha de participar da final da Copa Européia em 1971, frente ao Ajax, em Wembley, onde eram disputadas as finais da principal competição européia na Época. Nessa ocasião, o Ajax sagrou-se campeão ao bater o Panathinaikos por 2x0. O mesmo Panathinaikos também chegou a 2 semifinais do campeonato europeu (atual UEFA Champions League), em 1984 e em 1996, e a uma Semifinal na Copa UEFA em 1987.

É também interessante falar que o Alpha Ethniki (nome da 1ª divisão do Campeonato Grego) está bem cotado pela UEFA e é considerado o 8º melhor campeonato da Europa, apenas atras dos gigantes campeonatos da Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, além dos nacionais da França, Portugal e Holanda.

Já nos domínios internos, curiosamente, o time com mais conquistas é o Olympiakos FC, de Pireus, cidade portuária da Grécia, vizinha a Atenas. Ao longo dos 78 anos de campeonatos gregos, o Olympiakos conquistou o título 33 vezes, seguido pelo Panathinaikos com 19 títulos e pelo AEK, de Atenas, com 11 conquistas nacionais.

Porém, neste século, os deuses permitiriam aos gregos escreverem um importantíssimo capítulo na história do futebol mundial. A seleção comandada pelo alemão Otto Rehhagel contrariou todas as expectativas e previsões dos mais entendidos do esporte ao sagrar-se campeã européia, em sua 2ª participação no torneio continental. Já na fase de qualificação, a seleção grega já era apontada como uma grata surpresa ao esporte, deixando para trás a Espanha, cabeça de chave do grupo, na repescagem e a atual sensação européia, a Ucrânia, no 3º. lugar.
Na fase final do torneio, os helênicos não se contentaram com a histórica classificação, e foram eliminando vários favoritos durante o torneio, como Espanha (eliminada na fase de grupos), França (a antiga campeã européia), Rep. Checa e o anfitrião do torneio, Portugal, inclusive derrotando-o pela segunda vez na competição e levantando o caneco no campo do adversário.

Talvez essa tenha sido a melhor oportunidade para os gregos organizarem ainda melhor seu campeonato interno e tentar elevá-lo ao nível dos maiores da Europa, o que infelizmente não foi aproveitado da melhor maneira possível.

A Grécia também sofreu dificuldades no grupo de qualificação para a Copa de 2006, e não conseguiu bater seus oponentes, num dos grupos que foi considerado como um dos mais difíceis da competição, onde brigavam por 1,5 vaga Ucrânia, Turquia, Dinamarca e Grécia, Juntamente com Albânia, Geórgia e Casaquistão. Os atuais campeões europeus não estarão na Copa de 2006, o que infelizmente não consegue consolidá-los como uma seleção da elite européia.

É possivel que a conquista européia tenha sido uma meta alcançada mais rapidamente do que o esperado, levando uma maior pressão para os jogos da seleção grega. Mas apesar disso tudo é possivel observar que a Grecia vai tendo evoluções sensiveis, e se houver um bom trabalho da federação junto aos clubes, o futebol em solo helênico tem tudo para equivaler-se ao nível das mais tradicionais federações e seleções do velho continente.

terça-feira, novembro 22, 2005

Campeonato Brasileiro 2005 - Destaques da 40ª rodada

______________________________________________________
Rubens Junior

Hoje venho falar dos destaques desta marcante 40ª rodada:

A rodada que teve seu início sábado, com 3 partidas, a primeira entre São Paulo e Figueirense, mostrou que mesmo a equipe paulista, não tendo o que fazer no campeonato consegue alguns resultados bons. Com a derrota o time catarinense, se complica e fica só a 2 pontos da zona de rebaixamento. São Paulo 4x2 Figueirense.

O Goiás, vai ao Sul e perde! Os Esmeraldinos foram até a Serra gaúcha e perderam de 2x1 para o Juventude, com este resultado a equipe goiana, põe em jogo sua vaga na Copa Libertadores que já perecia estar como certa.

No último jogo do sábado o Brasiliense, mostra que é um time de altos e baixos, e desta vez vence o Santos por 1x0. Com a derrota a equipe da Vila, vê a queda do técnico Nelsinho Baptista. A equipe da capítal do pais ainda sonha em permanecer na primeira dívisão.
Já no domingo mais 8 jogos encerraram a rodada.

No final! O Flamengo imbátivel, venceu mais uma e já acumula 7 jogos invícto. O Paraná, que com a derrota ainda se mantém na zona de clássificação para a Copa Sul-Americana. Paraná 0x1 Flamengo.

O Vasco com dois gols de Romário goleia o Papão. Com o resultado de 4x0 para o time do técnico Renato Gaúcho, o Paysandu, é um virtual rebaixado, com 98% de chances de cair.
Atlético-PR empata com São Caetano e deixa em risco a vida da equipe do ABC que ainda pode vir a cair. Atlético-PR 2x2 São Caetano.

Em um dos jogos mais feios da competição, o Atlético-MG resptira, e sufoca o Coritiba, que parece ser mais um destes virtuais rebaixados. Atlético-MG 1x0 Coritiba.

"E, além dos atacantes Tevez e Rafael Sóbis, Márcio Rezende de Freitas foi determinante no resultado." Isto mesmo, no jogo onde todos esperavam ser o mais belo do campeonato entre Corinthinas e Internacional, houve um protagonista que nos últimos tempos tem aparecido muito, e complicando os grandes espetáculos. Desta vez os líder e vice-líder do campeonato travavam um belo duelo com gols de Tevez no primeiro tempo para a equipe paulista, e Rafael Sóbis no começo da segunda etapa para o colorado, mas foi então, no decorrer da segunda etapa, que ocorreu o fato lamentável do jogo, o juíz Márcio Rezende de Freitas cometeu dois erros em apenas um lance, não marcando um pênalti que o goleiro Fabio Costa cometeu em cima de Tinga e ainda punindo o jogador colorado com o segundo cartão amarelo, o que acabou gerando a expulsão do jogador. Com o ocorrido a equipe colorada saiu de campo prejudicada. Mas mesmo com este acontecimento trágico e que irá ficar na história, foi um belo jogo explicando bem o porque da posição das equipes na competição. O jogo terminou com o placar de 1x1.

O Verdão goleia fora de casa, e continua sonhando com a Libertadores. A Ponte Preta com a derrota ainda corre riscos de rebaixamento. Ponte Preta 2x6 Palmeiras.

O Fluminense "pipoca", e na reta final pode deixar escapar a vaga para a Libertadores 2006. O Fortaleza que nada tem a ver com isto estabelece o placar de 5x1 e continua vivo na briga para ir a Sul-Americana.

Cruzeiro vai até o rio já clássificado para a copa Sul-Americana e perde para o Botafogo por 2x1. A equipe carioca ainda continua na luta por uma vaga na competição.

Bom galera, está foi mais uma rodada deste maravilhoso campeonato que vem perdendo seu brilho por pessoas que nem na bola tocam. Mas é isto, com belos gols, lances lindos, goleadas, erros de arbitragem o campeonato segue indefinido e Corinthians ou Internacional são os únicos que ainda podem colocar a mão na taça. Agradeço vocês leitores por estarem fazendo do blog um sucesso, espero estar retribuindo com boas matérias. Obrigado novamente, em meu nome e de meus colegas de blog.

segunda-feira, novembro 21, 2005

Cada vez mais cedo

______________________________________________________
Henrique Moretti

E mais um jovem jogador brasileiro está deixando o país. O atacante Celsinho, de apenas 17 anos, da Portuguesa de Desportos, deve se transferir para o Lokomotiv Moscou, da Rússia, no ínicio do ano que vem. As bases salariais já estariam acertadas, segundo o próprio atleta, e a proposta final chegaria a 7 milhões de reais, o que totalizaria nem 3 milhões de dólares, ou seja, praticamente uma mixaria.
A situação do futebol brasileiro se caracteriza cada vem mais calamitosa. Se antes os atletas costumavam sair, já cedo, com 20 anos, agora piorou. Celsinho nem maior de idade ainda é e já vai trocar seu país de origem pela gelada Moscou. Literalmente, parece ser uma fria.
Ele é mais um desses jogadores promissores, que brotam aos montes nos campos por Brasil afora. Acabou sendo vice-campeão do Mundial sub-17 esse ano no Perú, e vai embora sem ao menos disputar uma edição da Série A do Campeonato Nacional. No começo do ano, era mero reserva da equipe juníores da Lusa na Copa São Paulo, e chegará à Rússia sem saber o que é enfrentar um Corinthians, um São Paulo, um Flamengo.
Junta-se a ele o garoto dos mesmos 17 anos Anderson, do Grêmio, que também disputa a Série B do Brasileirão. Explodiu no Campeonato Gaúcho de 2005, foi comprado por um grupo de investidores portugueses por 10 milhões de dólares, uma bolada, e será cedido ao FC Porto em 2006. O meia, maior revelação gremista desde Ronaldinho Gaúcho, também sairá antes de completar a maioridade.
Com a debandada, cada vez mais nos acostumamos a ver nossos craques desfilando sua arte em gramados europeus. E mais: alguns atletas, como Thiago Motta e Deco, despontam na Europa praticamente sem ter passado pelo país de origem. Para se ter uma idéia, hoje, do grupo de 23 jogadores que o técnico Carlos Alberto Parreira deve levar à Copa do Mundo de 2006, apenas 3 jogam no Brasil. Ver Kaká no São Paulo, Adriano no Flamengo, Ronaldo no Cruzeiro, Robinho no Santos, todos disputando um grande Campeonato Brasileiro, e juntos, torna-se uma utopia praticamente impossível de ser alcançada.
E ainda tem Jô, Rafael Sóbis, Rosinei e companhia, jogadores ainda sub-23 que apostam nos dólares e rumam ao Velho Continente aos montes, deixando tudo pra trás e sem hora determinada para voltar. O pior é quando o destino é o mesmo de Celsinho, a Rússia, ou outros países do Leste Europeu, como a Ucrânia. A situação exportadora do Brasil, que na época das saídas Romário e Cafu já era apressada, hoje se dá ainda mais prematura. E deixa órfãos os clubes e os amantes do futebol canarinho.