sexta-feira, janeiro 05, 2007

Estaduais - Sul

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Paraná

A grande surpresa do último Brasileirão atende pelo mesmo nome do estado. O Paraná Clube terminou o ano passado numa honrosa 5ª colocação e com a vaga na “pré-libertadores” assegurada, em que enfrentará o Cobreloa, do Chile. Entretanto, o time tem revezes para a temporada que se inicia: perdeu o técnico Caio Jr., que acertou com o Palmeiras, e mais quase um time inteiro, dentre os quais os zagueiros Edmílson e Gustavo, o meia Maicossuel e o atacante Leonardo. No ano que pode ser o mais importante da história do clube de apenas 17 anos, a aposta é no instável treinador Zetti e na manutenção da política de “pés no chão”.

O Atlético-PR teve um ano atípico em 2006, chegando a brigar contra o rebaixamento em parte do último campeonato nacional. Graças à boa campanha na Copa Sul-americana, Vadão foi mantido na equipe, que tem novidades para a época como o bom e jovem lateral-direito Nei, oriundo da Ponte Preta. O futuro do atacante Dagoberto também está em pauta pelos lados do Furacão, numa negociação que já se assemelha a uma novela.

Na última Série B, o Coritiba foi o responsável pelo grande fracasso, e não conseguiu voltar à elite do futebol nacional. Para desta vez conseguir o acesso o “Coxa” aposta suas fichas no treinador Gilberto Pereira, de boas campanhas pela Adap, de Campo Mourão. Das contratações, os mais conhecidos são o meia Caíco e o bom goleiro Marcelo Bonan, ex-Santo André e Bragantino; a própria ADAP e o J. Malucelli (ex-Malutrom), de São José dos Pinhais, podem ser as surpresas do interior.


Santa Catarina

O estado cuja capital é Florianópolis é um dos que mais cresceu no cenário recente do futebol nacional. O Figueirense é seu maior representante, e vem realizando boas campanhas na Série A, ao chegar inclusive perto de uma vaga à Libertadores, no ano passado. Apesar disso, o técnico Waldemar Lemos foi demitido, trocado por Heriberto Cunha, responsável pelo acesso à primeira divisão do América-RN. O mercado realizado pela equipe por enquanto é ruim, no qual o time-base foi desfeito, ao perder jogadores como Cícero, Soares, Marquinhos Paraná e Rodrigo Souto.

Pela segunda divisão, a eterna promessa Avaí partirá para uma nova temporada de caça a uma vaga para a Série A do Brasileirão. O time da Ressacada chegou a liderar a última Segundona, porém não conseguiu se manter entre o G-4. Para piorar, perdeu o destaque Carlinhos, lateral-direito; outro representante do estado na Série B é o Criciúma, que chega com status de campeão da Terceirona, e promete voltar a fazer frente aos grandes; ainda, o Joinville é mais uma equipe tradicional do interior catarinense, e deve focar seus esforços numa boa campanha na próxima Série C, na qual não obteve sucesso em 2006.

Nenhum comentário: