quinta-feira, julho 05, 2007

Wimbledon parado no tempo

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Que o torneio de Wimbledon é o mais tradicional de um dos mais tradicionais esportes de todos os tempos, ninguém duvida. O Grand Slam da grama foi criado em 1877, na primeira competição de tênis de que se tem notícia, e tem como supercampeões lendas como o sueco Bjorn Borg (cinco títulos seguidos), o norte-americano Pete Sampras (sete troféus ao todo) e tcheca naturalizada americana Martina Navratilova (novo conquistas). Que o torneio londrino é um dos mais atrasados do mundo do tênis, também poucos duvidam.

Neste ano, com chuvas e mais chuvas rondando o complexo do All England Lawn Tennis Club, o evento chega à sexta-feira com todas as partidas de quartas-de-final ainda a fazer, sendo que o certo seria a disputa das semis, para a final acontecer no próximo domingo, dia 8. Apesar da correria, a organização do charmoso torneio preferiu não mandar jogos no primeiro domingo de competição, o chamado “mid-Sunday”, dia de descanso dos atletas, por pura tradição – apenas três vezes na história a data sagrada foi utilizada. O pior é que o último dia 1º de julho amanheceu com sol em Londres, enquanto a previsão para as próximas datas era de chuva. Nada feito, o mau tempo se confirmou, e o imenso atraso aconteceu.

Para se ter uma idéia, a partida entre Robin Soderling e Rafael Nadal precisou ser interrompida nada menos que oito vezes em virtude do mau tempo. Assim, o confronto de terceira rodada, que se iniciou na segunda-feira, só pôde ser terminado na última quarta. O espanhol, com razão, não poupou críticas à organização de Wimbledon, ao ver o rival Roger Federer descansar por cinco dias seguidos. “Terei de jogar vários dias seguidos. E o Roger parece que está tirando uma semana de férias", afirmou.

Por essas e outras, a verdade é que parece que o Grand Slam da grama está parado no tempo. Foi, por exemplo, o último dos torneios desse nível a igualar a premiação entre homens e mulheres – apenas neste ano se fez justiça, com ambos os campeões recebendo cerca de 650 mil libras. Demorou muito, também, para enxergar o que não podia ser mais nítido: a necessidade de se instalar um teto retrátil na quadra central do All England, por causa das constantes chuvas que assolam Londres no verão. Ainda obriga, por incrível que pareça, os tenistas a usarem roupas predominantemente brancas, sendo que outros eventos do circuito eliminaram essa rega na década de 1980. Outra peculiaridade em Wimbledon é na escolha dos cabeças-de-chave. O torneio é o único do circuito que não respeita o Ranking de Entradas da ATP, utilizando um ranqueamento próprio que leva em conta o histórico dos jogadores em piso de grama, critério que já recebeu várias críticas de tenistas sul-americanos, dentre eles Gustavo Kuerten.

Com tradições que, a rigor, de nada acrescentam e só servem para atrasar a vida dos atletas, o mais tradicional torneio de tênis do mundo segue. Em 2007, jogos de cinco sets serão programados em dias consecutivos, e é provável que a final aconteça, pela quarta vez em 120 anos de história, numa segunda-feira, como não manda a tradição. A última vez que isso ocorreu foi em 2001, quando o croata Goran Ivanisevic se sagrou campeão ao bater o australiano Patrick Rafter.


foto: www.wimbledon.org

quarta-feira, julho 04, 2007

Time bamba de um homem só

___________________________________________________________
Luiz Mendes Junior

Já faz quase um ano que não menciono neste blog nada sobre o assunto futebol. Passado o fiasco de 2006, fica o legado do erro, que às vezes se mostra pior do que este erro.
Como já cansei de escrever aqui, escapamos dessa sina em 2002 ao vencer a Bélgica nas oitavas de final em uma partida que deveríamos ter perdido em função de um simples erro de escalação. Se Marcos não fizesse apenas um dos milagres que executou, ou se o árbitro validasse o gol legítimo de Wilmots no primeiro tempo, talvez Parreira se visse forçado a mudar o time todo tão logo assumisse o cargo em vez de dar continuidade à geração do penta. Seríamos hexa? Não sei. Certamente não passaríamos pela eliminatória com a facilidade com que passamos.
Hoje, 2007, testemunhamos a repetição do dilema de 90. Faz-se uma faxina nas más lembranças de 2006. Renova-se a todo custo, acreditando no falso folclore de que o futebol brasileiro possui talentos infinitos. Eterna inverdade.
Não acho absurdo ver um Brasil severamente desfalcado nessa copa América, visto que a história se repetiu nas últimas duas edições do evento. O que me aflige talvez esteja mais em certos erros de escalação e posicionamento que não precisavam existir.
Não me lembro de uma seleção brasileira desprovida de cobradores de falta e de pênalti. Robinho (confesso não saber se ele bate pênaltis com regularidade pelo Real Madrid, mas sei que isso não lhe ocorre na Seleção) olhou para os “coleguinhas” e viu que ninguém a sua volta se destacava como exímio chutador de penalidade. Pensou em Ronaldo, Ronaldinho, Alex e Rogério Ceni e viu que só tinha ele ali. Assumiu o risco e quase se deu mal. Bateu pessimamente, mas pôde contar com a sorte.
Nossos laterais nos fazem ter saudades da dupla Cafu e Roberto Carlos em seu auge - não a de 2006, já decadente -, mas a que brilhou entre 98 e 2004. Gilberto e Maicon estão longe de ostentar o poderio e a presença dos predecessores.
Vagner Love nos traz saudades do Ronaldo magro. Anderson e Elano são esforçados, correm, marcam, cooperam, mas falham no que o futebol brasileiro sempre se destacou: o refinamento com a bola nos pés, o diferencial que faz o Brasil ser Brasil. Disso, só resta Robinho, possivelmente único a sair por cima entre os “amarelos” quando este torneio terminar. Aproveitou a ausência de estrelas para engrandecer seu brilho e presença entre os demais, relembrando-nos do que poderia ter elaborado contra a França se entrasse mais cedo em campo e gerando até elucubrações sobre um futuro como capitão da equipe. Por que não?
Para o treinador Dunga, cujo potencial e visão sempre me agradaram, mas que ainda pagará pela inexperiência no cargo, ficarão as lições, caso continue comandando o Brasil.


Texto também publicado no blog: http://www.noticiasdofront3.blogspot.com