terça-feira, dezembro 18, 2007

Larsson: o homem dos golaços

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Quando, no último dia 3 de dezembro, Sebastian Larsson fez um dos mais belos gols da Premier League até aqui, selando a vitória do Birmingham sobre o Tottenham, em pleno White Hart Lane, muitos se impressionaram com o potencial do garoto sueco. A pancada, desferida já nos acréscimos daquela partida e que atingiu cerca de 110 km/h, marcou a primeira vitória fora de casa dos Blues, desde agosto, quando a equipe passara pelo lanterna Derby County..

Entretanto, quem havia acompanhado a bela temporada realizada por ele na campanha que levou o Birmingham de volta à elite inglesa, já sabia quão bom jogador era aquele que estava pintando.
Nascido na pequena cidade sueca de Eskilstuna em 1985, Larsson (de nenhum parentesco com o já consagrado atacante Henrik, hoje no Helsingborg) iniciou sua carreira juvenil no time da cidade. Entretanto, nunca chegou a jogar como profissional no IFK Eskilstuna, chamando a atenção do Arsenal logo aos 16 anos de idade.
Depois de três anos atuando na equipe sub-19 do gigante inglês, Larsson teve sua primeira chance no time principal diante do Manchester City, em partida válida pela Carling Cup. Realizaria mais duas partidas naquela temporada, e outras nove na de 2005/06, em que realizou seu debute na Premier League e na Liga dos Campeões.
Conhecido pela qualidade no passe e pontaria em faltas e tiros de longa distância, ali Larsson já se sobressaia também pela versatilidade. Meio-campista clássico, chegou a atuar pela esquerda na linha de quatro defensiva dos Gunners.
Foi defendendo o Birmingham, para onde se encaminhou emprestado em 2006, que Larsson alcançou maior destaque na curta carreira como profissional. Com nove gols nas mais de 40 aparições que realizou na temporada (um deles, diante do Sheffield Wednesday, coroado como o “Goal of the Season”), foi um dos principais nomes da equipe na campanha do vice-campeonato da Championship League, que carimbou o acesso de volta à primeira divisão – havia sido rebaixado em 2005/06.
O bom rendimento do sueco provocou sua transferência em definitivo, fechada em janeiro deste ano, por cerca de 1 milhão de libras e com quatro anos de contrato. Hoje efetivado como winger-direito, continua, em caso de necessidade, cumprindo funções mais defensivas, por ambos os lados. Também pode atuar na meia central, papel que exerceu após a chegada de Alex McLeish, treinador contratado no fim de novembro após boa passagem na seleção escocesa.
Na carreira internacional, Seb, como também é chamado, coleciona 12 partidas pela equipe sub-21 da Suécia. Em outubro passado, foi lembrado pela primeira vez pelo técnico Lars Lagerbäck, comandante da equipe principal. O jovem jogador, porém, não entrou em campo nas partidas contra Liechtenstein e Irlanda do Norte, válidas pelas Eliminatórias da Eurocopa 2008.


confira o texto completo em www.olheiros.net

segunda-feira, dezembro 17, 2007

O onze da Copinha

___________________________________________________________
Olheiros.Net

* Jardel

Jardel começou a mostrar seu faro de goleador ao Brasil na Copa São Paulo de 1993, em que faturou a artilharia com nove gols marcados. Sua equipe, o Vasco, não conseguiu repetir o título do ano anterior, sendo eliminada na segunda fase de grupos. Na carreira, Jardel seguiu como goleador por onde passou, destacando-se na conquista da Libertadores de 1995 com o Grêmio e no tricampeonato português, de 96/97 a 98/99, com o Porto. Foi em Portugal que viveu a melhor fase da carreira, ao alcançar médias superiores a um gol por jogo e algumas convocações para a seleção brasileira.


- confira o especial completo em www.olheiros.net