Nesta sexta, há exatos 182 dias para a Copa do Mundo 2006, foi realizado em Leipzig (ex-Alemanha Oriental) o pontapé inicial para a fase final do Mundial da Alemanha, o sorteio dos grupos.
A cerimônia foi demorada, com início a partir das 17h15 e encerramento apos às 19h30. Música, show de magia, aparições do mascote da competição, Goleo, e muitos clipes sobre as copas passadas preencheram o espaço de tempo anterior ao ponto alto da festa, o sorteio, e tentaram apaziguar os ânimos de quase 350 milhões de pessoas em todo o mundo assistindo ao vivo pelo televisor, além dos mais de 6 mil presentes no Centro de Convenções de Leipzig. A apresentação ficou por conta do apresentado Reinhold Beckmann e da modelo Heidi Klum, ambos alemães.
E os resultados das bolinhas, que saíram das mãos de ex-craques como Johan Cruyff, Pelé, Lothar Matthäus e Roger Milla, não foram nada bons para a Argentina. Do mesmo modo que em 2002, nossos vizinhos ficaram no grupo mais difícil dentre os 8 do Mundial 2006.
Vamos às chaves e suas respectivas análises:
Grupo A: Alemanha, Costa Rica, Polônia e Equador
O panorâma prevê facilidade para os donos da casa, que terão a boa Polônia (que deu trabalho para os ingleses nas Eliminatórias) como principal adversário. O Equador vai bem na América do Sul muito em parte por jogar na altitude de Quito, e sem ela não costuma dificultar. Os costa-riquenhos do brasileiro Alexandre Guimarães devem ser meros participantes.
Grupo B: Inglaterra, Paraguai, Trinidad & Tobago e Suécia
Previsão de chave complicada. Inglaterra e Suécia reeditam o embate do "grupo da morte" de 2002, onde saíram-se muito bem, e são os favoritos dessa vez. Paraguai corre sérios riscos de ficar de fora da Segunda Fase, o que não ocorreu em 98 e 2002. Trinidad & Tobago só deve apenas fazer número.
Grupo C: Argentina, Costa do Marfim, Sérvia e Montenegro, e Holanda
O "grupo da morte" pode não ser tão difícil quanto o de 2002, mas mesmo assim é muito forte. A Nigéria dá lugar à Costa do Marfim, teoricamente a melhor africana desse mundial, e que pode aprontar. A Holanda vem muito forte no ataque e Sérvia e Montenegro tem uma grande defesa, a melhor das Eliminatórias Européias. Os argentinos terão muito trabalho.
Grupo D: México, Irã, Angola e Portugal
Um dos grupos mais fáceis, onde Portugal e México devem conquistar facilmente os dois primeiros lugares. Irã, do artilheiro Ali Daei, pode tentar dificultar. Angola é carta fora do baralho. Como em
Grupo E: Itália, Gana, EUA e República Tcheca
A segunda chave mais forte do mundial, onde os tchecos, segundos colocados do Ranking FIFA, vem sob a batuta do craque Nedved. Gana é uma equipe forte africana e tentará surpreender. Os americanos vêm em grande ascensão e fizeram boa campanha em 2002. Dificuldades à vista para os italianos.Grupo F: Brasil, Croácia, Austrália e Japão
Um grupo bem equilibrado, onde o Brasil é favorito, porém não venceu Croácia e Japão quando os enfrentou nesse ano, e a Austrália vem esperançosa, comandada por Guss Hiddink, técnico que levou a Coréia ao quarto lugar da última copa. Adversários muito mais difíceis para os brasileiros em relação a 2002. Mesmo assim, Pelé parece ter novamente dado sorte ao Brasil, trazendo para o seu grupo os croatas ao invés de holandeses, tchecos ou portugueses.
Grupo G: França, Suíça, Coréia do Sul e Togo
O Grupo G conta com uma grande seleção, a França, e dois bem razoáveis, Suiça e Coréia, que brigarão pela segunda vaga. Togo é uma equipe fraca, deve ser eliminado. Sofrimento amenizado para os franceses, eliminados na primeira fase em 2002, mas que têm grandes chances de garantir o primeiro lugar.
Grupo H: Espanha, Arábia Saudita, Tunísia e Ucrânia
Outra chave das mais fracas, onde os espanhóis deverão ter tranqüilidade para passar de fase, assim como os ucranianos, de grande campanha nas Eliminatórias. Tunísia é a representante mais tradicional da África, mas mesmo assim é uma equipe fraca. A Arábia Saudita é fortíssima candidata ao último posto do Mundial.Grupos e jogos definidos. A angústia da espera para a Copa do Mundo aumenta, e continuará crescendo até chegar o dia 9 de Junho, ás 13h, data e horário do jogo de abertura da competição, entre Alemanha e Costa Rica.
São 181 dias até lá. Está tudo pronto para o maior evento esportivo do Planeta ter início. O Goleo dá as boas vindas às 32 seleções classificadas. Agüenta coração!
créditos: www.ole.com.ar
www.pele.net