sábado, dezembro 10, 2005

RUMO A 2006: Sorteio dos grupos

______________________________________________________
Henrique Moretti

Nesta sexta, há exatos 182 dias para a Copa do Mundo 2006, foi realizado em Leipzig (ex-Alemanha Oriental) o pontapé inicial para a fase final do Mundial da Alemanha, o sorteio dos grupos.

A cerimônia foi demorada, com início a partir das 17h15 e encerramento apos às 19h30. Música, show de magia, aparições do mascote da competição, Goleo, e muitos clipes sobre as copas passadas preencheram o espaço de tempo anterior ao ponto alto da festa, o sorteio, e tentaram apaziguar os ânimos de quase 350 milhões de pessoas em todo o mundo assistindo ao vivo pelo televisor, além dos mais de 6 mil presentes no Centro de Convenções de Leipzig. A apresentação ficou por conta do apresentado Reinhold Beckmann e da modelo Heidi Klum, ambos alemães.

E os resultados das bolinhas, que saíram das mãos de ex-craques como Johan Cruyff, Pelé, Lothar Matthäus e Roger Milla, não foram nada bons para a Argentina. Do mesmo modo que em 2002, nossos vizinhos ficaram no grupo mais difícil dentre os 8 do Mundial 2006.

Vamos às chaves e suas respectivas análises:


Grupo A: Alemanha, Costa Rica, Polônia e Equador
O panorâma prevê facilidade para os donos da casa, que terão a boa Polônia (que deu trabalho para os ingleses nas Eliminatórias) como principal adversário. O Equador vai bem na América do Sul muito em parte por jogar na altitude de Quito, e sem ela não costuma dificultar. Os costa-riquenhos do brasileiro Alexandre Guimarães devem ser meros participantes.


Grupo B: Inglaterra, Paraguai, Trinidad & Tobago e Suécia
Previsão de chave complicada. Inglaterra e Suécia reeditam o embate do "grupo da morte" de 2002, onde saíram-se muito bem, e são os favoritos dessa vez. Paraguai corre sérios riscos de ficar de fora da Segunda Fase, o que não ocorreu em 98 e 2002. Trinidad & Tobago só deve apenas fazer número.


Grupo C: Argentina, Costa do Marfim, Sérvia e Montenegro, e Holanda
O "grupo da morte" pode não ser tão difícil quanto o de 2002, mas mesmo assim é muito forte. A Nigéria dá lugar à Costa do Marfim, teoricamente a melhor africana desse mundial, e que pode aprontar. A Holanda vem muito forte no ataque e Sérvia e Montenegro tem uma grande defesa, a melhor das Eliminatórias Européias. Os argentinos terão muito trabalho.


Grupo D: México, Irã, Angola e Portugal
Um dos grupos mais fáceis, onde Portugal e México devem conquistar facilmente os dois primeiros lugares. Irã, do artilheiro Ali Daei, pode tentar dificultar. Angola é carta fora do baralho. Como em 2002, a equipe comandada por Felipão dá sorte no sorteio.


Grupo E: Itália, Gana, EUA e República Tcheca
A segunda chave mais forte do mundial, onde os tchecos, segundos colocados do Ranking FIFA, vem sob a batuta do craque Nedved. Gana é uma equipe forte africana e tentará surpreender. Os americanos vêm em grande ascensão e fizeram boa campanha em 2002. Dificuldades à vista para os italianos.


Grupo F: Brasil, Croácia, Austrália e Japão
Um grupo bem equilibrado, onde o Brasil é favorito, porém não venceu Croácia e Japão quando os enfrentou nesse ano, e a Austrália vem esperançosa, comandada por Guss Hiddink, técnico que levou a Coréia ao quarto lugar da última copa. Adversários muito mais difíceis para os brasileiros em relação a 2002. Mesmo assim, Pelé parece ter novamente dado sorte ao Brasil, trazendo para o seu grupo os croatas ao invés de holandeses, tchecos ou portugueses.


Grupo G: França, Suíça, Coréia do Sul e Togo
O Grupo G conta com uma grande seleção, a França, e dois bem razoáveis, Suiça e Coréia, que brigarão pela segunda vaga. Togo é uma equipe fraca, deve ser eliminado. Sofrimento amenizado para os franceses, eliminados na primeira fase em 2002, mas que têm grandes chances de garantir o primeiro lugar.


Grupo H: Espanha, Arábia Saudita, Tunísia e Ucrânia
Outra chave das mais fracas, onde os espanhóis deverão ter tranqüilidade para passar de fase, assim como os ucranianos, de grande campanha nas Eliminatórias. Tunísia é a representante mais tradicional da África, mas mesmo assim é uma equipe fraca. A Arábia Saudita é fortíssima candidata ao último posto do Mundial.


Grupos e jogos definidos. A angústia da espera para a Copa do Mundo aumenta, e continuará crescendo até chegar o dia 9 de Junho, ás 13h, data e horário do jogo de abertura da competição, entre Alemanha e Costa Rica.

São 181 dias até lá. Está tudo pronto para o maior evento esportivo do Planeta ter início. O Goleo dá as boas vindas às 32 seleções classificadas. Agüenta coração!

FALTAM 181 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
créditos: www.ole.com.ar
www.pele.net

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Futebol Europeu: Já virou rotina!

______________________________________________________
Jackson de Paula

Líder disparado, 8, 9, 10, até 11 pontos na frente do 2º colocado! Isso já virou rotina em dois países: França e Itália.
Começando pelo lado francês, a equipe de Lyon (43) caminha a passos largos para mais um título no campeonato nacional, está 11 pontos à frente do segundo colocado, o Auxerre (32). Caso alcance o objetivo, será o 5º título seguido da equipe, fato inédito no futebol do país.
E o sucesso dos brasileiros na Europa é comprovado mais uma vez, o meia Juninho Pernambucano e o atacante Fred vêm sendo os destaques do Lyon, o meia inclusive é tratado como rei na França; Já o atacante vem marcando muitos gols, atendendo assim todas as expectativas da torcida pelo seu futebol.
Pelo lado italiano, a Juventus (39) também está caminhando forte para mais um “scudetto”, a equipe de Turim está 8 pontos à frente do rival Milan (31). Este pode ser o 29º título nacional da popular “Juve”.
O brasileiro Emerson também faz sucesso entre os torcedores, e é peça fundamental no esquema do técnico Capello.
E não é só nos torneios nacionais que Lyon e Juventus fazem bonito!
Na Copa dos Campeões, torneio de maior prestígio europeu, a equipe francesa é líder do grupo F com 16 pontos, 6 a mais que os galácticos do Real Madrid, além de estar invicta na competição (5 vitórias e 1 empate); A Juventus não fica atrás, líder do grupo A com 15 pontos, 2 a mais que os alemães do Bayern Munich, que foram os únicos a derrotar os italianos até então (2 a 1).
Como pode-se ver as duas equipes imperam em seus respectivos países e devem faturar mais um título; Pela Copa dos Campeões podem ser consideradas favoritas e não será nenhuma surpresa que uma delas seja eliminada apenas num possível confronto entre ambas.
Agora nos resta esperar e torcer para um confronto entre Lyon e Juventus, sem dúvidas um grande espetáculo!
FALTAM 182 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
créditos: arquivo

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Mundial de Clubes da FIFA: Preparem o cafezinho

______________________________________________________
Pedro Galindo

A partir do dia 11 de dezembro, Domingo, começa o torneio mais esperado pelos clubes de todo o mundo (com exceção, talvez, dos europeus): o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, que será realizado pela segunda vez e terá a participação de clubes de todos os continentes do Planeta: o Sydney, da Austrália, o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, o Al-Ahly, do Egito, o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, o Liverpool, da Inglaterra, e o São Paulo, do Brasill. O campeonato, que se realizará no Japão, – e por isso, serão mais alguns jogos madrugada adentro – terminará no dia 18 do mesmo mês, com a final ocorrendo no Estádio de Yokohama.

Os clubes dos “continentes secundários”, como pode-se chamar Ásia, Oceania, África e América do Norte, basicamente só têm uma pretensão: se firmar no cenário internacional. Alguns desses times se reforçaram, como o Al-Ittihad, que foi montado com os famosos petrodólares. A equipe conseguiu reforçar seu plantel com vários jogadores brasileiros, entre eles Tcheco, ex-Santos, Pedrinho, ex-Palmeiras e Marcão e Lima, ex-Atlético Paranaense. Já o Al-Ahly conta com um time entrosado, sem maiores destaques, mas com um grande feito: está há 50 jogos invicto, contando o Campeonato Nacional e a Copa dos Campeões Africana. Já os outros dois não prometem muita coisa, a não ser que ocorra uma grande zebra. O Saprissa, que forma a base da seleção da Costa Rica que vai à Copa 2006, deve vencer o Sydney, com alguma dificuldade, visto que os dois têm elencos muito parelhos, porém o pequeno favoritismo do time costa-riquenho deve-se ao fato dos australianos terem tudo para serem o pior time do campeonato: não possuem uma origem muito tradicional (apenas 1 ano de vida), como o Al-Ittihad, não tem uma marca importante, como o representante egípcio, muito menos disputou um campeonato difícil, como o Saprissa. Devem ser eliminados logo na primeira fase, mesmo tendo um trunfo: o atacante tobaguenho Dwight Yorke, que já teve uma excelente passagem pelo futebol inglês, no Manchester United.

O maior favorito para vencer a competição, se der a ela o seu devido respeito, é o Liverpool. O time inglês vive uma boa fase, tanto na Premier League, na qual está na terceira colocação, perdendo apenas para o quase imbatível Chelsea e para o também favorito Manchester United, quanto na Liga dos Campeões, em que acabou a primeira fase na liderança do seu grupo, inclusive à frente dos "Blues". A equipe inglesa conta com um elenco invejável, com bons jogadores em todas as áreas do campo (Reyna, Hyypia, Luis Garcia, Cissé e Morientes, entre outros), e com um craque: Steven Gerrard, eleito o terceiro melhor jogador do mundo pela France Football, o cérebro do meio-campo dos ‘Reds’, que irá enfrentar o vencedor do confronto entre Deportivo Saprissa e Sydney, e certamente não deve ter problemas para chegar à final.

Outro grande favorito é o São Paulo, que também possui um bom elenco, mas que não parece ser de nível mundial, como o maior rival na luta pelo caneco. A impressão que todos têm à primeira vista é que o Tricolor enfrentará problemas para vencer esse Mundial, principalmente numa provável final com o Liverpool. O time inglês parece ser superior, mas o São Paulo tem razoáveis chances de buscar o tricampeonato. As qualidades do time do Morumbi todos já sabem: tem um bom goleiro (Rogério Ceni), uma zaga que passa segurança, uma excelente dupla de volantes (Josué e Mineiro), dois grandes alas (Cicinho e Júnior) e bons atacantes, incluindo um que pode fazer a diferença: Amoroso. O ponto mais fraco do time parece ser a armação, que não está tão bem quanto deveria, nos pés de Danilo. O time também tem algumas boas opções no banco: o excelente goleiro Bosco, recém-contratado, o polivalente Souza e os bons atacantes Aloísio e Thiago, este que parece ser uma boa promessa tricolor. Grafite está voltando de contusão e é presença certa. O São Paulo, se não arrumar problemas com o vencedor de Al-Ittihad e Al-Ahly, deve mesmo enfrentar o Liverpool na final. Resta saber se esse time será suficiente para conquistar o título.

O torneio promete ser bem disputado (especialmente a partir das semifinais), e será uma alegria em particular para os brasileiros – faz tempo que um clube nacional não disputa um campeonato com times europeus, o último foi o Corinthians, que disputou a primeira edição desse mesmo torneio em 2000 e foi campeão, vencendo o Vasco da Gama na final. Desde então, só times de outros países da América do Sul têm conseguido essa façanha, na antiga Copa Intercontinental. Espera-se que o campeonato seja no nível que os clubes demonstram ter, como São Paulo e Liverpool, com grandes jogos, e se possível com uma boa campanha do representante brasileiro. Mas sabemos das dificuldades que ele terá: enfrentar equipes de alto nível, que certamente trarão problemas. Em 7 jogos, a bola vai rolar no país do Sol Nascente. Que vença o melhor!


Tabela de Jogos (horários de brasília)
Transmissão: Globo, Sportv e ESPN Brasil


Quartas-de-finais:




Data


Estádio


Partida

111 Dez 08:20Tokio Al Ittihad x Al Ahly
212 Dez 08:20Toyota Sydney FC x Saprissa


Semifinais:


#DataEstádio Partida
314 Dez 08:20Tokio Vencedor-J1 x Sao Paulo FC
415 Dez 08:20Yokohama Vencedor-J2 x Liverpool FC


Decisão do 5º lugar:


#DataEstádio Partida
516 Dez 08:20Tokio Perdedor-J1 x Perdedor-J2


Decisão do 3º lugar:


#DataEstádio Partida
618 Dez 05 :20Yokohama Perdedor-J3 x Perdedor-J4


Final:


#Data
Estádio Partida
718 Dez 08:20Yokohama Vencedor-J3 x Vencedor-J4
FALTAM 183 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
créditos:www.fifa.com

terça-feira, dezembro 06, 2005

Campeonato Brasileiro 2005 - 42ª rodada

______________________________________________________
Rubens Junior

Acabou o Campeonato Brasileiro 2005!

Na 42ª rodada, a última do torneio, houve muitas surpresas, desilusões, criticas e muita festa.

Relembrando a final da libertadores, São Paulo e Atlético-PR fizeram um belo jogo e com a vitória por 3x1 a equipe paulista acabou se classificando para a Copa Sul-Americana.

O Juventude que ainda sonhava em disputar a Sul-Americana do próximo ano acabou sendo derrotado em casa pelo já rebaixado Atlético-MG por 3x1.

Em mais um 3x1 o Figueirense venceu o Santos.

3x1 também foi o resultado entre Ponte Preta e Brasiliense. A Macaca que com a vitória se livrou do rebaixamento.

O Papão abandonou a Série A com mais uma derrota em casa, desta vez o Flamengo venceu por 4x1.

No jogo em que Romário decidiu a artilharia do campeonato o Vasco venceu o Paraná. Mesmo beirando os 40 anos, o "Baixinho" continua sendo o rei da pequena área. Grande feito do camisa 11 vascaíno.

Em um jogo que todos esperavam uma grande partida do Internacional, o Coritiba venceu por 1x0, mas mesmo com a vitória o Coxa foi rebaixado, pois dependia de outros dois resultados. A equipe colorada mesmo com a derrota foi aclamada pela torcida e acabou recebendo a taça de campeão moral, pois na antiga tabela sem a anulação dos 11 jogos o time gaúcho seria o campeão.

O Botafogo venceu o Fortaleza no Rio por 2x0 e garantiu sua vaga na Sul-Americana.

O Cruzeiro em casa perdeu para o São Caetano e a equipe do ABC paulista com a vitória por 3x1 sobre os mineiros, garantiu sua permanência na Série A.

Em um grande jogo o Palmeiras venceu de virada com o placar de 3x2 o Fluminense (que literalmente pipocou na reta final da competição), e garantiu a vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

No jogo do campeão, o Goiás tentou minimizar a festa corintiana com a vitória de 3x2 sobre a equipe paulista, mas mesmo com a derrota o Corinthians consagrou-se Tetra campeão brasileiro, pois seu rival Internacional perdeu seu jogo também. A Fiel fez muita festa em Goiânia e depois nas ruas de São Paulo.

Acabou o campeonato que mesmo marcado por muitos episódios vergonhosos, trouxe grandes emoções, esperemos uma bela competição em 2006 e acreditamos que depois desta edição pessoas superiores nas entidades futebolísticas brasileiras comecem a melhor selecionar seus profissionais e deixem que somente os jogadores dentro de campo decidam a competição. Muito obrigado leitores!

PARABÉNS CORINTHIANS, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2005!
créditos: www.uol.com.br
www.gazetapress.com.br

segunda-feira, dezembro 05, 2005

RUMO A 2006: Brasil

______________________________________________________
Henrique Moretti

4 anos atrás, o Brasil chegava ao Mundial Coréia/Japão cercado de grande desconfiança. 6 derrotas nas Eliminatórias Sul-americanas, 2 trocas de técnico, e classificação na última rodada, e apenas no 3º posto. Ainda assim, esse mesmo time, como todos sabemos, sagrou-se pentacampeão do mundo, na chamada "Família Scolari".

Hoje, a situação mudou e o Brasil entra na Copa da Alemanha mais favorito do que nunca e jogando um futebol bonito e convincente, fato que o aproxima àquela equipe maravilhosa de 1982. Naquele ano, mesmo com o clima de favoritismo, os brasileiros acabaram eliminados nas quartas-de-finais pela Itália, o que para 2006 ninguém quer nem pensar que aconteça.

A equipe conta com craques do quilate de Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Ronaldo, Adriano, Robinho, o chamado "quinteto mágico", que não deve entrar em campo, apesar da imprensa e torcida saudosistas. O ex-jogador santista ficará de fora, entrando em cena o quarteto que já fez tanto sucesso, responsável direto pelo título da Copa das Confederações em 2005, numa goleada de 4x1 na final contra a Argentina.

Taticamente, o scratch canarinho joga com dois volantes, um mais fixo, Emerson, e dois meias muito ofensivos, Ronaldinho e Kaká. No ataque, dois centroavantes, Adriano e Ronaldo, que apesar da desconfiança inicial, mostraram que podem jogar juntos. Na defesa, Lucio e Juan, apesar de serem bons em seus clubes, continuam não passando confiança, enquanto Roberto Carlos está em má fase e Cafu, aos 35 anos, jogará sua última Copa. No gol, Dida, titular absoluto do Milan, é certeza de segurança.

Mesmo com tantas mudanças, ainda existe uma pequena semelhança entre as seleções de Felipão e Parreira. Guardadas as devidas proporções, Alex, meia do Fenerbahçe, é o "Romário de 2002". Imprensa e público são unânimes em pedir a convocação do craque, que parece realmente não agradar ao treinador. Só na equipe brasileira um jogador de tanto talento pode ficar de fora. Indo além, deve.

Deixando comparações de lado, o Brasil é apontado favorito por todos e assumido inclusive por Parreira, e resta saber se esse peso terá efeito negativo ou não. Exemplos mostram que "salto alto" não pode ser permitido, e que, por mais que pareça um chavão surrado, ninguém ganha véspera. A seleção seguindo à risca os ensinamentos do experiente treinador campeão em 94, leva a taça do hexa até com sobras, o que a tornaria inalcançável a curto-médio prazo. Caso contrário, pode-se complicar.


FICHA TÉCNICA

Fundação: 1914
Afiliação à FIFA: 1923

Participações em Mundiais: 17 (1930, 1934, 1938, 1950, 1954, 1958, 1962, 1966, 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002)
Melhor Resultado: Campeão (1958, 1962, 1970, 1994, 2002)

Última Copa: Campeão (2002)

Campanha nas Eliminatórias: 1º colocado da Zona Sul-americana

Títulos Continentais: Hepta-campeão da Copa América (1919, 1922, 1949, 1989, 1993, 1997, 1999)

Ranking FIFA: 1º
Time-Base: Dida, Cafu, Juan, Lucio, Roberto Carlos; Emerson, Zé Roberto, Ronaldinho e Kaká; Ronaldo e Adriano
Técnico: Carlos Alberto Parreira
Pincipal Estrela: Ronaldinho (Barcelona)
Formação: 4-4-2
Avaliação: ***** (Favorito)

domingo, dezembro 04, 2005

Série C: Remo e América (RN) escapam do limbo

______________________________________________________
Pedro Galindo


A
chamada “guerra” da Terceira Divisão chegou ao fim há duas semanas. E deu a tradição no quadrangular final. As duas equipes mais conhecidas da fase final – Remo e América de Natal – conseguiram o acesso. Ambas conseguem voltar ao escalão intermediário do futebol brasileiro um ano depois do rebaixamento, fazendo boas campanhas em um torneio que costuma ser bastante difícil.

O Remo conseguiu a promoção depois de uma campanha praticamente impecável. Foi primeiro lugar na primeira fase, terminando essa etapa invicto, com quatro vitórias e dois empates. Na segunda fase, uma surpresa no jogo de ida: uma derrota para o Tocantinópolis por 2x0, fora de casa. No jogo de volta, não teve zebra. O Remo conseguiu uma vitória convincente por 4x1, no Mangueirão. O clube paraense prosseguiu à terceira fase, e passou por ela invicto. Empatou em casa com o Abaeté (PA) em 1x1, e venceu “suado” fora de casa, por 3x2. Na última eliminatória antes do quadrangular final, venceu o Nacional (AM) por 2x0, em Manaus, e foi derrotado em casa pelo placar de 1x0, mas o resultado garantiu a classificação do Leão para a última fase.

Já o Mecão, como é conhecido o time potiguar, também fez uma boa campanha, apesar de ter um pouco mais de polêmica. Envolveu-se em uma confusão jurídica com o Nacional de Patos (PB), logo na primeira fase. O time paraibano, que tinha ficado três pontos à frente, teve que pagar pela escalação irregular do jogador Alisson. Com isso, a equipe alvi-rubra ficou com a vaga. No resto do torneio, o América eliminou Ferroviário (CE), Coruripe (AL) e Treze (PB), com apenas uma derrota, para o Treze, no último jogo da Quarta Fase, mas isso não serviu para eliminar o Mecão: eles já estavam classificados, devido a uma vitória em casa por 2x0 sobre os paraibanos.

Depois de todas essas eliminatórias, chegaram ao quadrangular final América, Ipatinga (MG), Novo Hamburgo (RS) e Remo. Um grupo marcado pelo equilíbrio entre as equipes, jogos disputadíssimos e um título decidido pelo saldo de gols. Potiguares e paraenses terminaram com exatamente a mesma campanha (3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, num total de 10 pontos), sendo que o Clube do Remo terminou com um gol a mais de saldo e levou o caneco. Vale ressaltar também a importância da torcida do Leão durante todo o torneio. A equipe paraense teve a maior média de público das três divisões, levando, em média, 30.869 pagantes por jogo.

Ambos os times tentam se reestruturar para a disputa da Série B de 2006. A grande dificuldade está em manter os destaques das equipes, que estão sendo assediados por equipes de maior porte. Os dois já começaram a fazer contratações para o próximo ano, e esperam obter sucesso na Segundona, pois são equipes de certa tradição no cenário nacional e merecem ao menos esse lugar.