quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Copa da Uefa - Emoções à vista!

___________________________________________________________
Christian Avgoustopoulos


A Copa da Uefa é sem dúvida um dos mais interessantes torneios de futebol que se tem no mundo. Com um formato muito criativo, alternando fases eliminatórias com fases de grupos, abriga 80 times em sua 1a fase e permite várias formas de qualificação paraa competição, que vem ganhando prestígio entre muitos clubes europeus, que por vezes contam com ela para salvar uma temporada aquém do esperado.

Participam da Copa da Uefa os times que terminam nas primeiras colocações de seu campeonato nacional, exceto o campeão e melhores colocados das maiores ligas (que vão para a UCL), o campeão de cada taça nacional, os 3 vencedores da Taça Intertoto, 3 clubes através do ranking Fair Play da Uefa, times eliminados da 3ª fase qualificatória da Uefa Champions League e mais a frente, já na fase mata-mata, os 8 terceirosos colocados dos grupos da UCL. O número de vagas para cada confederação depende da posição do país no Ranking de Entradas da Uefa, que sofre alterações de acordo com a participação dos clubes de cada país ao longo de todas competições européias.

Some todos esses ingredientes a clubes de certa expressão, como Roma, Udinese, Sevilla, Schalke 04, Middlesbrough, Olympique de Marselha, Sttutgart, Hamburgo, entre outros, mais ainda pequenos clubes que vão sendo sensações da temporada, como por exemplo Thun, Artmedia e as surpreendentes equipes romenas, que dominaram seus grupos. É interessante também observar a presença do Strasbourg, que corre sérios riscos de rebaixamento no Campeonato Francês, mas que surpreende ao chegar forte nessa fase final.

Além disso, devido ao mercado de inverno, muitas mudanças foram feitas em alguns dos principais times, como na Udinese e no Stuttgart, que demitiram seus técnicos recentemente. O Artmedia inclusive teve um desmanche em seu elenco, ficando reduzido a apenas 18 jogadores inscritos na competição. E o Hamburgo tem sérias dificuldades com a lesão de Van der Vaart (à direita), seu principal jogador.

No dia 15 começaram as primeiras partidas da fase final, que conta com 32 times. Destaque para alguns confrontos sem favoritismos aparentes, como Schalke x Espanyol, Lille x Shakhtar, Bolton x Marseille e Hertha x Rapid Bucuresti. A rodada é completada nessa quinta-feira, com Stuttgart x Middlesbrough sendo a partida a se destacar.

Ano passado, o vencedor foi o CSKA Moscou, que não era cotado como um dos favoritos e sequer conseguiu chegar à fase final deste ano. Isso demonstra o alto equilíbrio que a competição apresenta. O torneio permite também que equipes de menor expressão possam fazer partidas em cenários internacionais, podendo ajudar muito no crescimento dessas equipes.

Enfim, façam suas apostas! A Copa da Uefa vem aí para sua fase decisiva, e certamente acertar quem será o campeão é algo tão difícil quanto marcar um gol de trás do meio de campo.

Nenhum comentário: