sábado, dezembro 10, 2005

RUMO A 2006: Sorteio dos grupos

______________________________________________________
Henrique Moretti

Nesta sexta, há exatos 182 dias para a Copa do Mundo 2006, foi realizado em Leipzig (ex-Alemanha Oriental) o pontapé inicial para a fase final do Mundial da Alemanha, o sorteio dos grupos.

A cerimônia foi demorada, com início a partir das 17h15 e encerramento apos às 19h30. Música, show de magia, aparições do mascote da competição, Goleo, e muitos clipes sobre as copas passadas preencheram o espaço de tempo anterior ao ponto alto da festa, o sorteio, e tentaram apaziguar os ânimos de quase 350 milhões de pessoas em todo o mundo assistindo ao vivo pelo televisor, além dos mais de 6 mil presentes no Centro de Convenções de Leipzig. A apresentação ficou por conta do apresentado Reinhold Beckmann e da modelo Heidi Klum, ambos alemães.

E os resultados das bolinhas, que saíram das mãos de ex-craques como Johan Cruyff, Pelé, Lothar Matthäus e Roger Milla, não foram nada bons para a Argentina. Do mesmo modo que em 2002, nossos vizinhos ficaram no grupo mais difícil dentre os 8 do Mundial 2006.

Vamos às chaves e suas respectivas análises:


Grupo A: Alemanha, Costa Rica, Polônia e Equador
O panorâma prevê facilidade para os donos da casa, que terão a boa Polônia (que deu trabalho para os ingleses nas Eliminatórias) como principal adversário. O Equador vai bem na América do Sul muito em parte por jogar na altitude de Quito, e sem ela não costuma dificultar. Os costa-riquenhos do brasileiro Alexandre Guimarães devem ser meros participantes.


Grupo B: Inglaterra, Paraguai, Trinidad & Tobago e Suécia
Previsão de chave complicada. Inglaterra e Suécia reeditam o embate do "grupo da morte" de 2002, onde saíram-se muito bem, e são os favoritos dessa vez. Paraguai corre sérios riscos de ficar de fora da Segunda Fase, o que não ocorreu em 98 e 2002. Trinidad & Tobago só deve apenas fazer número.


Grupo C: Argentina, Costa do Marfim, Sérvia e Montenegro, e Holanda
O "grupo da morte" pode não ser tão difícil quanto o de 2002, mas mesmo assim é muito forte. A Nigéria dá lugar à Costa do Marfim, teoricamente a melhor africana desse mundial, e que pode aprontar. A Holanda vem muito forte no ataque e Sérvia e Montenegro tem uma grande defesa, a melhor das Eliminatórias Européias. Os argentinos terão muito trabalho.


Grupo D: México, Irã, Angola e Portugal
Um dos grupos mais fáceis, onde Portugal e México devem conquistar facilmente os dois primeiros lugares. Irã, do artilheiro Ali Daei, pode tentar dificultar. Angola é carta fora do baralho. Como em 2002, a equipe comandada por Felipão dá sorte no sorteio.


Grupo E: Itália, Gana, EUA e República Tcheca
A segunda chave mais forte do mundial, onde os tchecos, segundos colocados do Ranking FIFA, vem sob a batuta do craque Nedved. Gana é uma equipe forte africana e tentará surpreender. Os americanos vêm em grande ascensão e fizeram boa campanha em 2002. Dificuldades à vista para os italianos.


Grupo F: Brasil, Croácia, Austrália e Japão
Um grupo bem equilibrado, onde o Brasil é favorito, porém não venceu Croácia e Japão quando os enfrentou nesse ano, e a Austrália vem esperançosa, comandada por Guss Hiddink, técnico que levou a Coréia ao quarto lugar da última copa. Adversários muito mais difíceis para os brasileiros em relação a 2002. Mesmo assim, Pelé parece ter novamente dado sorte ao Brasil, trazendo para o seu grupo os croatas ao invés de holandeses, tchecos ou portugueses.


Grupo G: França, Suíça, Coréia do Sul e Togo
O Grupo G conta com uma grande seleção, a França, e dois bem razoáveis, Suiça e Coréia, que brigarão pela segunda vaga. Togo é uma equipe fraca, deve ser eliminado. Sofrimento amenizado para os franceses, eliminados na primeira fase em 2002, mas que têm grandes chances de garantir o primeiro lugar.


Grupo H: Espanha, Arábia Saudita, Tunísia e Ucrânia
Outra chave das mais fracas, onde os espanhóis deverão ter tranqüilidade para passar de fase, assim como os ucranianos, de grande campanha nas Eliminatórias. Tunísia é a representante mais tradicional da África, mas mesmo assim é uma equipe fraca. A Arábia Saudita é fortíssima candidata ao último posto do Mundial.


Grupos e jogos definidos. A angústia da espera para a Copa do Mundo aumenta, e continuará crescendo até chegar o dia 9 de Junho, ás 13h, data e horário do jogo de abertura da competição, entre Alemanha e Costa Rica.

São 181 dias até lá. Está tudo pronto para o maior evento esportivo do Planeta ter início. O Goleo dá as boas vindas às 32 seleções classificadas. Agüenta coração!

FALTAM 181 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
créditos: www.ole.com.ar
www.pele.net

2 comentários:

C. Avgoustopoulos disse...

Sorteio interessante...Espanha no grupo mais fraco e mais uma vez Argentina no Grupo da morte...Brasil em uma chave aparentemente tranquila, mas não tem bobo na chave, será necessario jogar sem menosprezar seu primeiros oponentes. Italia em chave dura tb. É...o que será que os deuses do futebol estão planejando pra nós? Vamos esperar pra ver...

Anônimo disse...

VAMO QUE VAMO BRASIL!
Haha, acho o Brasil não terá dificuldades como alguns dizem, chega na Copa a história é outra, a amarelinha pesa e o time cresce junto.
E nossos hermanos hein, mais uma vez em um grupo complicado. Boa sorte para Carlitos e cia. também!