quinta-feira, dezembro 08, 2005

Mundial de Clubes da FIFA: Preparem o cafezinho

______________________________________________________
Pedro Galindo

A partir do dia 11 de dezembro, Domingo, começa o torneio mais esperado pelos clubes de todo o mundo (com exceção, talvez, dos europeus): o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, que será realizado pela segunda vez e terá a participação de clubes de todos os continentes do Planeta: o Sydney, da Austrália, o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, o Al-Ahly, do Egito, o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, o Liverpool, da Inglaterra, e o São Paulo, do Brasill. O campeonato, que se realizará no Japão, – e por isso, serão mais alguns jogos madrugada adentro – terminará no dia 18 do mesmo mês, com a final ocorrendo no Estádio de Yokohama.

Os clubes dos “continentes secundários”, como pode-se chamar Ásia, Oceania, África e América do Norte, basicamente só têm uma pretensão: se firmar no cenário internacional. Alguns desses times se reforçaram, como o Al-Ittihad, que foi montado com os famosos petrodólares. A equipe conseguiu reforçar seu plantel com vários jogadores brasileiros, entre eles Tcheco, ex-Santos, Pedrinho, ex-Palmeiras e Marcão e Lima, ex-Atlético Paranaense. Já o Al-Ahly conta com um time entrosado, sem maiores destaques, mas com um grande feito: está há 50 jogos invicto, contando o Campeonato Nacional e a Copa dos Campeões Africana. Já os outros dois não prometem muita coisa, a não ser que ocorra uma grande zebra. O Saprissa, que forma a base da seleção da Costa Rica que vai à Copa 2006, deve vencer o Sydney, com alguma dificuldade, visto que os dois têm elencos muito parelhos, porém o pequeno favoritismo do time costa-riquenho deve-se ao fato dos australianos terem tudo para serem o pior time do campeonato: não possuem uma origem muito tradicional (apenas 1 ano de vida), como o Al-Ittihad, não tem uma marca importante, como o representante egípcio, muito menos disputou um campeonato difícil, como o Saprissa. Devem ser eliminados logo na primeira fase, mesmo tendo um trunfo: o atacante tobaguenho Dwight Yorke, que já teve uma excelente passagem pelo futebol inglês, no Manchester United.

O maior favorito para vencer a competição, se der a ela o seu devido respeito, é o Liverpool. O time inglês vive uma boa fase, tanto na Premier League, na qual está na terceira colocação, perdendo apenas para o quase imbatível Chelsea e para o também favorito Manchester United, quanto na Liga dos Campeões, em que acabou a primeira fase na liderança do seu grupo, inclusive à frente dos "Blues". A equipe inglesa conta com um elenco invejável, com bons jogadores em todas as áreas do campo (Reyna, Hyypia, Luis Garcia, Cissé e Morientes, entre outros), e com um craque: Steven Gerrard, eleito o terceiro melhor jogador do mundo pela France Football, o cérebro do meio-campo dos ‘Reds’, que irá enfrentar o vencedor do confronto entre Deportivo Saprissa e Sydney, e certamente não deve ter problemas para chegar à final.

Outro grande favorito é o São Paulo, que também possui um bom elenco, mas que não parece ser de nível mundial, como o maior rival na luta pelo caneco. A impressão que todos têm à primeira vista é que o Tricolor enfrentará problemas para vencer esse Mundial, principalmente numa provável final com o Liverpool. O time inglês parece ser superior, mas o São Paulo tem razoáveis chances de buscar o tricampeonato. As qualidades do time do Morumbi todos já sabem: tem um bom goleiro (Rogério Ceni), uma zaga que passa segurança, uma excelente dupla de volantes (Josué e Mineiro), dois grandes alas (Cicinho e Júnior) e bons atacantes, incluindo um que pode fazer a diferença: Amoroso. O ponto mais fraco do time parece ser a armação, que não está tão bem quanto deveria, nos pés de Danilo. O time também tem algumas boas opções no banco: o excelente goleiro Bosco, recém-contratado, o polivalente Souza e os bons atacantes Aloísio e Thiago, este que parece ser uma boa promessa tricolor. Grafite está voltando de contusão e é presença certa. O São Paulo, se não arrumar problemas com o vencedor de Al-Ittihad e Al-Ahly, deve mesmo enfrentar o Liverpool na final. Resta saber se esse time será suficiente para conquistar o título.

O torneio promete ser bem disputado (especialmente a partir das semifinais), e será uma alegria em particular para os brasileiros – faz tempo que um clube nacional não disputa um campeonato com times europeus, o último foi o Corinthians, que disputou a primeira edição desse mesmo torneio em 2000 e foi campeão, vencendo o Vasco da Gama na final. Desde então, só times de outros países da América do Sul têm conseguido essa façanha, na antiga Copa Intercontinental. Espera-se que o campeonato seja no nível que os clubes demonstram ter, como São Paulo e Liverpool, com grandes jogos, e se possível com uma boa campanha do representante brasileiro. Mas sabemos das dificuldades que ele terá: enfrentar equipes de alto nível, que certamente trarão problemas. Em 7 jogos, a bola vai rolar no país do Sol Nascente. Que vença o melhor!


Tabela de Jogos (horários de brasília)
Transmissão: Globo, Sportv e ESPN Brasil


Quartas-de-finais:




Data


Estádio


Partida

111 Dez 08:20Tokio Al Ittihad x Al Ahly
212 Dez 08:20Toyota Sydney FC x Saprissa


Semifinais:


#DataEstádio Partida
314 Dez 08:20Tokio Vencedor-J1 x Sao Paulo FC
415 Dez 08:20Yokohama Vencedor-J2 x Liverpool FC


Decisão do 5º lugar:


#DataEstádio Partida
516 Dez 08:20Tokio Perdedor-J1 x Perdedor-J2


Decisão do 3º lugar:


#DataEstádio Partida
618 Dez 05 :20Yokohama Perdedor-J3 x Perdedor-J4


Final:


#Data
Estádio Partida
718 Dez 08:20Yokohama Vencedor-J3 x Vencedor-J4
FALTAM 183 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
créditos:www.fifa.com

14 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, eu nunca li algo tão ruim com tanto "puxa-saquismo" pros times europerus...
o tal Pedro Galindo, vc assistiu algum jogo do SP na libertadores? vc tem alguma idéia de quem foi um dos principais, se não o principal líder em assistências que resultaram em gol do SP? vc já assistiu algum jogo do SP?? pelo visto não né?
então não venha falar que o ponto fraco do SP eh a armação, pq o Danilo joga mto bola...lê a matéria sobre ele que saiu no GE.net ontem, q vc vai entender do que eu to falando

Anônimo disse...

BAMBI DETECTED!!!

BAMBI DETECTED!!!

BAMBI DETECTED!!!

Anônimo disse...

Rubens e Guilherme, outros que não assistiram a Libertadores...Veterano Mendigo, agora que seu time tah na competição que tem o SP como principal adversário reparem bem no time inteiro e no Danilo...E outra o Guilherme, desde quando o SP joga no 4-4-2?? como que vc pode falar que o Souza não se firmou nesse esquema sendo que nem joga assim??
e o Souza tem entrado muito bem nos jogos do SP. Basta ver o real jogo do SP x MSI que ele arrebentou com o jogo, junto com o Amoroso, o artulheiro do Amor..kkkk

Anônimo disse...

Só Lembrando o Danilo fez 6 assistência que resultaram em gol pela Libertadores...e costuma fazer excelentes partidas contra o time da MSI(ex-Corinthians)

Anônimo disse...

"Lamento Informar as criancinhas do Mundo que este ano não entregarei presentes no Natal, pois os veadinhos que puxam o trenó estão no Japão devido a disputa do 2º mundial de clubes."

Ass.: Papai Noel

Anônimo disse...

Pedro Galindo,
O Danilo não tem poder pra desequilibrar uma partida contra o Liverpool, vc qr dizer né? pq ele desequilibrou várias partidas contra os times da America do Sul, principalmente contra o MSI. Agora se ele não tem potencial pra desequilibrar uma partida contra um time europeu, é apenas uma opnião sua, pois ele ainda não jogou contra nenhum time da Europa, aí é só esperando pra ver mesmo.

Anônimo disse...

Vamos lá Guilherme,
O esquema 3-5-2 foi implantando acho que pelo Leão, ou Milton Cruz, agora não me recordo. Com o 3-5-2 o SP conquistou a vaga para o A libertadores 2005, ganhou o Paulista, e a própia Libertadores. o Esquema 3-5-2 é o preferido por todos os jogadores do SP (excessão óbvia: Souza), é o que eles estão mais entrosados e mais acomodados, por isso que o SP usa. No primeiro jogo do ano o Leão tentou colocar o 4-4-2, mas não adiantou, o Autuori fez testes no BR-05 com o 4-4-2 mas tb não adiantou, não pela ausência de 2 meias regulares, e sim por entrosamento e acomodação do jogadores. E este esquema é o mais correto visto que, na minha opnião, o ponto forte são os alas habilidosos e o ponto fraco é a defesa. Então jogando com 3 zagueiros o Lugano passa maior tranquilidade, tanto para o Edcarlos como para o Alex, e ainda dá uma força pro Fabão. Resumindo: não é a ausência de 2 meias regulares a opção pelo 3-5-2 e sim a acomodação dos jogadores com o 3-5-2.
Bom sobre a seleção, isso é indiscutível, ou vc acha que o Pareira realmente leva os melhores pras convocações. E sobre prêmios, não me recordo de nenhum ganho pelo Danilo, pois como disse um jornalista, ele é um jogador que joga em função do time, pode não ser a estrela do time, nem o camisa 10 dos sonhos, mas faz muito bem seu papel tanto ofensivamente como defensivamente.
Outra coisa: o q tem a ver essa frase:" Caro Gabriel, se você, no mínimo, acompanhasse a trajetória do São Paulo, deveria saber que o esquema favorito do treinador é o 4-4-2. Porém, na ausência de dois meias regulares ele é forçado a usar o 3-5-2 implantado por Emerson Leão quando comandava o time."
Alguma vez eu disse que o 3-5-2 era o preferido pelo Autuori ou pelo Leão?
Acho que não né?! então use argumentos mais coerentes.

Anônimo disse...

Pedro Galindo,
Eu não posso chegar e dizer que nunca li algo tão ruim?
Eu achei. É minha opnião.
Bom, eu e muita gente acreditamos no Danilo, eu e muita gente achamos ele essencial para a conquista da Libertadores e acredito nele para o Mundial. Bom é apenas uma divergencia de opnião.Vc realmente não pode agradar a todos, a mim vc não agradou, apenas isso.
Abraços

Henrique Moretti disse...

Caro Gabriel, vc pode não concordar com a opinião do próximo, mas vc exagerou nas palavras. Falar que "nunca leu algo tão ruim" foi de péssimo gosto.
Primeiro, concordo, acho o Danilo um jogador mediano.
E o favoritismo do Liverpool não é só o Pedro que acha, pergunte para os comentaristas. O time inglês não perde há um mês e vem numa grande arrancada, onde já alcançou a liderança do seu grupo na UCL e o 3o posto na Premier League.
É claro que o SP tem chances, e muito boas, visto que teve mais tempo para preparação, e que os times europeus geralmente não valorizam tanto a competição (tomara que este cenário mude a partir desse ano).
Sobre esquema, o predileto do Autuori é o 4-4-2, mas o que deu mais certo é o 3-5-2 por causa que a grande arma são-paulina é a subida de seus rápidos laterais, tanto pela linha de fundo, quanto pela diagonal.
E tem o Amoroso que desequilibra no ataque.

Acho a discussão muito boa para melhorarmos cada vez o blog, a participação do pessoal é muito importante na busca por esse objetivo, mas sempre com bastante respeito, isso é essencial!

Henrique Moretti disse...

Acrescentando, o SP é uma equipe de tradição, é bi-campeão mundial (não me venham com historinha que a Copa Intercontinental não valia!) e pode vencer o Liverpool numa hipotética final.
Mas dizer que o time inglês tem mais elenco passa longe de ser um absurdo. Mas o melhor time no papel não quer dizer vitória. O próprio Boca bateu o Milan na Copa Toyota de 2003 quando tinha uma equipe claramente inferior da de Kaká e Shevchenko.

Anônimo disse...

OK GABRIEL, VC ESTÁ CERTO, AFINAL O FREGUÊS TEM SEMPRE RAZÃO!
QUANDO OS BAMBIS VENCEREM UMAS 3 COMPETIÇÕES EM CIMA DO CORINTHIANS A GENTE CONVERSA.

ABRAÇOS! E DÁ-LHE LIVERPOOL, 2º CAMPEÃO MUNDIAL DA FIFA!

Anônimo disse...

Anonimo não tem direito de resposta.
Tem por nome, pra ficar no mínimo descente. Abraços

Anônimo disse...

*decente....
mas foda se tb

Anônimo disse...

a correção acima, foi feita por mim...
mas foda se tb...