domingo, dezembro 04, 2005

Série C: Remo e América (RN) escapam do limbo

______________________________________________________
Pedro Galindo


A
chamada “guerra” da Terceira Divisão chegou ao fim há duas semanas. E deu a tradição no quadrangular final. As duas equipes mais conhecidas da fase final – Remo e América de Natal – conseguiram o acesso. Ambas conseguem voltar ao escalão intermediário do futebol brasileiro um ano depois do rebaixamento, fazendo boas campanhas em um torneio que costuma ser bastante difícil.

O Remo conseguiu a promoção depois de uma campanha praticamente impecável. Foi primeiro lugar na primeira fase, terminando essa etapa invicto, com quatro vitórias e dois empates. Na segunda fase, uma surpresa no jogo de ida: uma derrota para o Tocantinópolis por 2x0, fora de casa. No jogo de volta, não teve zebra. O Remo conseguiu uma vitória convincente por 4x1, no Mangueirão. O clube paraense prosseguiu à terceira fase, e passou por ela invicto. Empatou em casa com o Abaeté (PA) em 1x1, e venceu “suado” fora de casa, por 3x2. Na última eliminatória antes do quadrangular final, venceu o Nacional (AM) por 2x0, em Manaus, e foi derrotado em casa pelo placar de 1x0, mas o resultado garantiu a classificação do Leão para a última fase.

Já o Mecão, como é conhecido o time potiguar, também fez uma boa campanha, apesar de ter um pouco mais de polêmica. Envolveu-se em uma confusão jurídica com o Nacional de Patos (PB), logo na primeira fase. O time paraibano, que tinha ficado três pontos à frente, teve que pagar pela escalação irregular do jogador Alisson. Com isso, a equipe alvi-rubra ficou com a vaga. No resto do torneio, o América eliminou Ferroviário (CE), Coruripe (AL) e Treze (PB), com apenas uma derrota, para o Treze, no último jogo da Quarta Fase, mas isso não serviu para eliminar o Mecão: eles já estavam classificados, devido a uma vitória em casa por 2x0 sobre os paraibanos.

Depois de todas essas eliminatórias, chegaram ao quadrangular final América, Ipatinga (MG), Novo Hamburgo (RS) e Remo. Um grupo marcado pelo equilíbrio entre as equipes, jogos disputadíssimos e um título decidido pelo saldo de gols. Potiguares e paraenses terminaram com exatamente a mesma campanha (3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, num total de 10 pontos), sendo que o Clube do Remo terminou com um gol a mais de saldo e levou o caneco. Vale ressaltar também a importância da torcida do Leão durante todo o torneio. A equipe paraense teve a maior média de público das três divisões, levando, em média, 30.869 pagantes por jogo.

Ambos os times tentam se reestruturar para a disputa da Série B de 2006. A grande dificuldade está em manter os destaques das equipes, que estão sendo assediados por equipes de maior porte. Os dois já começaram a fazer contratações para o próximo ano, e esperam obter sucesso na Segundona, pois são equipes de certa tradição no cenário nacional e merecem ao menos esse lugar.

Um comentário:

Henrique Moretti disse...

Os mais tradicionais voltaram!
Quem ganha é o futebol.