sexta-feira, junho 09, 2006

Futebol = Paixão (Especial)

___________________________________________________________
Henrique Moretti

A uma hora do início da Copa do Mundo 2006, creio que não há melhor momento para republicar aqui a coluna que inaugurou este blog "Fanáticos por Copa", no dia 27 de Setembro de 2005.
Nos próximos 30 dias caros fãs do futebol, animem-se! O maior evento do esporte mundial está prestes a começar! A posse Taça Copa do Mundo FIFA está novamente em aberto. Quem sairá dos gramados alemães com o privilégio de repetir o gesto que Cafu realizou quatro anos atrás?

Por que o futebol é o que é? Pergunta difícil. Como explicar essa paixão que assola todos os cidadãos no mundo todo? O esporte mais praticado, o mais assistido, o mais popular.


O futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes. Uma boa definição, proveniente do jornalista Milton Neves. Quem vive sem futebol? O Brasil é o país deste esporte, onde todos estão envolvidos, direta ou indiretamente, querendo ou não querendo. Ele apaixona as pessoas e, de 4 em 4 anos, quando é realizada uma Copa do Mundo, essa paixão fica ainda mais evidente. Quem não pára tudo para ficar na frente da Tv torcendo para sua pátria? Ali, dentro de campo, 11 contra 11, mais, quem sabe, 60 mil pessoas no estádio e mais, quem sabe ainda, milhões de pessoas envolvidas através do aparelho televisor. Todos com os olhos voltados para o zagueiro botinudo, o volante brucutu, o centroavante desengonçado que às vezes se torna o herói. Mas voltadostambém pro goleiro milagroso, pro zagueiro talentoso, pro meia habilidoso, pro craque, esperando o momento de explosão de alegria, o chute, a falha, o drible, o gol.


Ah, o futebol! O mais importante dentre os menos importantes, o mais popular, o mais praticado, 11 contra 11 correndo atrás de uma bola...que seja. Ah, o futebol! Agradeço aos céus por te ter conhecido, rezo todos os dias para que nunca sejas esquecido.

Nenhum comentário: