quarta-feira, junho 07, 2006

Esquentando os tamborins

___________________________________________________________
Renato Bosi de Magalhães

E a Copa do Mundo da Alemanha começa nessa sexta-feira. Apesar de a maioria dos jornalistas apontar o Brasil como grande favorito, não vejo as coisas bem assim.

A seleção brasileira é a melhor, mas, numa Copa do Mundo de mata-mata, qualquer tropeçozinho e a “vaca vai pro brejo”. Em 2002, não nos esqueçamos, o Brasil vinha muito mal na primeira fase. Ganhou da Turquia num pênalti mal marcado sobre Luizão. Nas oitavas-de-final, um gol da Bélgica mal anulado, quando a partida estava 0 a 0, poderia ter mudado o rumo da história.

Acredito que a Argentina e a Inglaterra serão nossos principais rivais. Vejo nessas duas equipes vários jogadores que podem decidir. Nosso rival sul-americano virá com muita vontade de apagar a má impressão da Copa passada. Eles caíram em um grupo muito complicado (novamente). Porém, se a Argentina passar por Holanda, Costa do Marfim e Sérvia e Montenegro, será complicado de segura-la.

Já o time inglês tem um arsenal de boas jogadas. Há a jogada de bola parada de David Beckham para, principalmente, os zagueiros Terry e Ferdinand. As faltas cobradas diretamente ao gol do marido de Victoria Adams também são perigosas. Há também os chutes de fora da área dos meias Lampard e Gerrard, os lançamentos para o rápido Owen, uma cabeçada ou um chute do bom Crouch...

Há ainda as equipes que podem surpreender. Apesar de não ter ido bem nos amistosos, acredito que o México, que fez uma preparação de dois meses, se sairá satisfatoriamente nesse Mundial. Quando se fala em bom goleiro as pessoas logo lembram do italiano Buffon ou do tcheco Peter Cech e se esquecem do ótimo goleiro mexicano Oswaldo Sanchez.

Gosto também da Holanda. Mas o problema é que a seleção dirigida por Van Basten é muito jovem. Gosto de reformulação, mas houve exagero. Concordo que jogadores como Stam e Davids não deveriam ser convocados, estão numa fase descendente de suas carreiras. Mas Seedorf e Roy Makaay, por exemplo, seriam muito importantes.

Portugal deve passar tranqüilo pela primeira fase. Caiu no grupo do México, adversário que, como escrevi anteriormente, é perigoso. Mas Angola e Irã não devem dar trabalho. O problema é que depois enfrentará nas oitavas alguma seleção do “grupo da morte”, também já visto aqui. E não acredito que a equipe do Felipão possa passar por uma Argentina, por exemplo. Apesar de ter jogadores habilidosos, como Deco e Cristiano Ronaldo, falta um cara que faça gols. Figo e Pauleta não são maus jogadores, mas também não são grandes finalizadores.

Agora é esperar a Copa do Mundo começar e constatar se minhas opiniões tiveram algum acerto.

Nenhum comentário: