quarta-feira, novembro 23, 2005

O Futebol Grego

______________________________________________________
Christian Avgoustopoulos

Olá amigos do "Fanáticos por Copa"! Sou Christian Avgoustopoulos e essa é minha 1ª coluna no blog. Confesso que uma certa ansiedade tem batido em mim até o dia em que este texto for lido por voces.

Bom, inicio minha "carreira bloguistica" falando sobre o futebol na terra dos Deuses, o futebol grego.

Quando falamos em Grécia, podemos associar vários fatores e termos que fazem parte de nosso cotidiano, como por exemplo, política, filosofia, matemática, arte, arquitetura, turismo, olimpíadas...enfim, diversos tópicos que tiveram uma contribuição dos gregos para sua formação e evolução ao longo da história.

Mas quando o assunto é futebol, imagino que seja difícil para todos associarem o esporte bretão com os gregos, e mais difícil ainda devia ter sido antes da Conquista da UEFA Euro 2004.

De fato, o esporte popular da Grécia não era o futebol, e sim o basquete, onde a seleção grega é uma das favoritas aos títulos, e tem grande tradição com seus clubes. Panathinaikos e Olympiakos já venceram a liga européia de basquete de clubes, assim como a seleção nacional, atual campeã européia. Atualmente, pode-se dizer que os 2 esportes se equivalem na preferencia nacional.

Antes da conquista da Euro, os gregos jamais haviam ganho uma partida em fases finais de torneios (Copas e Eurocopas), tendo apenas 1 participação em cada uma, sendo uma na Eurocopa de 1980, e uma na Copa do Mundo de 1994, onde a seleção Grega decepcionou. Havia sido a primeira classificada européia para a Copa nos EUA, mas após um fraco planejamento e até mesmo um descaso por parte da comissão técnica e dos atletas do técnico Alketas Panagoulias levaram a Grécia a uma campanha infeliz.

Porém, se a seleção não havia atingido muita tradição, seus clubes deram um destaque um pouco maior para o futebol helênico no cenário europeu, principalmente por intermédio do Panathinaikos FC. O time verde e branco de Atenas, comandado por nada menos que o lendário Ferenc Puskas, conseguiu a façanha de participar da final da Copa Européia em 1971, frente ao Ajax, em Wembley, onde eram disputadas as finais da principal competição européia na Época. Nessa ocasião, o Ajax sagrou-se campeão ao bater o Panathinaikos por 2x0. O mesmo Panathinaikos também chegou a 2 semifinais do campeonato europeu (atual UEFA Champions League), em 1984 e em 1996, e a uma Semifinal na Copa UEFA em 1987.

É também interessante falar que o Alpha Ethniki (nome da 1ª divisão do Campeonato Grego) está bem cotado pela UEFA e é considerado o 8º melhor campeonato da Europa, apenas atras dos gigantes campeonatos da Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, além dos nacionais da França, Portugal e Holanda.

Já nos domínios internos, curiosamente, o time com mais conquistas é o Olympiakos FC, de Pireus, cidade portuária da Grécia, vizinha a Atenas. Ao longo dos 78 anos de campeonatos gregos, o Olympiakos conquistou o título 33 vezes, seguido pelo Panathinaikos com 19 títulos e pelo AEK, de Atenas, com 11 conquistas nacionais.

Porém, neste século, os deuses permitiriam aos gregos escreverem um importantíssimo capítulo na história do futebol mundial. A seleção comandada pelo alemão Otto Rehhagel contrariou todas as expectativas e previsões dos mais entendidos do esporte ao sagrar-se campeã européia, em sua 2ª participação no torneio continental. Já na fase de qualificação, a seleção grega já era apontada como uma grata surpresa ao esporte, deixando para trás a Espanha, cabeça de chave do grupo, na repescagem e a atual sensação européia, a Ucrânia, no 3º. lugar.
Na fase final do torneio, os helênicos não se contentaram com a histórica classificação, e foram eliminando vários favoritos durante o torneio, como Espanha (eliminada na fase de grupos), França (a antiga campeã européia), Rep. Checa e o anfitrião do torneio, Portugal, inclusive derrotando-o pela segunda vez na competição e levantando o caneco no campo do adversário.

Talvez essa tenha sido a melhor oportunidade para os gregos organizarem ainda melhor seu campeonato interno e tentar elevá-lo ao nível dos maiores da Europa, o que infelizmente não foi aproveitado da melhor maneira possível.

A Grécia também sofreu dificuldades no grupo de qualificação para a Copa de 2006, e não conseguiu bater seus oponentes, num dos grupos que foi considerado como um dos mais difíceis da competição, onde brigavam por 1,5 vaga Ucrânia, Turquia, Dinamarca e Grécia, Juntamente com Albânia, Geórgia e Casaquistão. Os atuais campeões europeus não estarão na Copa de 2006, o que infelizmente não consegue consolidá-los como uma seleção da elite européia.

É possivel que a conquista européia tenha sido uma meta alcançada mais rapidamente do que o esperado, levando uma maior pressão para os jogos da seleção grega. Mas apesar disso tudo é possivel observar que a Grecia vai tendo evoluções sensiveis, e se houver um bom trabalho da federação junto aos clubes, o futebol em solo helênico tem tudo para equivaler-se ao nível das mais tradicionais federações e seleções do velho continente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa grego, muitas informações das quais eu não tinha conhecimento e acredito que muita gente também não tinha.

Boa sorte
Vai Fanáticos!

Anônimo disse...

que orgulho de meu amigo!

Anônimo disse...

Olhaaaaaaa o Grego !! representando...o kra nao eh soh boa pinta...sabe uq escreve...uhuuu...bom...acredito q nao tem essa d favorito...isso eh apenas algo imposto pela mídia...ganha kem jgoa melhor...ou tem a mlehor tática...haaa eh nois

Anônimo disse...

boa manoo
mtu bom o texto.. parabens
inha ideia ta de pé se quiser abraça vamo ai... quem sabe isso ano pode abri um caminho pra todo mundo ne.. vai que alguemv e seu texto la no meu site e pega vc pra trampa..
bm é isso
parabens ae
flwww