terça-feira, outubro 18, 2005

RUMO A 2006: Japão

Depois de avançar pela primeira vez à segunda fase de um mundial em 2002, como sede, o Japão chega à sua terceira copa seguida querendo mais. E para isso o técnico francês de 2002 Philippe Troussier, tachado como "retranqueiro", deu lugar ao galinho de quintino Zico. Com ele, veio um 4-4-2 bem brasileiro e mais ofensivo em relação ao antigo 4-5-1.
Zico, desde assumir, tenta implantar um futebol dinâmico e com mais chutes à longa distância, como o que resultou em gol de Nakamura sobre Marcos, na Alemanha esse ano. O meio-de-campo é bom e a defesa melhorou. O problema, porém, está no ataque, onde Tamada e Yanagisawa não inspiram confiança, mostrando muitas falhas de finalização. O setor com certeza será o de maior dor-de-cabeça para o treinador.
Por outro lado, um fator que ajuda o brasileiro é o aumento de jogadores na Europa, exportação que teve início com o meia Hidetoshi Nakata, com passagens por Parma, Fiorentina e agora em má fase no Bolton, e que hoje conta com outros, como Nakamura, do Celtic. O lateral brasileiro naturalizado Alex Santos completa essa internacionalização da equipe e é presença certa na Copa.
Os resultados são animadores: classificação tranqüila para o mundial em 1º lugar do Grupo 2 das Eliminatórias Asiáticas, com 5 vitórias e apenas 1 derrota, para o Irã; título da Copa da Ásia de 2004, vencendo a dona da casa China na final; e boa campanha na Copa das Confederações de 2005, com vitória sobre a campeã européia Grécia e empate sofrido contra o campeão Brasil.
Assim, Zico e seus comandados chegam à Alemanha tentando alcançar voôs mais altos e, apesar de desde já todos estarem satisfeitos com a grande evolução do futebol japonês, querem sonhar. Por que não?

FICHA TÉCNICA
Fundação: 1921
Afiliação à FIFA: 1929
Participações em Mundiais: 2 (1998, 2002)
Melhor Resultado: Oitavas de finais (2002)
Última Copa: Oitavas de Finais (2002)
Campanha nas Eliminatórias: 1º do Grupo B da Zona Ásiatica
Títulos continentais: Tri-campeão da Copa da Ásia (1992, 2000, 2004)
Ranking FIFA: 16º
Time-base: Kawaguchi; Kaji, Tanaka, Miyamoto, Alex Santos; Fukunishi, Ogasawara, Nakamura, Nakata; Yanagisawa e Tamada
Técnico: Zico
Estrela: Shunsuke Nakamura (Celtic)
Formação: 4-4-2
Avaliação: ** (Pode chegar à segunda fase)

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! naum li nada mais achei muito loco!!!!

Anônimo disse...

Carambaa hahahaha Timão eh mais idoso e a seleção dos japas ahahhaa Mto loko o texto...com um toque brasileiro eu acho q o japão supera as expectativas hahaha... Abraço Moretti...quero ver o texto da Italy haha flw

Anônimo disse...

mto bom kbça!!

Anônimo disse...

Aew manu, tah rox esse teu blog, Japão vai chega as quartas-de-finais, hauhaha, mas minhas Italy sera a grande campeã !!!!!! flww

Anônimo disse...

Awe Moretti!!! Muito bom, Não li o texto todo sobre o Japão não, confesso... Talvez porque os Japas não surpreendam mais ninguem. O Caminhão deles tão passando em tudo qualquer lugar do mundo..hehehe Abraço Marcelinho!! TÈ++