sexta-feira, janeiro 12, 2007

Beckham na América

___________________________________________________________
Henrique Moretti

O mercado de inverno europeu – que se encerra no fim de Janeiro – está mais movimentado que de costume nesta temporada, com contratações milionárias como as dos argentinos Gago e Higuaín pelo Real Madrid, que ainda trouxe o brasileiro Marcelo; houve ainda a chegada da revelação chilena Matías Fernández ao Villareal e o empréstimo de três meses conseguido pelo Manchester para ter o bom sueco Larsson, entre outras aquisições. Entretanto, o que mais chama a atenção não é uma assinatura de contrato, e sim o anúncio de que o meia David Beckham jogará nos Los Angeles Galaxy, da liga norte-americana, a partir de agosto, após o término de seu compromisso com o Real Madrid.

Sem espaço no clube merengue desde que o técnico Fabio Capello foi contratado, Beckham foi titular em apenas cinco partidas na Liga Espanhola, e procurou, segundo especulações, uma transferência para a Inter de Milão, pois agradava à sua esposa Victoria Adams a possiblidade de se viver na "capital da moda". Com a negativa do clube de San Siro, apareceu a oportunidade de jogar nos EUA, onde inclusive ele já possui uma escola de futebol. Na seleção inglesa o meia também não vinha obtendo sucesso, sendo que depois da eliminação frente a Portugal na Copa do Mundo nunca mais fora convocado.

Estima-se que o “Spyce Boy” receberá algo em torno de U$1 milhão por semana para jogar em Los Angeles, na soma de salários, acordos comercias e demais rendimentos. Mas a transferência não tem motivos financeiros, garante o jogador, e é explicada pelo grande desafio de alavancar o futebol nos Estados Unidos.

O inglês é a contratação de maior impacto da história da Major League Soccer, a liga de futebol americana, que já abrigou jogadores como Djorkaeff, Valderrama e Stoichkov, e "é o único indivíduo capaz de construir a 'ponte' entre o futebol nos Estados Unidos e no resto do mundo", conforme afirmou Timothy Leiweke, presidente da empresa proprietária do LA Galaxy.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho uma boa para Beckham e para o futebol dos EUA. Vejo interessante a evolução norte-americana no "nosso" futebol, porque eles sabem promover um campeonato decente.

A MLS poderia, por exemplo, se tornar um caminho mais interessante e atrativo que os periféricos campeonatos europeus. O problema é o calendário, mas pode haver uma adequação.

Ah, boa para o Real Madrid até, que tenta se desfazer de galáticos veteranos em um momento oportuno.

FS disse...

Eu também concordo, acho que vou fazer um testo no LA, pra ganhar metade do que o Beckham ganha.
HauHUHUa, mas já foi a grande fase dele, não o vi jogar nada mais além do que na sua época de diabo vermelho.

Hahah fazia tempo que não passava aqui, só vc tah postando agora Henrique?
Tem q exercitar a facul neah hehehe, tah certo.
Abraço cara, e vamo marcar um fut awe =P