domingo, fevereiro 05, 2006

São Paulo e Palmeiras fazem primeiro clássico do ano

___________________________________________________________
Dante Baptista

São Paulo e Palmeiras se enfrentarão, neste domingo, às 18h10 no Morumbi em situações diferentes. Enquanto o Tricolor, tri-campeão mundial, procura se estabilizar e acertar o time para a temporada, o Palmeiras busca o melhor início de temporada de sua história. Com sete vitórias no ano (cinco pelo Paulista e duas na Libertadores), o Verdão ainda não perdeu, sequer empatou.

Já o São Paulo tropeçou em alguns jogos. Perdeu para o Juventus, empatou com o Guarani, mas a boa vitória contra o Marília deu novo ânimo ao time do Morumbi, e a contratação de Alex e André Dias, Leandro e Maurinho dão sangue novo à equipe.

Mas, se as novidades motivam o técnico Muricy Ramalho, a principal atração do Tricolor pode ser seu mais antigo jogador. Rogério Ceni treinou bem e está disposto a jogar. O capitão do tri são-paulino foi submetido a uma atroscopia no joelho direito, e, mesmo com a previsão de 40 dias longe dos gramados, pode fazer sua estréia. Porém, o Tricolor não poderá contar com os zagueiros Fabão (suspenso) e Lugano, que se recupera de uma fratura no nariz.

Já o Palmeiras não parece ter problemas para entrar em campo. À exceção de Enílton e Juninho, que ainda não jogou no ano, todos os outros titulares estão à disposição do técnico Emerson Leão. Marcinho e Ricardinho estão em ótima fase e são as chances. O único problema que pode incomodar o Palmeiras para o clássico é o cansaço da viagem para a Venezuela, pela rodada da pré-libertadores.


O que esperar do confronto

Quando Palmeiras e São Paulo se enfrentaram em 2005, a situação era inversa. O Tricolor era o líder isolado da competição, e o Palmeiras acertava a equipe aos poucos. Leão levou o time do Morumbi ao título e a um massacre no clássico. Foi 3 a 0 para o São Paulo, fora o baile. Diego Tardelli, Rogério e Luizão fizeram os gols do jogo.

Hoje, a situação é inversa, pelo menos, por parte do Palmeiras. Leão dirige o Verdão e é também líder do Paulistão. E conta com a ótima fase de Marcos, Marcinho e Ricardinho, além da genialidade de Gamarra e a garra de Marcinho Guerreiro.

Porém, do outro lado está um time tricampeão do mundo, que joga bem e cadencia a bola. Mesmo na derrota, o São Paulo apresenta um bom toque de bola e tem várias chances de gol, mas não as aproveita. Problema que parece estar solucionado com a nova dupla de ataque. Alex Dias e Aloísio, amigos, são-paulinos e que jogaram juntos por seis anos na França, serão os responsáveis pelos gols tricolores.

Mas, na defesa, Muricy terá problemas. Dos três zagueiros, apenas o fraco Edcarlos será titular, e vai jogar com Alex e o estreante André Dias, que não está 100% fisicamente. Fato que poderá ser utilizado por Leão para ganhar o jogo. Já o técnico tricolor poderá aproveitar as subidas de Paulo Baier e Corrêa com Danilo e Junior caindo por aquele lado para conseguir a vitória.

O jogo promete ser equilibrado, e não surpreenderia ninguém um empate. Não há favorito e, nem mesmo os tabus e o retrospecto podem servir de base para analisar o jogo de domingo.


Coluna republicada do
http://futeblog.uniblog.com.br - Futebol com Informação e Opinião

Nenhum comentário: