sexta-feira, fevereiro 10, 2006

CAN 2006: Times errados na Copa

___________________________________________________________
Bruno de Oliveira

Após as últimas eliminatórias africanas para a Copa, quando Gana, Togo, Angola e Costa do Marfim se classificaram pela primeira vez para um Mundial, falou-se muito sobre uma possível evolução nas equipes do continente. A ausência de seleções como Nigéria, África do Sul e principalmente Camarões, do craque Samuel Eto'o, surpreendeu o mundo do futebol. Questionou-se, então, o que poderiam aprontar os classificados para a Alemanha. A resposta foi dada na Copa das Nações Africanas, que termina hoje.

As fraquíssimas Gana, Angola e Togo sequer passaram da primeira fase. O último, aliás, perdeu os três jogos que fez no torneio. Já a Tunísia, do brasileiro Francileudo, caiu nas quartas-de-final, perdendo para a Nigéria nos pênaltis. A única seleção classificada para a Copa que se deu bem foi Costa do Marfim, que disputa a final nessa sexta contra os egípcios, donos da casa. Foi a única, também, a apresentar um bom futebol.

Quem acompanhou o torneio ficou com a sensação de que o continente africano estará mal representado na Alemanha. O Egito, um dos finalistas, provou ser uma seleção forte. Um time que sabe jogar com a bola nos pés. Assim como Camarões, eliminado do torneio pelos marfinenses, nos pênaltis. Eto'o e companhia, no entanto, mereciam melhor sorte.

Outra equipe que vai fazer falta é a Nigéria. Mesmo com um time que está longe daqueles que o país apresentou nos últimos anos, os nigerianos mostraram qualidade. Sem nenhum grande astro, foram eliminados na semi-final pela Costa do Marfim, que, liderada por Didier Drogba, provou ser a única seleção forte classificada para a Copa. O atacante do Chelsea é o grande responsável pelo momento da equipe.

Ao final da competição, a única conclusão que se pode tirar é de que irão os times errados para a Alemanha. A ausência de Nigéria, Camarões e Egito é triste. É claro que Angola, Togo e Gana mereceram, pois mesmo sendo mais fracos, venceram os grandes. Mas será uma grande pena ver o futebol africano com times tão pífios.

Um comentário:

Dennis V. disse...

gostaria de propor uma troca de links. Favor visitar o meu site e entrar em contato se possível:

www.futrio.blogspot.com
futrio@gmail.com