quinta-feira, novembro 17, 2005

RUMO A 2006: Eliminatórias

______________________________________________________
Henrique Moretti

Abro essa minha primeira coluna após as grandes mudanças no blog "Fanáticos por Copa" dando novamente as boas-vindas aos novos cronistas e falando da decisão das 5 últimas vagas para o Mundial 2006 nessa semana. Eram 27 seleções na Alemanha, agora já temos as 32.


Austrália
12/11 – Uruguai 1 x 0 Austrália
16/11 – Austrália 1 x 0 Uruguai

A equipe da Oceania volta a uma Copa do Mundo 32 anos depois de sua última participação, na mesma Alemanha de 1974. Para isso, segurou uma derrota pela contagem mínima em Montevidéu para revida-la em Sidnei, gol de Bresciano. Depois, contou com o apoio de 83 mil torcedores no Estádio Olímpico para fazer 4x2 nos pênaltis, conseguindo a tão sonhada revanche contra os uruguaios.


Trinidad e Tobago

12/11 – Trinidad e Tobago 1 x 1 Bahrein
16/11 – Bahrein 0 x 1 Trinidad e Tobago

No confronto de estreantes, a equipe caribenha conseguiu um fato histórico: será o país com o menos número de habitantes (apenas 1,3 mi) a participar de um Mundial. Festa na terra de Yorke, ex-Manchester, que conseguiu a classificação em plena Ásia, 1x0 gol de Lawrence.


Suíça
12/11 – Suíça 2 x 0 Turquia
16/11 – Turquia 4 x 2 Suiça

Os Suíços voltam a uma Copa depois 12 anos com uma nova geração comandada por Senderos e Vogel. Construiu uma bela vantagem em casa para depois em Istambul contar com a ajuda do zagueiro turco Alpay, que cometeu pênalti bobo logo no 1º minuto. Os otomanos ainda viraram, mas um gol de Streller acabou com o sonho.


República Tcheca

12/11 – Noruega 0 x 1 Rep. Tcheca
16/11 – Rep. Tcheca 1 x 0 Noruega

Contando com a volta de Nedved, os tchecos conseguem sua primeira qualificação a um Mundial depois de deixar de ser a antiga Tchecolosváquia. Chegar à Alemanha foi até tranqüilo, com dois 1x0, em casa e fora, gols de Smicer e Rosicky. Os noruegueses não conseguem voltar a uma competição desse porte.


Espanha
12/11 – Espanha 5 x 1 Eslováquia
16/11 – Eslováquia 1 x 1 Espanha

Enfrentando a equipe menos tradicional entre as das repescagens européias, os espanhóis não tiveram o menor problema para classificarem. Em dia de êxtase de Luis Garcia, que marcou 3 dos 5 gols da “Fúria”, a Espanha aproveitou para sacramentar sua sorte logo na primeira partida em Madrid. Depois foi só administrar no jogo de volta, num empate 1x1, gol de Villa.


Muitas seleções buscaram, apenas 32 conseguiram! Uma maratona que durou mais de 2 anos se encerrou nessa última quarta-feira. As Eliminatórias da Copa em todo o mundo, trouxeram alegria, emoção, choro, tristeza. Agora, essas 32 equipes já podem dizer: "Nos vemos na Alemanha em 2006!".
Eu digo: "Até o sorteio, dia 9 de Dezembro".

2 comentários:

Anônimo disse...

Eae Chefe ahuahauhau,. legal as informações, e Vai fanáticos!

Anônimo disse...

Meu deus heim como eu disse Trinad y Tobago na copa hahahha. Pena dos jogadores de Bahrein q poderiam ter ganhu 1 milhão de dollares e uma Ferrari. Tah fikando bem loko aki no Fanaticos heim...Os comentarios taticos do Guilherme fikou bom...
Agora kero ver heim domingo e a final do Brasileiro praticamente heim hahahaha...Timão vai ganhar assim espero neh
Bom eh isso ae...
Flw pra tds