terça-feira, dezembro 13, 2005

RUMO A 2006: México

______________________________________________________
Henrique Moretti

México cabeça-de-chave da Copa do Mundo 2006. A afirmação poderia soar muito estranho há 10 anos, mas hoje a terra da Tequila ganhou respeito internacional e está se firmando como uma força da América (da parte do Norte, sempre foi).

Nos critérios da FIFA que consideraram o ranking da entidade (o México aparece em 7º lugar no mês de Dezembro) somado com a participação dos últimos dois mundiais (oitavas em 98 e 2002) levaram os mexicanos a deixarem de fora do rol dos cabeças uma seleção do nível da Holanda.

De agora em diante, resta ao México provar que merece realmente tal condição. A equipe é realmente boa, e provou isso ao derrotar o Brasil na Copa das Confederações, na Alemanha, 1x0 gol de Jared Borgetti (foto). Borgetti aliás que é a grande esperança mexicana, exímio cabeceador e garantia de presença na área, conseguiu transferir-se para o inglês Bolton nesta temporada, e foi o artilheiro isolado do Zonal da Concacaf nas eliminatórias.

Mas a seleção mexicana não se resume apenas ao centroavante. Começa com um grande goleiro, Oswaldo Sánchez, principal responsável pela classificação do Chivas Guadalajara às semifinais da Libertadores 2005. Salcido, bom lateral do mesmo Chivas, e Rafa Márquez, do Barcelona, passam confiança à defesa. O meio tem o brasileiro naturalizado Zinha, que também pode jogar de atacante, e a boa opção Torrado. No ataque, Lozano deve ser o companheiro de Borgetti.

O otimismo do México pode ser ainda maior se analisarmos seu grupo na Copa, o D, que lhe é altamente favorável, com Portugal, Irã e Angola. Os dois últimos não assustam e a briga será pela liderança da chave, com a equipe de Felipão.

Por essas e outras, nova presença nas oitavas de finais para os mexicanos é quase certa. Conseguir mais que isso a equipe do argentino Ricardo Lavolpe sabe que é muito difícil, já que enfrentaria um dos classificados da chave C, a mais equilibrada do mundial. Mas, quem sabe... Afinal, se nos últimos anos eles se tornaram a pedra no sapado brasileiro, muito ousado seria pleitear uma vitória diante de argentinos ou holandeses?


FICHA TÉCNICA

Fundação: 1927
Afiliação à FIFA: 1929
Participações em Mundiais: 12 (1930, 1950, 1954, 1958, 1962, 1966, 1970, 1978, 1986, 1994, 1998, 2002)
Melhor Resultado: Quartas de finais (1970 y 1986)
Última Copa: Oitavas de finais (2002)
Campanha nas Eliminatórias: 2º colocado da Zona Norte-americana
Títulos Continentais: Tricampeão da Copa Ouro (1993, 1996, 1998)

Ranking FIFA: 7º
Time-Base:
Sánchez; Salcido, Márquez, Osório e Mendez; Pineda, Pardo, Zinha (Torrado) e Morales; Lozano e Borgetti
Técnico: Ricardo Lavolpe
Pincipal Estrela: Jared Borgetti (Bolton)
Formação: 4-4-2
Avaliação: ** (passa da Primeira Fase)

FALTAM 178 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
créditos: www.fifaworldcup.com

Um comentário:

C. Avgoustopoulos disse...

Eu creio que o Mexico é de fato o favorito a vencer o grupo, e tb acho justo serem cabeças de chave. Agora nas oitavas provavelmente terão um jogo bem díficil, contra qquer umas das seleções do grupo C

Go fanaticos go go go!