sexta-feira, dezembro 16, 2005

RUMO A 2006: Holanda

______________________________________________________
Henrique Moretti

Nas eliminatórias para a Copa 2002, Irlanda e Portugal cometeram um crime contra os amantes de um futebol bem jogado. Eliminaram a Holanda, que ficou sem chance até de ir para a repescagem. Para o Mundial 2006, República Tcheca nem Romênia foram capazes de parar a Laranja, que quer voltar a ser “mecânica”.

Marcada para sempre como a seleção que encantou o mundo nas copas de 74 e 78, onde foi vice-campeã, perdendo para os donos da casa da época Argentina e Alemanha, no revolucionário “carrossel holandês” de Rinus Michels. O título não veio em tais oportunidades e até hoje. O máximo que a equipe dos Paises Baixos conseguiu foi o título da Euro 88, num grande time que tinha Ruud Gullit, Frank Rijkard e Marco van Basten como destaques. Este último é o novo treinador holandês. Ex-craque do Milan, assumiu o desafio de renovar a seleção, depois da chegada às semifinais da Euro 2004, perdendo para Portugal. E impressionantemente vem muito bem, terminando em primeiro em seu grupo nas Eliminatórias e chegando a estar 15 jogos invicto, até perder para a Itália em amistoso recente.

Agora, se você espera ver na Alemanha jogadores conhecidos como Clarence Seedorf, do Milan, Mark van Bommel, do Barcelona, Edgar Davids, do Tottemham, e Roy Makaay, do Bayern, ficará decepcionado. Nenhuma seleção no mundo abriria mão de tantos bons jogadores ao mesmo tempo. Nenhuma exceto a holandesa. Na grande renovação imposta por van Basten, o primeiro nunca esteve nos planos, enquanto os demais ainda têm chances , não muito grandes, de ir à Alemanha.

Quem impera hoje no time laranja são jovens como o lateral Kromkamp, do Villareal, o zagueiro Opdam, da surpresa holandesa Az Alkmaar, o ponta direita Dirk Kuyt, do Feyenoord e o esquerda Arjen Robben, do Chelsea. A criação no meio-campo fica por conta de Rafael van der Vaart, tão novo quanto, e que vem em grande fase no Hamburgo, da Alemanha.

É claro que a equipe tem suas pilastras de experiência: o goleiro Edwin van der Sar, do Manchester, e o volante Philip Cocu, do PSV, continuam seu reinado na seleção, e são os únicos remanescentes da Copa 98. No ataque, o centroavante Van Nistelrooy, também do Manchester, é goleador e experiente.

A Holanda, para a alegria dos fãs, deve ser a única equipe no Mundial a jogar num 4-3-3 típico, com dois pontas abertos, Kuyt e Robben, e um centroavante, Nistelrooy. Quando ataca o esquema laranja lembra o do Barcelona. Quando defende, o do Chelsea, num 4-3-2-1, com os pontas fechando o meio. Força na marcação e saída rápida no contra-ataque são freqüentemente vistas.

A geração é tão boa que bons jogadores como Wesley Sneijder, meia, e Ryan Babel, atacante, ambos do Ajax, devem figurar no banco, assim como os delanteiros Castelen, que forma dupla de ataque com Kuyt (foto) no Feyenoord, e Robbie van Persie, do Arsenal, reserva imediato de Robben.

Por tudo isso, a Holanda chega à Alemanha com rótulo de favorita ao título. Isso mesmo. E no grupo da morte da Copa espera, junto com a Argentina, não ser surpreendida por Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim. Se isso realmente acontecer, a Laranja chegará às oitavas mais do que confiante. Num time inexperiente como o atual isso seria essencial. Assim, a segunda seleção no coração de muitos torcedores tentaria cravar seu nome entre os grandes, com um inédito título. A extrema juventude de van Basten e seus comandados é o único temor.


FICHA TÉCNICA

Fundação: 1889
Afiliação à FIFA: 1904
Participações em Mundiais: 7 (1934, 1938, 1974, 1978, 1990, 1994, 1998)
Melhor Resultado: Vice-campeã (1974 e 1878)
Última Copa: Semifinais (1998)
Campanha nas Eliminatórias: 1º colocada do Grupo 1 da Zona Européia
Títulos continentais: Campeã da Eurocopa (1988)
Ranking FIFA: 3º
Time-Base: van der Sar, Kromkamp, Opdam, Boulahrouz
(Vlaar), van Bronckhorst; Cocu, Landzaat, van der Vaart; Kuyt, Robben e van Nistelrooy
Técnico: Marco van Basten
Principal Estrela: Ruud van Nisteltooy (Manchester United)
Formação: 4-3-3
Avaliação: **** (Boas chances de título)

FALTAM 175 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
créditos: www.fifaworldcup.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Aee até q enfim minha laranja foi postada,eu venho semore dizendo a a Holanda eh um otimo time e com grandes chances de se dar bem na copa da Alemanha, apesar de ser um time inexperiente e novo , tem grandes estrelas e olha oq eu estou dizendo , vai surpreender.
Estou otimista e a laranja voltara a ser a tao famosa Laranja Mecânica.

Anônimo disse...

A Holanda vai longe nessa Copa, tem uam boa seleção com Ruud van Nisteltooy e Van der Vaart esses doias vão dar trabalho e muito, mas continuo dizendu, qro v minha Italy !!!!!!!!
Flww

C. Avgoustopoulos disse...

Bom...tem um grande time o selecionado dos Países-Baixos, mas assim como pode ser campeã, não será surpresa se ficar de fora logo na 1a fase, disputando vaga com Argentina e Servia principalmente...