terça-feira, maio 22, 2007

Quem segura Casey Stoner?

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Henrique Moretti

No último fim de semana ocorreu a quinta etapa da temporada 2007 de MotoGP. Na corrida disputada em Le Mans, na França, melhor para o australiano Chris Vermeulen, da Suzuki, que conseguiu a primeira vitória na carreira – e a primeira da equipe desde 2001. Entretanto, vencedor mesmo foi outro australiano, Casey Stoner, da Ducati Marlboro, atual líder do campeonato que terminou em terceiro lugar, em boa prova de recuperação.

Stoner é a grande surpresa do campeonato. Oitavo lugar no ano passado, quando estreava na MotoGP guiando uma LCR Honda, o piloto de 21 anos resolveu apostar para 2007 na ascendente Ducati, escuderia que sempre contou com um ótimo motor, mas de baixa confiabilidade. E deu certo. A equipe continua em evolução e Stoner venceu três das cinco primeiras corridas deste ano, liderando o campeonato com 21 pontos de vantagem para o supercampeão italiano Valentino Rossi.

O atual campeão da principal categoria do motociclismo mundial é o norte-americano Nicky Hayden, que vive mau momento e é apenas o 11º colocado da tabela. Na pista escorregadia de Le Mans, o garoto de Kentucky perdeu o controle de sua Repsol Honda nas voltas finais, quando detinha a quarta colocação. Os atuais resultados de Hayden dão ainda mais desconfiança à conquista de 2006, que pareceu ser fruto da irregularidade da Yamaha de Rossi e do incrível erro do italiano na última corrida, quando ele caiu na pista seca de Valencia, perdendo assim a vantagem de 8 pontos que ostentava até então.

Nesta temporada, o problema de Rossi são os pneus Michelin, que vêm mostrando um rendimento bem inferior aos Bridgestone usados por Stoner. Com o temporal despejado no GP da França, a diferença entre os dois aumentou ainda mais, e o italiano nada pôde fazer senão terminar num modesto sexto lugar. O brasileiro Alexandre Barros, da equipe secundária da Ducati (a Pramac d’antin), vinha bem enquanto o traçado esteve seco, porém também perdeu rendimento na chuva e acabou abandonando a corrida.


foto: www.caseystoner.com.au

Um comentário:

Anônimo disse...

Já era tempo da MotoGP, assim como a Formula 1, se tornar mais competitiva!