sexta-feira, maio 11, 2007

Definidos os confrontos de quartas-de-final da Taça Libertadores da América

___________________________________________________________
Henrique Moretti

A decisiva rodada de volta das oitavas foi disputada no último meio de semana. Na terça-feira, o Colo-Colo bateu o América do México, em Assunção, por 2 a 1, mas o resultado de nada adiantou, já que os mexicanos haviam vencido por 3 a 0 o jogo de ida, no estádio Azteca. O América, que não conta mais com o veterano meia Blanco, transferido ao futebol dos EUA, agora enfrenta o Santos, que teve mais dificuldades que o esperado para passar pelos venezuelanos do Caracas, na Vila Belmiro.

Outra equipe que ganhou mas não levou foi o Toluca, também do México. Os 2 a 0 aplicados diante do Cúcuta Deportivo, no estádio Miguel Hidalgo, não foram suficientes para reverter a vantagem dos colombianos, que podiam perder por até 3 gols de diferença. Assim, o Cúcuta, grande zebra da Libertadores até aqui, terá pela frente o tradicional Nacional, tricampeão da competição, que bateu o Necaxa em plena Cidade do México. Os uruguaios devem a classificação ao goleiro Buruazza, que salvou a equipe em várias oportunidades. A vitória veio aos 43 minutos do segundo tempo, quando Martinez fez o único gol da partida, mas nem era necessário, pois o 0 a 0 bastava para a classificação.

No clássico argentino da rodada, o Boca Juniors, penta-campeão da Libertadores, fez valer a vantagem adquirida na partida de ida, quando bateu o Vélez Sarsfield na Bombonera por 3 a 0. Jogando no José Almafitani, o Vélez até conseguiu assustar os xeneizes, que jogaram a maior parte do jogo com 1 jogador a menos, porém a vitória por 3 a 1 não foi suficiente. A equipe de Riquelme, autor de um gol olímpico na partida, agora enfrenta o Libertad, que empatou com o Paraná Clube por 1 a 1, no Defensores del Chaco, e acabou beneficiado pela vitória na partida de ida. A equipe paraguaia, semifinalista da Libertadores 2006, abriu o placar logo no início do primeiro tempo, em falha do goleiro Flávio, e conseguiu se segurar no segundo, sofrendo o gol de empate paranista, de Joelson, já bem perto do apito final.

O jogo mais esperado para os brasileiros aconteceu na noite de quarta-feira, envolvendo São Paulo e Grêmio num estádio Olímpico abarrotado. Com poucas chances de gol criadas, quem se saiu melhor foi o Tricolor Gaúcho, que confirmou a fama de “copeiro” e se classificou ao vencer por 2 a 0, gols dos meias Tcheco, que recentemente acendeu polêmica com os são-paulinos, e Diego Souza, revelado no Fluminense e que já havia sido destaque na partida disputada no Morumbi.

A chance de novo confronto canarinho nas quartas-de-final não se concretizou por causa do Defensor, do Uruguai, que conseguiu segurar o Flamengo e seus 57 mil torcedores que lotaram o Maracanã. Os rubro-negros ganharam por 2 a 0, gols de um inspirado meia Renato, mas precisavam de mais 1 gol para levar a decisão aos pênaltis. Os uruguaios ainda assustaram no fim da partida em contra-ataques, obrigando o goleiro Bruno a praticar grandes defesas.

Os confrontos de quartas-de-final da Libertadores já se iniciam na próxima semana, com as partidas de ida acontecendo nos dias 15, 16 e 17 de maio.

2 comentários:

Vila do Esporte disse...

Henrique,
É o Dante, que já colaborou com vc antes.
Você tá sozinho tocando o blog?
Poderíamos trocar idéias!
Abraços

Anônimo disse...

Grande Marcelo !

Sempre que venho ler teu blog eu fico feliz com o que vejo =]

Mais feliz ainda em ver que está seguindo uma carreira a qual me parece ser perfeita pra você.

COntinue assim, e chegará longe !

Ah, e sobre tênis e outros esportes ? Bem que você poderia criar algum blog com outro nome, pra falar de esportes em geral hein ? hehe

( Ultimamente tenho assistido e gostado muito mais de tênis do que futebol .. vai entender hehe )

Grande Abraço !