sábado, maio 05, 2007

Quando a vaidade entra em campo

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Rodrigo Tiuí está longe de ser um craque. O atacante, de 22 anos, nunca conseguiu se firmar no Fluminense, clube que o revelou, e chamou a atenção do Santos, de Vanderlei Luxemburgo, após ter destaque no Paulistão 2006, atuando pelo Noroeste. Sua estada no time da Vila Belmiro, no mesmo ano, nunca agradou 100% à torcida. No entanto, Tiuí vinha tendo um bom desempenho nesta temporada, assumindo a titularidade no rápido ataque santista, ao lado de Marcos Aurélio.

Pedro, por sua vez, também nunca foi uma unanimidade. Tachado como boa promessa das categorias de base do Palmeiras, o lateral-direito, de 26 anos, acabou saindo queimado na péssima fase do alviverde, à época na Série B do Brasileirão. Ainda chegou a ser emprestado ao Vitória, retornando ao Parque Antártica e sendo dispensado em setembro passado. Foi contratado pelo Santos no início deste ano cercado de grande desconfiança, mas comprovou ser muito útil no decorrer do Campeonato Paulista, aproveitando-se da lesão de Denis, que era o titular da posição.

Apesar de todo esse destaque obtido ao decorrer da corrente temporada, Rodrigo Tiuí e Pedro não fazem mais parte do elenco do Santos. E pelo mesmo motivo: desavenças envolvendo o técnico Vanderlei Luxemburgo e Theodoro Fonseca, empresário dos atletas: segundo estes, o treinador afirmou que só os manteria no elenco se trocassem a assessoria de Theodoro pela de Ângelo Pimentel, procurador do também santista Rodrigo Tabata.

Para piorar, toda essa crise foi criada quando a equipe da Baixada começava a entrar na fase final da Taça Libertadores e a decidir o Campeonato Paulista. A situação do ataque santista ficou tão crítica que, na primeira partida da final contra o São Caetano, Luxa ficou sem opções, utilizando para o banco de reservas Moraes, que disputou apenas duas partidas com a camisa alvinegra. Para a lateral-direita a situação é tão ruim quanto, uma vez que Denis lesionou o joelho diante do Caracas, da Venezuela, em encontro válido pelas oitavas de final da competição sul-americana, e ficará de fora dos gramados até o final do ano. A opção, nesse setor, foi improvisar o jovem volante Dionísio.

Ao colocar suas desavenças com o empresário de Pedro e Tiuí acima, em grau de importância, das necessidades da equipe, o renomado Vanderlei Luxemburgo acabou prejudicando a equipe do Santos. A dispensa dos jogadores, como já comentado, pode ter interferido na provável conquista do Paulistão pelo São Caetano, e agora Luxa ficará sem eles nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, em que um elenco mais numeroso seria de vital importância para uma boa conciliação com o “mata-mata” da Libertadores.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o treinador se desentende com atletas em momentos importantes – pelo Corinthians, brigou com Marcelinho Carioca às vésperas da final da Copa do Brasil 2001, perdida para o Grêmio. Também não é algo inédito se suspeitar do envolvimento de Luxemburgo com empresários – em 2006 vários jogadores do modesto Iraty, equipe de seu amigo Juan Figer, foram trazidos para a Vila Belmiro. Assim, fica a impressão, pelos lados da Baixada Santista, de que a vaidade de Vanderlei Luxemburgo entrou em campo, prevalecendo. E, nesse caso, quem perde não é outro senão o próprio Santos.


foto: AS

Nenhum comentário: