segunda-feira, julho 10, 2006

A César, o que é de César!

___________________________________________________________
Daniele Pechi

Zidane perdeu a cabeça, Zidane deu vexame, Zidane deu adeus aos gramados pela porta dos fundos... Zidane, Zidane, Zidane... Mas, quem foi o campeão da Copa do Mundo 2006 mesmo??? Ah sim...A Itália, mas o Zidane, hein??

Concordo que a atitude de Zidane foi totalmente inesperada, principalmente por se tratar de sua última partida como profissional, condená-la também acho muito válida e justa! O título de melhor jogador de Copa pode ter sido jogado fora por ele hoje, ele não precisa disso... mas a taça do mundo não cairia nada mau para uma aposentadoria não?

O que não se pode perder de vista é que a Itália conquistou o seu tetracampeonato e não está recebendo o reconhecimento devido! Não for pura sorte que a Azzurra conquistou este título não, ganhou com louvor!

Não vou dizer que vi um futebol bonito, cheio de firulas, muito menos que ela tinha um grande craque... afinal, essa Copa não foi marcada por seleções com essas características. Marcar muito e sair para o contra-ataque: esta era basicamente a receita para ganhar os jogos!

Por este mesmo motivo é que esta Copa teve uma das piores médias de gols da história. Com uma defesa exemplar, a começar por Buffon, que até a final havia tomado apenas um gol, seguida por Cannavaro, que não seria surpresa se escolhido como melhor da Copa e Materazzi, que foi o autor do gol, mas está sendo lembrado mais por ter tirado Zidane do sério... é de lamentar!

A escolha de um jogador de defesa como o melhor do campeonato seria muito coerente e a homenagem seria muito bem vinda! Além dos atacantes deixarem a desejar, quem não vibrou com as defesas de Ricardo, Lehman e do próprio Buffon? Com as roubadas expetaculares de Cannavaro, é inevitável não falar nele....pelo menos ele foi campeão, não é mesmo?

Mas é bom aproveitar a oportunidade, já que acho que é última vez que falo de Copa 2006 para parabenizar a Alemanha pelo exemplo de organização e aos alemães, que conseguiram fazer o orgulho se ser alemão voltar! Este é mais um exemplo de que o futebol é muito mais do que o acontece dentro de campo.

A eliminação do Brasil revelou que erámos mais portugueses do que pensávamos, Felipão contava com a torcida brasileira, que mostrou que as portas estão abertas... mas parece que é ele quem não quer entrar! Este sim, fez um pequeno milagre levando Portugal para a semi-final: trabalhou, vibrou, brigou, gritou, chamou pela Santa Maria e conquistou a torcida (dessa vez, a lusitana), que agora não quer outro técnico!

Não posso dizer que esta Copa tenha sido uma decepção, talvez a expectativa que se colocava nela tenha sido o grande problema...Agora, esperamos mais quatro anos ansiosamente e olha, que 2010 promete: seleções como Itália, França e Brasil,por exemplo, terão de passar por uma profunda renovação e as especulações logo, logo começam....

O futebol, que fez o mundo parar por mês, agora volta para o seu lugar! Parabenizo a Itália novamente, mas estou indo tirar a poeira da minha tabela do Brasileirão, afinal, é hora de voltar a realidade!

Nenhum comentário: