sexta-feira, maio 19, 2006

Quem ficou fora da festa

___________________________________________________________
Dante Baptista


Eles são jogadores famosos, titulares em seus clubes, mas não disputarão a Copa de 2006 na Alemanha. Assim como em outros mundiais, surpresas marcaram a convocação das principais seleções do mundo.


A primeira surpresa foi a não-convocação de Giuly, da França. O atacante está em boa fase no Barcelona e foi o destaque do Monaco na campanha do vice-campeonato da Copa dos Campeões da UEFA em 2004. Nem mesmo o gol que classificou o Barça para a final desse ano credenciou o camisa 8 catalão.


O mesmo caso vale para outros dois atacantes que estão entre os melhores do mundo. Fernando Morientes, que já disputou dois mundiais pela Espanha, está fora da lista oficial da Fúria e Roy Makaay, atacante do Bayer de Munique, que não foi lembrado pelo técnico Van Basten para a seleção holandesa.


Van Basten, que sinalizou uma renovação na Laranja Mecânica, deixou de fora os experientes meio-campistas Clarence Seedorf e Edgar Davids, que seriam recebidos de braços abertos em boa parte dos times que disputam a Copa. Ainda no meio campo, Rivaldo, camisa 10 brasileiro em 98 e 2002, também está de fora.


No Brasil, outras ausências também serão notadas. Entre elas, Marcos, Roque Junior e Serginho, que vive excelente fase no Milan, assistirão a Copa pela TV. Porém, entre os nossos “hermanos”, vários bons jogadores também ficarão de fora. É o caso de Killy González, Veron e, principalmente, Javier Zanetti. Os três jogadores da Inter de Milan foram preteridos por José Pekerman, que levará uma equipe com 19 novatos em Copas.


Dois brasileiros naturalizados também ficaram de fora das convocações de suas respectivas equipes. Eduardo Silva, meio-campo da seleção da Croácia e Kevin Kuranyi, atacante alemão.


Todos esses craques formariam um time, no mínimo, competitivo para uma Copa. Marcos, Zanetti, Roque Junior, Samuel e Serginho; Davids, Verón e Seedorf; Makaay, Morientes e Giuly. O banco de reservas ainda teria jogadores como Lux, Baraja, Eduardo Silva, Kuranyi, Killy González...

Nenhum comentário: