terça-feira, maio 23, 2006

E Beckham responde

___________________________________________________________
Henrique Moretti

David Beckham não os conhece. Nem deve ligar para o que eles falam. Tampouco sabe que eles existem. Mas eles enchem a paciência de nós, fãs brasileiros, nas transmissões esportivas dos principais campeonatos europeus. Quem são eles? Luciano do Valle, Muller e Mário Sérgio.

Os três integrantes do Esporte Interativo da Band, principalmente os dois últimos, caracterizam-se por uma grande má vontade com o astro nascido na terra da Rainha, o que enraiva o pobre telespectador de TV Aberta, aqui no Brasil.

Por vários jogos, os ex-jogadores e agora comentaristas Muller e Mário pegaram no pé do jogador do Real Madrid, fazendo suposições de mau gosto, perguntando-se onde está o futebol do jogador, que para eles não passa de marketing, e comparando-o com Marcelinho Carioca em uma enquete grotesca. A perseguição era clara.

Gostaria de saber onde estão eles agora, na semana em que David comprovou (como se precisasse) ser um dos jogadores mais regulares da equipe merengue, com uma brilhante partida na despedida de Zidane do Bernabéu, contra o Villarreal, onde serviu duas belíssimas assistências, e com outra grande atuação diante do Sevilla (dessa vez na despedida definitiva do craque francês), em que fez dois gols.

O fato é que David Beckham nunca foi muito querido nas terras brasileiras. Não sei se por ele ser considerado bonito, não sei se é porque é casado com quem é – Victoria Adams, ex-Spice Girl -, ou ainda por ser metrossexual assumido ou por ser o jogador de futebol que mais vende camisas no mundo e atacar de modelo. Dentro de campo, o motivo talvez seja porque sua qualidade parece ser mais fruto de treinamento duro do que dom divino (como se isso fosse um demérito), ou então pelo camisa 7 do English Team não apresentar dribles desconcertantes em seu currículo. Outros ainda consideram-no “amarelão” por causa da partida das quartas-de-finais da Copa de 2002, onde o Brasil bateu a Inglaterra por 2x1, de virada. Até parece que o Spiceboy foi o único culpado.

Mas na verdade a qualidade de Beckham é incontestável. Nascido em 2 de maio de 1975, em Leytonstone, Inglaterra, o jogador iniciou sua carreira no Manchester United, em 93, teve uma pequena passagem de 1 ano pelo Preston North, por empréstimo, retornando ao Manchester em 95. Estreou na seleção inglesa já em 96 e se transferiu para o Real Madrid há três anos. Em sua carreira, ostenta seis títulos da Premier Legue, duas da F. A. Cup uma da UEFA Champions League e um do Mundial Intercontinental, todos pela equipe inglesa.

A derrocada dos Red Devils está inclusive ligada à saída do seu antigo camisa 7 (desde que Beckham se foi, a equipe só conquistou duas copas nacionais), num fato que não pode ser considerado mera coincidência.

Apesar de não ter conquistado um título de expressão pelo Real Madrid (uma Supercopa da Espanha foi o máximo que conseguiu), o futebol do astro cresceu e amadureceu nos gramados madrilenhos. Lá, David ficou ainda mais completo, jogando por várias vezes em posição onde ele não estava acostumado, de volante, sacrificando-se em prol do time. Ele foi sem dúvida um dos únicos que se salvaram da má fase merengue, que se alastra por no mínimo duas temporadas.

Enfim, com os “jornalistas” brasileiros querendo ou não, o Spiceboy seguirá trilhando seu vitorioso caminho na Europa, onde é largamente reconhecido, e aumentando ainda mais sua popularidade na Ásia, onde é, literalmente, amado.

E será o capitão da Inglaterra na Copa do Mundo 2006, onde sua seleção é uma das favoritas ao título, o que abrilhantaria ainda mais a carreira do jogador de toque refinado, lançamentos precisos e cobranças de falta indefensáveis, que mesmo sem ter nada a provar para ninguém no Brasil e no mundo, mostra, em semanas como essa, um pouco do que ainda pode oferecer aos amantes do futebol.

Coluna também publicada em www.voleio.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas o que será que seria dele (Beckham) num campeonato ao estilo do Campeonato Brasileiro??
Abços,

Anônimo disse...

Beckham meu ídolo!

Mas nem foi por isso que eu vim, venho aqui parabenizar a galera que atualmente escreve pro blog, já fui um de vocês. E principalmente ao meu grande amigo Henrique Moretti, cara seu que foi um simples convite que você recebeu, mas com certeza esse foi o primeiro de muitos que virão, e você sabe disso, pois sei que conhece bem seu potencial quando deseja alguma coisa, você é foda mano. Abraços cara e boa sorte!