terça-feira, abril 25, 2006

O Adeus do mestre

___________________________________________________________
Dante Baptista


O futebol ficou mais triste a partir de sexta-feira passada. Aos 74 anos, faleceu Telê Santana, vítima de uma infecção abdominal. O mestre, como era chamado, foi um dos principais técnicos do futebol mundial.

Entre outras conquistas, foi o primeiro técnico a vencer um Campeonato Brasileiro, com o Atlético-MG em 1971, foi o único técnico a dirigir o Brasil em duas Copas do Mundo e, mesmo sem vencê-las, montou dois dos maiores times que o brasileiro viu com a Amarelinha. Mas foi no São Paulo a sua consagração: a geração de Zetti, Cafu, Raí, Leonardo e Juninho conseguiu 11 títulos em quatro anos. Entre eles, um Brasileiro, duas Libertadores e dois Mundiais. Em 1996, foi obrigado a deixar o futebol por conta de uma isquemia cerebral.

Telê pregava o futebol-arte, jogado de forma ofensiva e leal. Era extremamente exigente nos treinamentos e cuidava também do psicológico do atleta. Ficará a lembrança e a certeza de que o futebol deve muito a Telê Santana da Silva!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, Telê Santana foi um dos melhores técnicos de futebol da história do esporte bretão no Brasil. É uma perdas lamentável para o futebol. Mas gostaria de ratificar um erro: ele não foi o único técnico que dirigiu o Brasil em 2 copas. Zagallo dirigiu o Brasil em 70, 74 e 98. Mas a homenagem ao Mestre fica. Telê, vá em paz e que Deus te ilumine.