quinta-feira, março 09, 2006

Jorge Andrade é a primeira baixa da Copa

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Que, às vésperas da maior competição do mundo envolvendo seleções, a bruxa estava solta, todos já sabiam. Graves contusões ocorreram ainda no ano passado, afetando jogadores como o brasileiro Ricardo Oliveira, o espanhol Xavi, o paraguaio Roque Santa Cruz e o tcheco Jan Koller, os três últimos titulares absolutos de suas seleções nacionais. Mais recentemente, o “atacado” foi o craque italiano Francesco Totti, numa lesão no tornozelo que abalou as estruturas da Azzurra e do mundo futebolístico em geral. Nenhum desses hoje, porém, lamenta mais uma contusão que Jorge Andrade.

O experiente zagueiro português, de 27 anos, jogador do Deportivo La Coruña, da Espanha, rompeu o tendão rotuliano do joelho direito na derrota por 3x2 do La Coruña diante do Barcelona no último sábado pela Liga Espanhola (coincidentemente, Andrade marcou um dos gols de sua equipe). O defensor foi operado ainda no fim-de-semana e a previsão de retorno é de 5 a 6 meses, o que torna impossível sua participação na Copa do Mundo, que tem início em 90 dias. Jorge pode ser considerado a primeira baixa da competição, já que, dos atletas atualmente impossibilitados de jogar e que seriam figuras carimbadas de suas respectivas seleções, ele é o único cuja presença na Alemanha é totalmente descartada.

A curiosidade ficou por conta do lance bobo que resultou na lesão: tentando impedir que Samuel Eto’o alcançasse uma bola perigosa, o zagueiro chocou-se com Jose Molina, goleiro de sua própria equipe.

Homem de confiança do esquema de Felipão, Jorge Andrade irá fazer falta, já que formava a dupla de zaga titular da seleção ao lado de Ricardo Carvalho, do Chelsea. Como forma de reconhecimento, o técnico da seleção portuguesa, além de lamentar bastante o infortúnio, já informou que conta com a presença do camisa 14 do Deportivo na viagem para a Alemanha, fazendo parte da delegação mesmo sem chances de jogar.

Revelado na equipe portuguesa do Estrela Amadora, Andrade acabou se destacando no FC Porto. Transferiu-se para o La Coruña no segundo semestre de 2002, onde atingiu as semifinais da Uefa Champions League 2003/04. Foi também, vice-campeão da Eurocopa de 2004, disputada em Portugal, como titular da defesa lusitana.

Para os amantes do futebol, resta torcer para uma boa recuperação do português, assim como para um rápido retorno dos outros jogadores hoje contundidos e que ainda tem chances de jogar o Mundial. Desses, Xavi aparenta ter a situação mais complicada e dificilmente jogará nos gramados alemães. R. Oliveira deve voltar em Abril mas corre riscos de não ser convocado, preterido por Fred, em melhor ritmo.

Totti, Koller e Santa Cruz também lutam contra o tempo, mas, ao que parece, devem seguir rumo à Alemanha, nem que seja no sacrifício.

Nenhum comentário: