segunda-feira, janeiro 09, 2006

Um 2006 de Futebol e Paz

______________________________________________________
Christian Avgoustopoulos

Pois é, estamos em 2006. Nosso centenário esporte vem ganhando força a cada ano que passa. Mais do que um esporte, jogo ou simples entretenimento, o futebol vem se consolidando como um dos mais significativos fatores humanos que nossos recentes antepassados nos deixaram como legado.

Desde uma simples brincadeira com os filhos no quintal de casa à uma Copa do Mundo, a magia e atração do futebol são inegáveis e superam muitas vezes fatores históricos de maior relevância em nossa sociedade, como por exemplo política e religião. E estamos agora iniciando mais um ano, mais batalhas por vir, mais espetáculos a serem oferecidos para nós pelos heróis da bola, pelos incansáveis atletas, sejam de raça ou de técnica, goleiros ou centroavantes, veteranos ou juvenis. E o segredo desse esporte é justamente essa aglutinação. A mistura desses fatores leva ao equilíbrio, à variedade, a algo mais do que o arroz com feijão, ou até mesmo (e por que não?) a sublime simplicidade do arroz com feijão

Já na Europa o ano está recomeçando. Mercado de reparo em janeiro, contratações apenas para ajustar pequenas deficiências de cada equipe. Fase final de Copa dos Campeões, segundo turno dos campeonatos nacionais. E ao meio do ano, o momento do clímax. Mais uma vez veremos uma grande massa de pessoas em sintonia num mesmo foco. Sim, que venha a Copa! Mais uma vez teremos a chance de ver as melhores seleções do mundo peleando com sua bandeira no peito em busca da mais fascinante competição que temos no mundo. Coisa linda! Uma guerra branca, sem armas, sem politicagem, sem alianças e conspirações. E cada um de nós estará representado pelos 23 jogadores convocados de cada país, que estarão em campo tentando superar seus limites e encher de orgulho seu povo. Quem dera se o mundo só visse o nacionalismo e a auto-afirmação dos povos apenas nos esportes, nas danças, nas festas.

E a sociedade também sobrevive e tenta se fortalecer neste novo ano que chega. A humanidade também está enfrentando uma grande e difícil partida. E essa partida é contra a fome, a guerra, o racismo, a desigualdade, a injustiça. Será que esse time é tão forte assim para nos deter? Talvez um esquema tático pudesse nos ajudar a vencer esse jogo. Ao invés de um 4-4-2 ou um 3-5-2, que tal um 6 bilhões unido e solidário? Talvez lembrando o carrossel de Rinus Michels, com todos atuando em todas as posições que podem, fazendo o seu melhor, sempre com alegria e muita determinação. Que a habitual troca de camisas no final das partidas seja o maior exemplo de fraternidade para aqueles que talvez ainda não conheçam esse nobre sentimento, que sirva de lição para aqueles que por motivos imperialistas e tiranos fazem coisas que tiram um pouco do brilho que nossa vida deve ter.

Sim, mais um ano chega. Novos atletas estão surgindo, veteranos vão cedendo o seu lugar a eles. Opa, mas não é assim simples. Os novos tem que conquistar esse espaço, Romário que o diga. E quem assistiu a partida beneficente montada pelo Zico? Maradona, Zico, Dinamite...pena que o ciclo natural da vida lhes tire parte do vigor físico, porque é muito gratificante vê-los fazerem o que sabem. Longa vida a todos eles, que possam ensinar os mais jovens a serem melhores do que eles, e que sirvam de exemplo também na formação de nosso caráter.

E dessa maneira simples e bem sincera, de coração mesmo, desejo um excelente ano para todos nós. Que tenhamos boas histórias pra contar, boas ações a cumprir e bons jogos para apreciar

Finalizando, gostaria de tomar a liberdade de usar deste pequeno espacinho de texto para dedicar minhas singelas palavras ao meu querido Papú (avô em grego), que nos deixou no dia 29/12/2005. Tenho certeza de que ele foi convocado por Deus para uma partida muito mais importante lá em cima. Que os Deuses estejam contigo Papú!

2 comentários:

Anônimo disse...

Excepcional texto Grego!
Revelando seu lado romântico.

Mário Ventura disse...

Em nome dos blogs federados na FBF, os meus parabéns pela entrada na comunidade. Bom blog, bons membros!