terça-feira, janeiro 10, 2006

Mercado Europeu de Inverno

______________________________________________________
Henrique Moretti


Chegando ao início de mais um ano, como todos sabem os clubes europeus vão às compras mais uma vez. Porém, via de regra essa janela que se abre na Europa entre o fim do turno e o início do returno dos campeonatos nacionais é apenas para reparos.

Poucas contratações foram realizadas, sendo a que talvez mais chamou atenção foi a compra do bom lateral-direito holandês Jan Kromkamp pelo Liverpool (ao lado em sua apresentação), em troca do espanhol Josemi (de mesma posição), que seguiu rumo ao Villareal – a equipe do submarino amarelo recebeu também uma quantia em dinheiro.

Esta parece ter sido uma excelente sacada do técnico dos Reds Rafa Benitez, pois na atual safra mundial não há muitos bons jogadores da posição, e Kromkamp é um dos únicos. Mesmo sendo um pouco desconhecido do grande público, o lateral é presença praticamente certa na equipe titular da Holanda para a Copa 2006.

Outras aquisições importantes foram a do italiano Antonio Cassano (posando com sua camisa 19), que saiu da Roma, onde estava em litígio, em direção ao Real Madrid (que parece não se cansar de contratar atacantes). O avante que se destacou na EURO 2004 foi comprado pelo time da capital italiana por 30 milhões de euros há poucos anos e vendido hoje por apenas 1/6 disso, tudo porque o seu contrato estava para acabar em Junho. Cicinho, que já estava acertado com o clube merengue, também apresentou-se.

Outro atacante italiano que mudou de país foi o decadente Christian Vieri, que trocou o Milan, onde não fez grande coisa, pelo francês Mônaco. Com a mudança, Vieri pretende poder jogar regularmente visando uma vaga na Azzurra que vai ao Mundial da Alemanha.

Contratações menos bombásticas, porém boas, fez o Manchester United, trazendo o zagueiro Vidic, titular da seleção de Sérvia e Montenegro, por surpreendentes 7 milhões de euros, e o bom lateral francês Evra, que veio do Mônaco para substituir o lesionado argentino Heinze. A equipe de Alex Fergunson parece estar mais preocupada com a próxima temporada, já que foi eliminada precocemente da Copa dos Campeões e vencer a Premier League é tarefa quase impossível.

No sempre badalado Chelsea, apenas uma aquisição. E por empréstimo. Foi a do volante português Maniche (foto ao lado), xodó do técnico Jose Mourinho, que já o treinou em duas oportunidades. Maniche estava no Dinamo de Moscou, da Rússia, e foi trazido para cobrir a brexa que Essien deixará quando estiver na disputa da Copa da África, no fim do mês de Janeiro.

As contratações de menos peso foram na Espanha a do brasileiro Robert, pelo Betis, por empréstimo junto ao PSV, para substituir temporariamente o machucado Ricardo Oliveira; em Portugal as do meia francês Robert, do goleiro brasileiro Moretto e do meia Manduca (destaques do primeiro turno da Superliga), todas realizadas pelo Benfica. Na Itália, Palermo e Parma trocaram seus goleiros Guardalben e Luppatelli por empréstimo até o meio do ano. Ainda o inglês Portsmouth trouxe o atacante naturalizado polonês Olisadebe do Panathinaikos.

Assim, especulações não faltaram e ainda chamam a atenção circulando na mídia européia, porém de realmente concreto a janela de início de 2006 só apresentou esses nomes. Alguns clubes vão se acertando para o fim da temporada ainda pensando em títulos, outros já pensam no início da próxima, quando aí sim transferências de peso devem acontecer, inclusive com a já tradicional debandada dos jovens talentos brasileiros ao Velho Continente.

2 comentários:

Francisco Pimenta disse...

o maniche era jogador do dinamo de moscovo nao do spartak. o f.c.porto de portugal contratou o anderson melhor jogador do mundial de sub-17 pelo brasil.
saudaçoes de portugal

http://portodragons.blogspot.com

C. Avgoustopoulos disse...

Não acredito que Olisadebe se foi!