segunda-feira, janeiro 02, 2006

RUMO A 2006: Itália

______________________________________________________
Henrique Moretti

Uma nova Itália é a que está por apresentar-se na Alemanha 2006. A atual equipe do treinador Marcello Lippi é bem diferente das de Giovanni Trapattoni, que passaram por vexame na Copa 2002 (eliminação conturbada pela arbitragem diante da Coréia) e na Euro 2004 (eliminação ainda na primeira fase).

A política do experiente treinador foi a de não taxar os medalhões como titulares absolutos. Assim, o goleador Christian Vieri e o meia-atacante Alessandro Del Piero perderam espaço e devem figurar apenas no banco da seleção, se tanto para o primeiro. Bonera, Zaccardo, Diana, Iaquinta, Gilardino, todos novatos na seleção e que podem fazer barulho na Alemanha, são alguns dos substitutos.

Os resultados vieram: campanha tranqüila nas Eliminatórias e encerramento do ano de 2005 sem derrotas, inclusive com boa vitória em recente amistoso contra a Holanda, que vinha numa grande invencibilidade. Com isso, torcida e crítica italianas acreditam que a tradição de ser tri-campeã do mundo pode voltar a ser botada em prática na tentativa do quarto título.

A defesa, por tradição, continua sendo o ponto forte da equipe, que para muitos possui o melhor miolo de zaga do mundo, com Cannavaro e Nesta, com ainda a opção do experiente Materazzi na suplência. Nas laterais, a única dúvida. O versátil Zambrotta, da Juventus, pode jogar tanto pela esquerda quanto pela direita, e Lippi testou a formação com os palermitanos Zaccardo (empurrando Zambrotta para a esquerda) e Grosso (empurrando-o para a direita), sendo mais agradado por este último, que parece o titular. Para o gol, o mais que experiente Gianluigi Buffon é muito importante no esquema italiano.

No meio, Gattuso é o volante fixo, de contenção. Pirlo e Camoranesi são os encarregados de fazer a bola chegar aos pés do organizador Totti, dando-lhe a liberdade necessária para realizar o que se espera dele, um arremate preciso ou uma assistência na medida para a dupla de ataque, formada pelo milanista Gilardino (foto), da nova geração, e o já veterano porém novato na Azzurra Luca Toni, de incrível média de um gol por jogo no Campeonato italiano, atuando pela Fiorentina. Del Piero é grande opção para o banco.

Até aí, tudo parece um mar de rosas italiano. Contudo, essa teoria cai por terra consirando-se o sorteio da Copa, que não foi dos mais favoráveis à equipe. No grupo E, a Itália aparece com a companhia da forte República Tcheca, da surpresa Gana e dos Estados Unidos em grande evolução e assim pode se complicar. Projetando as oitavas-de-finais, um possível cruzamento com o Brasil que está no Grupo F, o que complicaria ainda mais a campanha dos italianos.

Portanto, vida fácil o time da Bota não terá nesse Mundial. Ao menos, no mesmo caso da Alemanha, Lippi prova que a renovação é possível e necessária. Mesclar experiência e juventude aparenta ser a alternativa mais plausível para fazer a Squadra Azzurra voltar a ser o que era. O respeito dos adversários ela ainda tem. Tentar voltar ao ponto mais alto do mundo após longos 24 anos é o grande desafio.


FICHA TÉCNICA

Fundação: 1898
Afiliação à FIFA: 1905
Participações em Mundiais: 15 (1934, 1938, 1950, 1954, 1962, 1966, 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002)
Melhor Resultado: Campeã (1934, 1938, 1982)
Última Copa: Oitavas-de-finais (2002)
Campanha nas Eliminatórias: 1º colocada do Grupo 3 da Zona Européia
Títulos Continentais: Campeã da Eurocopa (1968)
Ranking FIFA: 12º
Time-Base: Buffon, Zambrotta, Cannavaro, Nesta, Grosso; Gattuso, Pirlo, Camoranesi, Totti; Gilardinho e Toni
Técnico: Marcello Lippi
Principal Estrela: Francesco Totti (Roma)
Formação: 4-3-1-2
Avaliação: *** (Apesar de grupo e possível cruzamento nas oitavas difíceis, tem a força da tradição)

FALTAM 158 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
créditos: www.fifaworldcup.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Moretti agora sim, mostor personalidade, Italy, vai longe essa seleção, espero eu, hauhahaha, gilardio e luca jogam d +, com totti armando, meu deus, zaga forte com poderoso Buffon no gol, uma time a ser respeitado,mas eh issu manu, q a azurra chegue longe na copa, q nossa argentina desbanke u Brasil e jah era falai, flwwww

Anônimo disse...

O time italiano está renovado, com jogadores experientes e novatos, e pode surpreender. Ainda mais, quando se conta o fator camisa. Jogar contra a Itália, sempre forte na defesa e tricampeã do Mundo, pode ser um problema até para times como Argentina e Holanda.
Muito bom o texto. Achei o blog por um acaso. Também tenho um blog sobre futebol. O endereço é http//futeblog.uniblog.com.br/
Aguardo visitas e comentários!
Abraços