sábado, janeiro 07, 2006

RUMO A 2006: Equador

______________________________________________________
Henrique Moretti


Surpresa nas Eliminatórias para a Copa de 2002, quando alcançou a segunda posição, apenas atrás da líder Argentina e a frente do campeoníssimo Brasil (e sem nunca haver participado de uma fase final), o Equador já aparece em 2006 como realidade.

A campanha nas recentes eliminatórias foi novamente boa e tranqüila, com classificação em 3º lugar e com uma rodada de antecedência, confirmando assim a nova tendência de que equatorianos e paraguaios estarem roubando a posição do Uruguai (que nem vai à Copa) como terceira força sul-americana.

O time do técnico colombiano Luis Fernando Suárez conta com um plantel equilibrado e inteligente taticamente. Jogadores experientes, como o lateral De la Cruz, já há algum tempo no futebol inglês, o zagueiro Hurtado, e o interminável goleador Delgado, que hoje atua no futebol local, se juntam à jovens como os meio-campistas Lara e Valencia (foto abaixo contra o Uruguai).

Só que, ao que tudo indica, o principal aliado equatoriano não estará no Mundial da Alemanha em Junho: o estádio Olímpico de Quito e sua altitude de mais de 2500 metros. Foi lá que 23 dos 28 pontos da equipe nas Eliminatórias foram conquistados, tendo terminada invicta em seu campo nesta fase. Inclusive vitórias contra Brasil e Argentina foram obtidas.

Resolver esse pequeno problema da falta do fator-campo é o desafio de Suárez e seus comandados, para não repetir o feito de 2002, quando o Equador foi eliminado em apenas 2 jogos contra Itália e México, porém não chegou a passar vexame, tendo vencido e ajudado a eliminar a Croácia em sua terceira partida.

Para 2006, o grupo equatoriano é teoricamente mais tranqüilo que o da última Copa, acompanhado na chave A pela dona da casa Alemanha, a sua concorrente direta pela segunda vaga Polônia e a frágil Costa Rica.

Em suma, passagem do Equador à segunda fase não será considerada nenhuma surpresa, apesar do pequeno favoritismo polonês. Isso, se o time não sentir novamente falta de Quito.


FICHA TÉCNICA

Fundação: 1925
Afiliação à FIFA: 1926
Participações em Mundiais: 1 (2002)
Melhor Resultado: Primeira Fase (2002)
Última Copa: Primeira Fase (2002)
Campanha nas Eliminatórias: 3º colocado da Zona Sul-americana
Títulos Continentais: Nenhum
Ranking FIFA: 37º
Time-Base: Mora, De la Cruz, Hurtado, Espinoza, Ambrosi; Ayoví, Tenório (Lara), Méndez, Valencia; Delgado e Borja
Técnico: Luiz Fernando Suárez
Principal Estrela: Agustín Delgado (Barcelona - EQU)
Formação: 4-4-2
Avaliação: ** (Briga por vaga à Segunda Fase)

FALTAM 153 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
imagens: www.fifaworldcup.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda falta ao time equatoriano a experiência em jogos de alto nível. Não disputa torneios importantes, apenas a Copa América e as eliminatórias.

Não vejo o Equador como candidato à segunda fase da Copa. Ainda mais sem o Aguinaga Mas, surpresas podem acontecer.