terça-feira, maio 20, 2008

Muntari: driblando problemas

___________________________________________________________
Henrique Moretti


O nome de Sulley Ali Muntari já está há tanto tempo no noticiário internacional que é difícil acreditar que ele tem apenas 23 anos de idade. Também pudera: com 16, o jogador já era uma das estrelas do Liberty Professionals, de Gana, a ponto de ser constantemente convocado para a seleção sub-20 do país.

Na seqüência, o passo até o futebol europeu, primeiro na Udinese e depois no Portsmouth, foi dado rapidamente, e a sua precoce presença como titular em uma Copa do Mundo só veio a contribuir com a afirmação do meio-campista no cenário futebolístico, em um destino que fatalmente deve acabar em uma grande equipe européia.

Formação

Nascido na pequena cidade de Konongo em 27 de agosto de 1984, Muntari protagonizou uma ascensão meteórica rumo aos maiores gramados do mundo. Já aos 16 anos, firmou-se como titular do Liberty e rapidamente foi enfrentar rivais até quatro anos mais velhos ao passo que ia colecionando convocações para a seleção sub-20 de Gana.

Antes, seu primeiro momento-chave como jogador das “Estrelas Negras” já havia acontecido. Foi em janeiro de 2001, quando impressionou na disputa da Meridian Cup, competição disputada na Itália naquela temporada e que é organizada entre a Confederação Africana de Futebol (CAF) e a UEFA para jogadores de até 17 anos.

Três meses depois, Muntari já estava garantido no Africano Sub-20. O torneio acabaria se mostrando decisivo para o avanço da carreira do meia, que brilhou especialmente na semifinal contra a arqui-rival ganesa, a Nigéria, marcando dois gols, um deles em um sensacional voleio, até hoje lembrado.

A surpreendente derrota para Angola na decisão do evento não impediu o jogador de agradar aos olheiros dos clubes da europa. Entre eles, destacou-se o Manchester United, que o levou para um período de testes a cerca de 30 dias antes de completar 17 anos. Podendo atuar como winger-esquerdo, a imprensa da Inglaterra logo atrelou o estilo de jogar ao de Ryan Giggs, grande ícone da equipe dirigida por Sir Alex Ferguson – cabe ressaltar que a porte físico avantajado e o forte arremate que saltam aos olhos em Muntari se diferem bastante do galês, acostumado a se destacar por habilidosas jogadas de infiltração e passes precisos.

Embora o jovem de Konongo tenha agradado e recebido tratamento vip na cidade inglesa, ainda não se daria desta vez sua data de partida rumo à Europa. À época, foi especulado que a proposta dos Red Devils chegou a 1 milhão de libras, valor considerado baixo pelo Liberty.

O fato de não ter permanecido em Old Trafford não abalou o ganês. Ao contrário. A primeira experiência em terras européias parece ter dado ainda mais confiança ao jogador, que passou pela prova de fogo definitiva na disputa do Mundial Sub-20 da Argentina, ainda em 2001. Em julho daquele ano, Muntari foi peça-chave da equipe das “Estrelas Negras”, que foram à uma inédita final, perdida diante da Argentina.


confira o texto completo em http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=444

Nenhum comentário: