sexta-feira, agosto 10, 2007

Pontapé inicial na Copa Sulamericana

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Talvez você ainda não saiba, mas a edição 2007 da Copa Sulamericana já começou. Foi sem muito alarde, é verdade, em 31 de julho, com Audax Italiano, do Chile 2, e Jorge Wilstermann, da Venezuela, 0.
A competição, que no Brasil e na Argentina começa apenas com confrontos domésticos, teve, de lá para cá, mais 7 jogos.
Na última quinta-feira, o Audax passou pelo Wilstermann, ao empatar o jogo de volta por 1 a 1. A equipe chilena se qualificou para disputar uma vaga nas oitavas de final contra quem se sair melhor entre Defensor Sporting, do Uruguai, e Libertad, do Paraguai.
Na primeira partida, disputada também na terça, em Montevidéu, melhor para os donos da casa, que venceram por 2 a 1.
Na quinta-feira, os chilenos do Colo Colo também garantiram vaga na segunda fase eliminatória, ao baterem em Santiago o Real Potosí, da Bolívia, por 3 a 1. As duas equipes haviam empatado o jogo de ida, na semana passada.
O Nacional de Medelín ainda abriu com vitória o mata-mata diante do Universitário, do Peru. Os colombianos venceram fora de casa por 1 a 0.
Na quarta-feira, houve o primeiro duelo argentino, o mais esperado da rodada, já valendo vaga nas oitavas de final. Melhor para o Lanús, que venceu em casa o Estudiantes de la Plata, campeão nacional em 2006, por 2 a 0. Pelletieri e Sand marcaram os gols, enquanto Verón, lesionado, foi substituído ainda no primeiro tempo. Com o resultado, sua equipe ficou em situação difícil para a partida de volta, a ser disputada somente em setembro.
O vencedor desse confronto encara Atlético Paranaense ou Vasco da Gama, que estréiam na próximo meio de semana, na Arena da Baixada.
Figueirense e São Paulo, no Orlando Scarpelli, e Goiás e Cruzeiro, no Serra Dourada, também inauguram a participação brasileira na competição. Os outros dois canarinhos, Botafogo e Corinthians, só se enfrentam no dia 22 de Agosto.
Esta é a sexta edição da Copa Sulamericana, que substituiu a extinta Mercosul em 2002. Naquele ano, o argentino San Lorenzo se sagrou campeão. Daquela data em diante, foram duas conquistas argentinas (ambas com o Boca Juniors), uma peruana, do até então inexpressivo Cienciano, e uma mexicana, do Pachuca, que bateu na decisão do ano passado o Colo Colo.

Ou seja, nenhuma equipe brasileira conseguiu ser campeã do segundo torneio sulamericano em importância. Será dessa vez que a competição irá "pegar" por aqui?

Um comentário:

Anônimo disse...

É difícil encontrar vontade para acompanhar este torneio. Talvez nos países com menos tradição, a atenção seja outra; mas por aqui...