sexta-feira, junho 29, 2007

A temporada do "Calciocaos"

___________________________________________________________
Henrique Moretti

A temporada que terminou recentemente na Itália foi considerada por muitos como a pior de todos os tempos. A razão tem muito a ver com o chamado “Calciocaos”, escândalo de manipulação de resultados que envolveu dirigentes, árbitros e até jogadores. A partir dele, a tradicional Juventus acabou rebaixada à Série B pela primeira vez em sua história. De quebra, ainda perdeu os títulos nacionais de 2006 (dado a Internazionale) e 2005 (que ficou sem dono). Seu diretor-geral, Luciano Moggi, envolvido dos pés à cabeça com o esquema, acabou demitido, e inclusive o técnico campeão do mundo pela Azzurra, Marcello Lippi, foi acusado de ilegalidades. A crise, comparada à de 1980, o “Totonero”, que na época afastou dos gramados jogadores como Paolo Rossi, ameaçou a participação do goleiro Buffon na Copa 2006, e dela afastou o árbitro indicado pela Federação Italiana, Massimo de Santis.

Outros grandes da Série A, Milan, Fiorentina e Lazio, acabaram punidos com perda de pontos, o que aumentou ainda mais o desnível da competição, dominada do início ao fim pela Inter. A equipe de Milão se sagrou campeã com 5 rodadas de antecedência e 22 pontos de vantagem sobre a Roma, segunda colocada. A artilharia ficou com o meia-atacante Totti, autor de 26 gols e que ainda ficou com a Chuteira de Ouro européia. As outras vagas na Uefa Champions League ficaram com Lazio e Milan, enquanto Palermo, Fiorentina e Empoli vão disputar a próxima Copa da Uefa. Chievo, Ascoli e Messina foram rebaixados.

Ainda em decorrência da queda da “Velha Senhora”, o pais tetracampeão do mundo perdeu alguns de seus destaques, como Cannavaro, Thuram e Zambrotta, que foram para o futebol espanhol. Para aumentar ainda mais o desinteresse pela competição, comprovado pela baixíssima média de público, a menor dos últimos 10 anos, brigas entre torcidas aconteceram. A do clássico siciliano entre Catania e Palermo, por exemplo, resultou na morte do policial Filippo Raciti e em paralisação temporária do campeonato.

Em contra-partida, a Série B italiana teve provavelmente sua melhor edição da história. A Juventus, mesmo iniciando a competição com 9 pontos negativos, conseguiu uma brilhante escalada e subiu com sobras, dirigida pelo francês Didier Deschamps. Outras duas tradicionais equipes voltaram à elite, Napoli e Genoa, prometendo uma Série A 2007/08 eletrizante, bem superior ao campeonato manchado que acabou no fim de maio.

Se na Primeirona a Inter conseguiu acabar com seu jejum de 18 anos sem títulos (no campo), na Copa Itália o domínio da equipe de Milão acabou. Atuais bicampeões, os comandados de Roberto Mancini não conseguiram segurar o ímpeto da Roma, que já havia eliminado o poderoso Milan nas semifinais. Na decisão, o time da capital aplicou um incrível 6 a 2 na partida de ida. Em San Siro, os 2 a 1 da Inter não foram suficientes, e só serviram para tirar a invencibilidade dos romanistas na competição, que conseguiram erguer seu sétimo título da Copa Itália. A Juventus é a maior campeã do mata-mata nacional, com 9 conquistas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente.... o campeonato deixou muito a desejar,tendo praticamente 2 times brigando pela liderança,isso até o fim do 1ºturno.

depoiis o domínio da Internazionale foi completo.
E em um temporada com o domínio desse... o Imperador nao mostrou seu bom futebol.
e a Roma jogou muito pela Copa da Itália! 6x2 é um placar extremamente elástico!! hahahahah

Mr. X disse...

Hola dende Espanha. Non falo portugués pero entendome por mor do galego que é moi parecido. Encantame este blog. gustaríame que pasaledes polo meu. http://todoloquenucatedije.blogspot.com