quarta-feira, março 01, 2006

Frio desnecessário em dia quente

_____________________________________________________________
Bruno de Oliveira

Realmente não dá para aceitar. Enquanto seleções tradicionais se enfrentam, nesta quarta, na última data Fifa antes da Copa, o Brasil vai à Moscou encarar uma temperatura extremamente fria e uma equipe extremamente fraca. O jogo serve, mais uma vez, para encher os cofres da CBF e da Ambev, patrocinadora da Confederação.

Com os termômetros atingindo os quinze graus negativos, a possibilidade de um bom jogo é mínima. Se preparação é a desculpa, essa é enterrada quando analisamos o confronto. A Rússia sequer classificou-se para a repescagem, nas eliminatórias européias para a Copa. Ficou atrás de Portugal e Eslováquia. Sem nenhum grande destaque, o time da casa será comandado pelo ex-jogador Alexandr Borodiuk, já que nem técnico possuem. O último foi demitido após não conseguir a classificação para o Mundial.

Outro fator que pode piorar a situação é a rodada de volta das oitavas-de-final da Uefa Champions League, que será disputada na semana que vem. Jogadores como Kaká, Adriano, Ronaldo e Roberto Carlos dificilmente correrão riscos em um amistoso que nada vale, disputado em um campo péssimo graças à temperatura local. Tocar a bola de lado e deixar o tempo correr será, possivelmente, a estratégia dos craques. O resultado pouco importará. O importante, na verdade, será sair ileso.

Mas, para compensar o frio da Rússia e as previsões do jogo do Brasil, esta data Fifa promete ser bem quente. Dando total sentido à palavra preparação, Itália e Alemanha fazem, em Florença, o jogo de maior destaque. Os donos da casa aproveitarão o amistoso para sentir a real falta que Totti fará, caso não se recupere a tempo para a disputa da Copa. Já os alemães continuam na busca da formação ideal. A equipe tem se mostrado irregular nos amistosos realizados até agora, e precisa se acertar.

Em Valladolid, a Espanha recebe os vice-campeões da CAN 2006, a Costa do Marfim. Apesar da boa fase, os africanos podem ficar de fora do Mundial. É o que promete o presidente da Federação Marfinense de Futebol, caso a guerra civil não termine até o início da competição. Enquanto isso, bem mais calmos, os espanhóis lamentam as contusões de Baraja e Guti, cortados do amistoso. Quem deve estar feliz é o volante Marcos Senna, que pode ganhar a chance de atuar pela primeira vez com a camisa da Fúria.

Outra potência que entra em campo é a Inglaterra, apontada por muitos como a mais forte seleção depois do Brasil. O time da Rainha recebe o Uruguai, em Liverpool, e estreará seu novo uniforme. Mas não poderá contar com Lampard e Owen, lesionados. A Holanda, de van Bommel, também jogará nesta quarta. Contra o Equador, em Amsterdã, terá mais uma chance de provar que pode surpreender na Alemanha.

E por falar em surpresa, Messi será titular, hoje, contra a Croácia. Os adversários do Brasil no Grupo F enfrentam a Argentina em campo neutro, na Basiléia, Suíça. Riquelme, que era dúvida, deve jogar. Uma grande oportunidade pra ver como reagirão os europeus diante de um futebol superior e mais técnico. Aliás, valeria mais a pena assistir esse jogo do que enfrentar a Rússia.

Amistosos Internacionais - 1° de Março (Data Fifa)
Rússia x Brasil (Moscou)
Itália x Alemanha (Florença)
Espanha x Costa do Marfim (Valladolid)
Inglaterra x Uruguai (Liverpool)
Holanda x Equador (Amsterdã)
Croácia x Argentina (Basiléia)
França x Eslováquia (Saint-Denis)
Escócia x Suíça (Glasgow)
Turquia x República Tcheca (Izmir)
Irlanda x Suécia (Dublin)
País de Gales x Paraguai (Cardiff)
Estados Unidos x Polônia (Kaiserslautern)
Arábia Saudita x Portugal (Dusseldorf)
Tunísia x Sérvia e Montenegro (Tunis)
Áustria x Canadá (Viena)
Senegal x Noruega (Dacar)
Israel x Dinamarca (Tel Aviv)
Irlanda do Norte x Estônia (Belfast)
Luxemburgo x Bélgica (Luxemburgo)
Albânia x Bósnia (Tirana)
Macedônia x Bulgária (Skopje)
México x Gana (Dallas)
Irã x Costa Rica (Teerã)
Coréia do Sul x Angola (Seul)

Um comentário:

Anônimo disse...

gosto mto do seu jeito...