quinta-feira, janeiro 26, 2006

RUMO A 2006: Suécia

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Pequeno e frio país escandinavo, a Suécia tem tradição quando o assunto é futebol. Desde os primórdios da Copa do Mundo FIFA, os suecos já aprontavam das suas. Em 1938, no Mundial da França, foram semifinalistas e em 1958, como anfitriões, eliminaram a forte Alemanha Ocidental e só caíram na final ante o Brasil. Mais recentemente, boa campanha no Mundial de 1994, nos EUA, onde Kennet Andersson e cia., que levou a equipe à nova semifinal, em outra eliminação para os brasileiros.

Para a Copa da Alemanha, a base da de 2002 foi mantida, sendo até o técnico Lars Lagerback remanescente (na época fazia dupla com Tommy Soderbergh). Daquela vez, a equipe, que era considerada a zebra do Grupo da Morte, surpreendeu argentinos e nigerianos conquistando a vaga junto com a Inglaterra, e em primeiro lugar. A eliminação veio nas Oitavas para Senegal num dolorido Gol de Ouro, após grandes chances suecas.

Na última EURO, em 2004, nova boa campanha na primeira fase, eliminando a Itália, e derrota nas quartas, contra a Holanda, nos pênaltis, novamente com a seleção amarela perdendo boas oportunidades.

Tentar acabar com a escrita de parar logo no início da segunda fase é o objetivo desta vez para a Suécia, que nas Eliminatórias obteve ótima campanha, com 8 vitórias em 10 jogos, 30 gols marcados, apenas 4 sofridos, e co-liderança do grupo 8 com a Croácia, perdendo a liderança apenas no confronto direto.

A segura defesa da equipe tem o bom Isaksson no gol, substituto do conhecido ex-goleiro Hedman, e o experiente Mellberg como pilastra e capitão. Na parte ofensiva, além do grande trio Fredrik Ljungberg, Henrik Larsson e Zlatan Ibrahimovic (foto abaixo), o time ainda conta com o veterano meia Svensson, e os jovens Kim Kallstrom e Christian Wilhelmsson. Porém, há uma grande discrepância de nível técnico entre titulares e reservas, sendo estes restritos a poucos nomes de qualidade.

No sorteio para a Copa-2006, os escandinavos caíram num grupo razoável, novamente com a forte Inglaterra, favorita à liderança e treinada pelo sueco Sven-Goran Eriksson, o valente Paraguai e o fraco Trinidad e Tobago. Chegar è segunda fase parece tarefa bem possível para eles, já que o Paraguai está envelhecido e com o desfalque de Santa Cruz. Para acabar de vez com o tabu de eliminação nas oitavas, um primeiro lugar seria interessante, já que assim provavelmente fugiriam de um confronto contra a Alemanha.

E buscando alçar esses vôos mais altos que a Suécia chega à Alemanha. Com um excelente poderio ofensivo formado por Ljungberg, Larsson e Ibrahimovic, a seleção pode ir longe. Assim como pode, em caso de um mal dia do trio, voltar mais cedo pra casa.


FICHA TÉCNICA

Fundação: 1904
Afiliação à FIFA: 1904
Participações em Mundiais: 10 (1934, 1938, 1950, 1958, 1970, 1974, 1978, 1990, 1994, 2002)
Melhor Resultado: Vice-campeão (1958)
Última Copa: Oitavas-de-final (2002)
Campanha nas Eliminatórias: 2º colocada do Grupo 8 da Zona Européia
Títulos Continentais: Nenhum
Ranking FIFA: 14º
Time-Base: Isaksson, Ostlund, Lucic, Mellberg, Edman; Linderoth, Svensson, Kallstrom (Wilhelmsson), Ljungberg; Larsson e Ibrahimovic
Técnico: Lars Lagerback
Principal Estrela: Zlatan Ibrahimovic (Juventus)
Formação: 4-4-2
Avaliação: *** (Passa da Primeira Fase)


FALTAM 134 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
imagem: www.fifaworldcup.com

Nenhum comentário: