Christian Avgoustopoulos
Grupo A:
Portugal
Polônia
Sérvia e Montenegro
Bélgica
Finlândia
Armênia
Azerbaijão
Cazaquistão
Grupo B:
França
Itália
Ucrânia
Escócia
Lituânia
Geórgia
Ilhas Faroe
Outro grupo extremamente complicado, também com 3 seleções que irão para a Copa. França e Itália, seleções de enorme tradição no futebol, devem ser apontadas como favoritas para as duas vagas. Mas a emergente Ucrânia, que tem apresentado um bom futebol, de alto nível, deve ser apontada também como uma das seleções que brigam por uma das vagas. A Escócia deve ser observada, mas com chances bem menores.
Grupo C:
Grécia
Turquia
Noruega
Bósnia
Hungria
Moldávia
Malta
Grupo equilibrado e aberto. Os gregos, atuais campeões europeus, aparecem com boas possibilidades de chegarem à fase final e defenderem seu título. Novamente, assim como nas eliminatórias para a Copa do mundo, Grécia e Turquia estão juntas (foto), porém com adversários teoricamente mais frágeis que os que tinham para a disputa da Copa. Noruega e Bósnia correm por fora por uma das vagas, com ligeira vantagem para os nórdicos. Hungria também merece atenção especial, embora com pouquíssimas chances. Curioso o fato de nenhuma seleção deste grupo estar qualificada para o Mundial.
Grupo D:
República Tcheca
Alemanha
Eslováquia
Irlanda
País de Gales
Chipre
San Marino
Alemanha e Republica Tcheca podem ser apontados como os mais fortes desse grupo, mas Eslováquia e Irlanda aparecem com boas chances de brigar por uma das vagas, principalmente pela aposentadoria de Nedved e a contestação de muitos críticos quanto a força da seleção alemã. Grupo aberto com ligeira vantagem para os alemães e tchecos, que estão na Copa.
Grupo E:
Inglaterra
Croácia
Rússia
Israel
Estônia
Macedônia
Andorra
Amplo favoritismo da Inglaterra neste grupo, que deve confirmar a 1a posição. A briga pela segunda vaga fica entre Croácia e Rússia, com chances iguais, e Israel correndo por fora. Certamente, não é um dos grupos mais complicados. As demais seleções não devem aprontar nenhuma surpresa.
Grupo F:
Suécia
Espanha
Dinamarca
Letônia
Islândia
Irlanda do Norte
Liechtenstein
Grupo complicado, marcado pelo grande equilíbrio entre Espanha, Suécia e Dinamarca, que devem disputar sem favoritismo as 2 vagas. Interessante observar a repetição do duelo regional entre Suécia e Dinamarca, que estiveram na mesma chave na Euro 2004. A Letônia, que também havia se classificado para a edição anterior da Eurocopa, pode surpreender e brigar indiretamente por uma das vagas.
Holanda
Romênia
Bulgária
Eslovênia
Albânia
Belarus
Luxemburgo
Neste grupo o favoritismo é total da seleção holandesa (foto), que deve sem problemas assegurar a 1ª posição. A Romênia finalmente aparece com boas possibilidades de voltar a disputar a fase final de um torneio, o que não ocorre desde a Euro 2000. A Bulgária também pode brigar pela segunda vaga, fazendo o duelo balcã com os romenos.
Todas as partidas serão realizadas no período compreendido entre 2 de setembro de 2006 a 21 de novembro de 2007. Áustria e Suíça já estão classificadas para a fase final, por serem os anfitriões do torneio. Em caso de empate entre 2 ou mais seleções, o critério de desempate será o numero de pontos obtidos entre as seleções em questão (confronto direto). Caso o empate persista, os critérios seguintes são saldo de gols, gols pró e gols marcados fora de casa. Ambos critérios contados apenas nas partidas entre as seleções empatadas.

Um comentário:
Parabens Christian!!
Otima materia, e concordo com praticaemnte tudo com o que vc disse!!
Postar um comentário