quinta-feira, novembro 03, 2005

RUMO A 2006: Ucrânia

Desde a separação da antiga União Soviética, em 1991, e a conseqüente transformação em país independente, a Ucrânia busca a vaga numa Copa do Mundo. Bateu na trave nas elimiatórias de 1998 e 2002, perdendo na repescagem para Corácia e Alemanha, respectivamente, mas o momento chegou. Os ucranianos finalmente estão num mundial!
A conquista da liderança no grupo mais equilibrado das eliminatórias européias, com a campeã européia e eliminada da copa Grécia, a surpresa da Coréia e Japão Turquia, e a sempre competente Dinamarca, de boa campanha na Euro-2004, dá um grande respaldo à equipe, que classificou-se antecipadamente, sendo a primeira seleção da Europa a conseguir tal feito.
O grosso do time está no ataque, com o sensacional centroavante do Milan Andriy Shevchenko e o bom Andrei Voronin, do Leverkusen. A base restante é formada por jogadores do Dínamo de Kiev e Shaktar Donetski, equipes de tradição no cenário internacional e que sempre participam da fase final da Uefa Champions League. Um exemplo é o conhecido atacante Andriy Vorobei.
Assim, o ex-jogador e agora técnico Oleg Blokhin leva a seleção a sua primeira Copa do Mundo, marca histórica que na verdade é duvidosa, já que os ucranianos formaram por muito tempo boa parte da base russa nas competições. Que seja, primeiro mundial ou não, a Ucrânia concentra suas esperanças em Shevchenko e, se ele estiver inspirado, pode até conseguir mais do que uma classificação à segunda fase. É no que a esperançosa torcida acredita.

FICHA TÉCNICA
Fundação: 1991
Afiliação à FIFA: 1992
Participações em Mundiais: Nunca participou
Campanha nas Eliminatórias: 1º colocada do Grupo 2 da Zona Européia
Títulos Continentais: Nenhum
Ranking FIFA: 39º
Time-base: Shovkovski, Nesmachny, Fedorov, Tymoshyuk, Yezerski; Rusol, Gusin, Rotan, Shyshcenko (Vorobei); Voronin e Shevchenko
Técnico: Oleg Blokhin
Principal Estrela: Andriy Shevchenko (Milan)
Formação: 4-4-2
Avaliação: ** (Briga para chegar à Segunda Fase)

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha soh sou o first a comentar na Ucrania hahaha....Shevchenko vai surpriender a tds...Se o Brasil enfrentar a Ucrania...Vai ter mto trabalho com o atacante do Milan...FOra q ele eh um dos favoritos a ser o artilheiro da copa.

Anônimo disse...

Eaeeeee Marcelo
Meu Deus heim, qto informação futebolística haha, nao era ciente das participações da ex-Urss ahaa, nao cheguei à associar os países restantes. Mas mto boa a analise viw, curti pra caramba, e mew eu acho q Ucrânia será a maior surpresa da copa, como eu disse pra vc pelo msn, eh um Uruguai com Álvaro Recoba mtooooo mais eficiente e mais consciso neh.
Mas eu aposto na Ucrânia sim, será um dos países Europeus a chegar na semi, creio eu neh.
AHHAhAhaha eh isso aew cara...
Abraço pra vc Marcelo Parabens again pra tu haha!!Flwww

Anônimo disse...

Aew manu, frmz?!?!?!?!
Cara eh um absurdo, muita palhaçada como alguns idolatram esse shev, so falta da a bunda pra ele, hauhaha, mas entao cara, a Ucrania deve i bem, de qualquer maneira, ate as quartas deve chega, talvez, flww cara