quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Davids e van Bommel de volta à Holanda

___________________________________________________________
Henrique Moretti

Na última terça, dia 14, os admiradores de um bom futebol e, especialmente, da Seleção da Holanda, foram presenteados pelo técnico laranja Marco van Basten. O ex-atacante do Milan surpreendeu ao divulgar a pré-lista de convocados da equipe dos Países Baixos para a partida de 1º de Março contra o Equador, em Amsterdã, proclamando as voltas dos experientes Edgar Davids e Mark van Bommel, que não vinham sendo lembrados até então. Convém lembrar que, sendo uma pré-lista, alguns atletas devem ser cortados, sendo os novatos Huntelaar, Hofs, Janssen, Emanuelson e Jaliens favoritos a dar adeus.

As duas (pré)convocações foram mais que merecidas. Edgar Davids, de 32 anos, volante que se destacou no Ajax e na Juventus, passando por outros grandes clubes, como Milan, Internazionale e Barcelona, é um dos grandes responsáveis pela boa campanha do Tottenham Hostspur no Campeonato Inglês. A tradicional equipe de Londres, que há tempos não passava por bons momentos, é hoje o quarto colocado da Premier League, com grandes chances de conseguir vaga para a Uefa Champions League da próxima temporada, tirando-a do poderoso Arsenal.

Davids passou praticamente as Eliminatórias Européias inteiras sem ser lembrado por van Basten, só voltando ao grupo para as duas últimas partidas, contra República Tcheca e Macedônia. Porém, depois desses compromissos não foi chamado para o amistoso contra a Itália, no fim do ano passado, e sua presença na Alemanha novamente virou uma incógnita. Agora, volta para deixar uma última impressão para Basten. E esta será definitiva para suas pretensões de disputar a última Copa do Mundo de sua carreira.

Quanto ao meia Mark van Bommel, sua ausência no Mundial, mesmo não aparentando para o treinador van Basten, seria uma injustiça ainda maior que no caso de Davids. O ex-camisa 6 do PSV se destacou na equipe holandesa, conquistando o tetracampeonato nacional e chegando às semifinais da Champions League 2004/05. Assim, chegou ao Barcelona, um time grande, com uma idade teoricamente elevada, 28 anos, no iníco da atual temporada. Na Catalunha, logo se destacou, jogando inclusive um pouco mais à frente do que estava acostumado. Apesar disso, passou a segunda metade das eliminatórias sem ser lembrado pelo comandante holandês, e só conseguiu nova chance no amistoso contra a Itália (chamado às pressas diante do corte de Boateng, por contusão). Porém, para seu azar, também uma lesão não o deixou participar da partida, o que novamente fez com que ficasse mais longe da Copa. É outro que parece possuir sua última chance de provar que merece ir a maior competição de seleções do mundo.

Mesmo não sendo ainda a lista oficial, que deve sair nos próximos dias, o retorno de Davids e van Bommel à seleção holandesa deve ser comemorado, já que às vésperas do Mundial uma chance oferecida a jogadores desse calibre sempre é bem-vinda. De qualquer forma, a Copa agradece!


Mais Holanda

Outro que retorna à seleção laranja é Roy Makkay, centroavante que sempre pareceu estar nos planos de van Basten para a reserva de Nistelrooy, mas que com o grande jejum de gols pelo qual passou no Bayern de Munique ficou fora de algumas convocações. Deve, sim, ficar com uma vaga.

Por outro lado, a ausência principal da lista de 30 jogadores é a do meia do Hamburgo Rafael van der Vaart, mas ele ainda se recupera de lesão e deve voltar em breve à equipe. Detalhe também para a não-convocação do lateral-direito Jan Kromkamp (à esquerda, como titular contra a Itália), esta surpreendentemente sem explicação. Outro que vive situação semelhante a de Kromkamp é o jovem atacante Ryan Babel, que sempre apareceu como boa opção para o banco de reservas holandês e que desta vez não foi lembrado. Há de se lembrar, nesse contexto, que a concorrência no ataque é muito forte, com nomes como Robben, van Persie, Kuyt e Castelen, além dos já citados Makaay e Nistelrooy.

Em relação a desejada presença de Clarence Seedorf entre os convocados, motivo pelo qual van Basten é constantemente questionado, ela não se concretizou novamente. Seedorf, excelente meio-campista do Milan, já pode se preparar para assistir ao Mundial da Alemanha pela Tv.


Novo Uniforme

Na semana passada foi apresentado também o novo uniforme da Holanda, que será usado na Copa 2006. A nova camisa tem tom retrô e gola pólo, lembrando aquela que assombrou o mundo na Copa de 1974, no famoso Carrossel Holandês que foi vice-campeão daquela competição. Os meiões azuis fogem aos padrões recentes.

A novidade ficou por conta do modelo número 2, num inédito branco com listras vermelhas e azuis em diagonais, fazendo referência às cores da bandeira nacional. A maior crítica ficou por conta do contono mais claro em volta do logotipo do leão no uniforme 1, totalmente equivocado.



PRÉ-LISTA HOLANDESA
Holanda x Equador, 1º de Março

Goleiros
Maarten Stekelenburg (Ajax)
Henk Timmer (AZ Alkmaar)
Edwin van der Sar (Manchester United)

Defensores
Urby Emanuelson (Ajax)
Tim de Cler (AZ Alkmaar)
Kew Jaliens (AZ Alkmaar)
Joris Mathijsen (AZ Alkmaar)
Barry Opdam (AZ Alkmaar)
Giovanni van Bronckhorst (Barcelona)
Ron Vlaar (Feyenoord)
Khalid Boulahrouz (Hamburgo)
Nigel de Jong (Hamburgo)
André Ooijer (PSV Eindhoven)

Meio-campistas
Hedwiges Maduro (Ajax)
Wesley Sneijder (Ajax)
Denny Landzaat (AZ Alkmaar)
Mark van Bommel (Barcelona)
Nicky Hofs (Feyenoord)
Theo Janssen (Vitesse)
George Boateng (Middlesbrough)
Phillip Cocu (PSV Eindhoven)
Edgar Davids (Tottenham Hotspur)

Atacantes
Klaas Jan Huntelaar (Ajax)
Robin van Persie (Arsenal)
Roy Makaay (Bayern Munique)
Arjen Robben (Chelsea)
Romeo Castelen (Feyenoord)
Dirk Kuyt (Feyenoord)
Ruud van Nistelrooy (Manchester United)
Jan Vennegoor of Hesselink (PSV Eindhoven)

Nenhum comentário: